TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Fundamentalista da Empresa Raia Drogasil

Por:   •  20/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.428 Palavras (14 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 14

PRO3362 - Engenharia Econômica e Finanças

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Departamento de Engenharia de Produção

Análise Fundamentalista da Empresa Raia Drogasil

Análise Financeira e Competitiva da Empresa

Docente

Reinaldo Pacheco da Costa

David Allan de Franca - 10771198

Ellen Lima de Assis - 11258885

Luciana Monsynhatti Lima - 11259117

São Paulo

2021

SUMÁRIO

1. Introdução 2

2. Sobre a empresa 3

3. Análise do Ambiente Competitivo 4

3.1. Principais metas e políticas da empresa 4

3.2. Análise SWOT (pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças) 4

3.3. Estratégias genéricas da Raia Drogasil 6

3.4. Competências competitivas essenciais da Raia Drogasil 6

4. Análise Financeira 7

5. Análise de 2021 9

6. Conclusão 10

7. Referências 10

1. Introdução

Aplicando os conhecimentos adquiridos ao decorrer do curso, como a capacidade de construir e analisar fluxos de caixa de projetos e de empreendimentos, além da elaboração e análise de projetos de investimentos (comércio, indústria e serviços), será elaborado neste trabalho análises do ambiente financeiro da empresa escolhida, que faz parte de um dos principais segmentos varejistas do Brasil. A Raia Drogasil, criada após a fusão da Drogasil S.A. com a Raia S.A no final de 2011.

Esse mercado tem apresentado números crescentes, sendo de grande importância no país. De acordo com a Raia Drogasil (2015), o crescimento médio anual do mercado entre 2007 e 2013 foi de 16,2% e as perspectivas estavam muito positivas, estimando-se um crescimento acima de dois dígitos nos próximos anos [1]. Números que serão analisados ao decorrer do relatório, com mais informações sobre a grande Empresa.

Apresentando também suas metas e políticas, utilizando o método SWOT, levantando seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, e o ambiente competitivo que pode influenciar em seu rendimento e resultados. Além de analisar o quanto a pandemia influenciou em seus números, positivamente (pela alta que teve da necessidade de seus produtos) ou negativamente.

2. Sobre a empresa

A Raia Drogasil é uma empresa varejista do setor farmacêutico, atuante em todo o território nacional. É uma empresa de capital aberto, em que a maior parte de seus investidores são pessoas físicas, embora as maiores posições acionárias sejam ocupadas por investidores institucionais [2]. Segundo o ranking publicado pela Sociedade Brasileira de

Varejo e Consumo (SBVC), a Raia Drogasil é a oitava maior empresa brasileira, sendo a primeira no setor de Drogaria e Perfumaria. Seu valor de mercado é de cerca de 42 bilhões de reais, seu faturamento é da ordem de 21 bilhões de reais, e há cerca de 18 mil funcionários na companhia, portanto é considerada uma empresa de grande porte [3].

A empresa atua apenas no setor de Drogaria e Perfumaria, segundo classificação do SBVC. A consolidação desta gigante do mercado foi permeada por uma série de fusões e aquisições que levaram a companhia à sua configuração atual, que é formada essencialmente pela fusão entre a Drogasil e a Raia, ocorrida em 2011, fundando a RD. Além destas duas redes de lojas, a empresa também adquiriu a Onofre, hoje atuante apenas no mercado digital. A Raia Drogasil também possui o Univers, um programa de benefícios em medicamentos, a 4bio, um laboratório de medicamentos especiais, e a Stix, uma plataforma de acúmulo e resgate de pontos de fidelidade. Além disso, as redes de lojas possuem algumas marcas próprias, como a Needs, a Triss, a Nutrigood e a CareTech, todas voltadas para o mercado de saúde e cosméticos.

Dentro do segmento de Drogarias, seus principais concorrentes são a Drogaria São Paulo e as Farmácias Pague Menos, cujos faturamentos são superiores a 7 bilhões de reais. Já considerando as empresas mais voltadas ao setor de Perfumaria, a Natura & Co e o Grupo Boticário são as maiores concorrências, sendo empresas também de grande porte, com faturamento na ordem de 20 e 15 bilhões de reais, respectivamente [3]. Segundo dados da própria Raia Drogasil, o seu market share vem crescendo desde 2017, e atualmente possui uma participação de 13,8% do mercado [4].

A rede de drogarias Raia Drogasil conta com uma estrutura de vendas multicanal, ou seja, permite aos clientes de cada marca a realização das compras nas lojas, na internet, por telefone ou por meio de aplicativos, e por isso ela consegue ampliar suas possibilidades de relacionamento e conexão com o cliente, que é um dos focos da empresa, além de gerar uma expansão das suas vendas e aumento do alcance da companhia. Em relação aos seus papéis negociados na bolsa de valores, temos no dia 23 de dezembro de 2011, em seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com