TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Agenda 21

Por:   •  16/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

 NOME

Paulo Moise Acres Teixeira

 RA

8206974215

Atividade de Autodesenvolvimento

[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.[pic 3]


  1. Introdução: 

Os recursos naturais tendem a ser finitos e limitados enquanto a “fome” do homem por querer sempre mais não tem fim são ilimitadas gerando degradação e um prazo de validade para o planeta, a  agenda 21 pessoal, virá a ser uma importante ferramenta, a ser utilizada no dia a dia da população. Com a degradação descontrolada e desordenada do meio ambiente, é extremamente necessário que se tenha um manual para seguir no dia a dia.

Essa ferramenta será a peça chave para promover o desenvolvimento sustentável, conciliando desenvolvimento com a preservação ambiental.

  1. Desenvolvimento: 

O homem por natureza tem a tendência de e sempre buscar uma constante evolução, o grande problema dessa busca é que ela é desenfreada com pouco ou sem nenhum limite para degradação do ambiente ao seu redor. Se fosse conciliado essa “vocação transformadora e sobre ela transformar a própria transformação” (Rio+20, 2012), seria perfeito. Transformar o mundo de uma maneira mais limpa, mais pensada, mais responsável ou seja, mais sustentável.

Pode-se considerar que certas atitudes trariam um bem enorme ao nosso ecossistema. Deve-se tomar iniciativas e atitudes individuais e coletivas para a preservação do meio em que vivemos:

2.1- Economize água;

2.2- Economize energia elétrica;

2.3- Recicle o lixo;

2.4- Utilize materiais recicláveis;

2.5- Consuma racionalmente os alimentos;

2.6- Aprenda a reciclar;

2.7- Promova a inclusão social;

2.8- Ensinem os mais jovens;

2.9- Utilizem transportes sem emissão de poluição;

2.10- Conservem a Fauna e a Flora.

  1. Considerações: 

Sabendo que o homem não vai parar de transformar o mundo ao seu redor, a Agenda 21 seria o guia, ou seja, o manual da transformação sustentável do planeta.

Será muito importante saber utilizar as dicas para tornar mais fácil a relação entre a transformação e a preservação do meio ambiente. Não pode-se esquecer de maneira alguma que recursos naturais são escassos e que se precisa muito da biodiversidade e do ecossistema, o consumo racional de alimentos, água e energia, juntamente com a pratica de conservação dos recursos naturais e conscientização, resultará no tão sonhado desenvolvimento sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (106.7 Kb)   docx (336.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com