TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARENA ESPORTIVA

Por:   •  4/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

VISITA TECNICA A OBRA DA ARENA ESPORTIVA – MINAS NAUTICO CLUBE 2016

Karolina Resende Oliveira

Faculdade FUMEC, Belo Horizonte, Brasil, Karolinaresende@hotmail.com        

RESUMO: No mes de agosto de 2016, realizou-se uma visita técnica dos alunos da Universidade Fumec do curso de Engenharia de Produção Civil -  Belo Horizonte (BH), a unidade do Minas Náutico Clube, localizada no condominio Alphaville em Nova Lima, organizada pelo professor Anderson, que ministra a disciplina de Fundações. O objetivo da visita foi conhecer em campo uma obra onde haveria exemplos de fundações, assunto que foi tratado em sala de aula. Fomos recebidos pelo Engenhreiro de Obra Daniel junto com o professor, que nos explicou, resumidamente, o que segue.

PALAVRAS-CHAVE: Helice, Terraplanagem, Solos.

1        INTRODUÇÃO

A unidade do Minas Náutico Clube esta passando por uma nova fase de ampliação e modernização, com intenção de oferecer mais opções de exporte e lazer para a região do Alphaville onde esta localizado. Esta expansão esta efetivamente sendo iniciada no inicio desse ano. Esta prevista a construção de um moderno pavilhão de esportes com piscinas cobertas, guardearia para barcos, amplo estacionamento, área administrativa, salão de eventos com vista para lagoa e, ainda, mais estrutura em geral para atender aos sócios.

2        A OBRA

2.1        Sobre

O engenheiro responsável pela obra e o Daniel. A empresa responsável pela obra e a Geofix Engenharia que foi fundada em 1975 e hoje reúne quatro décadas de participação em importantes projetos de engenharia em todo o Brasil e no exterior é a maior empresa de fundações do país (Possui em média 20 maquinas hélice continua - Figura 1), sediada em São Paulo e filial em Belo Horizonte. Como a obra é particular, não há uma urgência na conclusão, por isso, ela foi divida em partes. A empresa responsável pela infra-estrutura e a DMC. O compromisso principal da DMC é com a qualidade aliada à segurança no trabalho e economia nos processos. Este comprometimento é caracterizado pelo planejamento cuidadoso do empreendimento e organização meticulosa da construção, que vai desde a montagem do canteiro de obras, a utilização de mão de obra sempre especializada até à sua conclusão. A empresa Detronic é a responsável pela terraplanagem, que já esta quase concluída, e as contenções que já foram executadas foram feitas em estacas trado mecanizado, ou seja, estacas moldadas in loco por meio da concretagem de um furo executado mecanicamente pela introdução e rotação de trado espiral. Esse tipo de estaca e empregado onde o perfil do subsolo tem característica tais que o furo se mantenha estável sem necessidade de revestimento ou de fluido estabilizante. A profundidade e limitada ao nível do lençol freático. Neste caso com 11 metros de profundidade. Além disso foram realizados estudos do solo para verificar se o mesmo estava apto para suportar tal construção. Ainda sim foram utilizados mais materiais do que o previsto para estabilizar a região onde seria a contenção. O executor que e a empresa Geofix optou por perfurar as contenções direcionadas em trado mas perfuradas com equipamento hélice continua que pesa em torno de 60 toneladas. A estaca hélice contínua é uma estaca de concreto moldada "in loco", executada por meio de trado contínuo e injeção de concreto através da haste central do trado simultaneamente a sua retirada do terreno. Essa maquina foi utilizada na crista de um talude, que não e uma boa região para compactação por isso foi necessário o uso de mais terra que foi retirada do estacionamento (rebaixada da cota 100 para 98,5) para aumento do talude, que assim possibilitaria o uso da maquina no local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (355.3 Kb)   docx (628.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com