TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antropometria: Medidas

Por:   •  26/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Homens e mulheres diferenciam entre si desde o nascimento, os homens nascem mais compridos e pesados, mas ao longo da infância, ambos os sexos apresentam crescimento semelhante. A maior diferença vem na puberdade onde as mulheres se desenvolvem entre os 11 e 13 anos, ficando mais altas e pesadas que os homens, mas quando os meninos atingem essa fase entre 13 e 15 anos, eles recuperam rapidamente o posto de mais altos. Após essa fase ambos já apresentam grandes diferenças, os homens com a cabeça, pés, mãos, tórax e ombros significantemente, maiores enquanto as mulheres não, elas possuem tórax e ombros menores e arredondados, além disso a diferença na estatura adulta de um homem para uma mulher varia entre 6% a 11%.

  1. As mudanças Interindividuais ocorrem ao longo da vida de diferentes maneiras, como exemplo podemos comparar um recém-nascido e uma pessoa adulta, a diferença da estrutura, a proporcionalidade entre os membros são completamente diferentes. Assim como podemos comprar um adulto e um idoso, na questão de força e agilidade.

  1. Diversos estudos antropométricos, realizados durante várias décadas, comprovam a influência da etnia nas variações das medidas antropométricas. As variações extremas são encontradas na África, onde encontramos os povos de maiores (sudanês) e menores (pigmeus) estaturas. Os pigmeus são 62% mais baixos que os sudaneses.
  1. De acordo com a Pesquisa de Sheldon, existem 3 características dominantes, sendo elas a ectomorfo, a mesomorfo, e a endomorfo. Resumidamente, o ectomorfo possui um tipo físico mais alongado, com pouco musculo e gordura. Já o mesomorfo possui um tipo físico, mas musculoso, com pouca gordura subcutânea. Temos também o Endomorfo, que possui um tipo físico mais arredondado, com grandes depósitos de gordura.
  1. As variações seculares ocorrem por diversos motivos, alguns deles são a melhoria da alimentação, saneamento, abolição do trabalho infantil, adoção de hábitos mais saudáveis e práticas esportivas. Isso ocorreu sobretudo nos últimos 200 anos, com a crescente urbanização e industrialização, tivemos uma melhoria nas condições de vida.
  1. A grande vantagem na padronização das medidas internacionais é a comercialização de roupas de diferentes países. Isso facilita tanto aos produtores, que podem produzir de maneira mais assertiva, tanto para os consumidores, que ficaram satisfeitos em comprar com mais garantias que o produto irá atender suas necessidades.
  • Definição de objetivos: Definir onde e para quê serão utilizadas as metidas antropométricas.
  • Definição das Medidas: Descrição dos pontos do corpo, entre os quais serão tiradas as medidas
  • Escolha dos métodos: Escolha entre o método direto e indireto, e quais os instrumentos serão usados na medição
  • Seleção da Amostra: Selecionar uma amostra que represente bem o universo em que a os resultados serão aplicados
  • Medições: Além das medições, inclui também a elaboração de um roteiro e uma formulário padrão para anotação das medidas
  • Planejamento do experimento: definir as variáveis, a precisão desejada, tamanho da amostra e os procedimentos a serem adotados
  • Analise estatística: Construção do histograma e do polígono de frequência, Cálculo da média e do desvio-padrão, para a análise do experimento.
  1. Essas medidas padrões podem ser aplicadas em situações que não exige uma precisão exata, ou seja que exista um intervalo de confiança de no mínimo 4%, pois pela comparação das medidas amostrais brasileiras com as tabelas da Alemanha e dos EUA, os brasileiros são 4% menores.
  1. A grande vantagem da antropometria dinâmica e funcional é a construção de um posto de trabalho ideal, que leva em consideração toda a movimentação utilizada pelo trabalhador em uma determinada tarefa, fazendo com que o projeto se aproxime o máximo possível das condições reais de operação.
  1. Os modelos são usados para ajudar os projetistas de produtos ou posto de trabalhos. São muito úteis para testar certos aspectos críticos, como o posicionamento dos controles em postos de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com