TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Agricultura Mecanizada

Por:   •  10/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 5

Contexto Histórico que Levou ao Inicio da Mecanização da Agricultura:

Para entender melhor a importância das inovações no meio agrícola é necessário inicialmente analisarmos o contexto histórico que levou ao desenvolvimento da agricultura mecanizada, voltando até meados do século XV.

Com a acumulação de riqueza e capital graças a Revolução Comercial a burguesia Europeia fortalecida com o desenvolvimento de seus negócios, passou a investir tempo e dinheiro no aperfeiçoamento das técnicas de produção, no trabalho de inventores na criação de máquinas e experiências industriais. Esse foi o inicio do que futuramente ficaria conhecido como a Revolução Industrial.

A primeira fase da Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, graças especialmente a grande quantidade de carvão existente em seu território, ao seu gigantesco poderio naval, que possibilitou o comercio dos novos produtos industrializados com diversos países e ao acumulo de capital.

Com o êxodo rural, provocado pelos “enclosures”, o grande numero de indivíduos desempregados e a grande demanda de mão de obra os setores empresariais puderam iniciar o processo de industrialização.

Essa industrialização não se deu apenas nas cidades, com um aumento populacional de cerca de 200 milhões de pessoas, uma demanda cada vez maior por alimentos, e um numero reduzido de trabalhadores no campo, devido ao processo ao processo de urbanização que culminou na migração rural para a cidade a Europa se viu em uma situação critica, pois, necessitava aumentar a produtividade agrícola para suprir a necessidade dos novos trabalhadores.

A agricultura passou a partir de então a sofrer fortes mudanças que vão desde as primeiras colheiteiras movidas a tração animal inventadas na Grã-Betanha e Estados Unidos até as atuais técnicas de manipulação dos genes num organismo realizadas pelas grandes empresas de Engenharia Genética.

EVOLUÇÃO DOS MAQUINARIOS AGRICOLAS

A necessidade de uma maior produtividade impulsionou as grandes impressas a desenvolverem projetos de tratores, colheiteiras, ceifadeiras e segadeiras que substituíram à tração animal completamente na América do Norte antes da Segunda Guerra Mundial, e na Europa pouco depois.

O futuro da mecanização: a integração da agricultura de precisão com sensores e robôs

A safra recorde, linhas de financiamento específicas para o setor rural a redução de trabalhadores na agricultura estimulam as vendas de equipamentos agrícolas de alta tecnologia. São supermáquinas equipadas com o que há de mais moderno, com GPS, piloto automatico e algumas até com frigobar imbutido.

A inovação na area agricola atualmente é a agricultura de precisação que se entende como a ultilização de equipamentos como monitores para colheita, corte de secção de pulverização, monitores para plantio e softwares de gerenciamento agrícola, recentes equipamentos para medição da taxa variável de sólidos, assim como o processo de automatização da produção, onde os meios podem podem trabalhar autonomamente, sem a presença de um operador. Nesse ultimo caso,trata-se, porém, de atuar em um cenário radicalmente diferente do atual: não é apenas necessário dispor de uma determinada tecnologia, mas desenvolver um procedimento mecânico inteiro, com técnicas avançadas de gestão, que comportam custos mais altos em relação à gestão tradicional.

Um exemplo dessa inovação aplicada a agricultura mecanizada é a colheitadeira CR9090 produzida na Europa e que esta chegando ao mercado nacional. Ela é equipada com um motor de 13 litros, o qual possui um novo sistema de controle de emissões e utiliza ureia no processo, garantindo mais força e menos consumo. Sua potência de 530cv tem capacidade suficiente para plataformas de até 45 pés, capaz de suportar cargas de 12.500 litros de grãos e um sistema opti spread™ (controle na cabine de direção e amplitude da distribuição de resíduos nos 45 pés).Com a maior cabine do mercado e com área envidraçada de 5,8m², fica fácil de acompanhar o sistema totalmente automatizado de piloto Intellisteer™ e de controle de carga Intellicruise™.

No conforto da cabine que possui controle automático

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com