TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise dos Padrões de Precipitação e Gestão de Recursos Hídricos no Brasil

Por:   •  8/8/2023  •  Relatório de pesquisa  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI

ENGENHARIA CIVIL

Débora Martins

Manuela dos Santos

Maria Eduarda Fabian

Análise dos Padrões de Precipitação e Gestão de Recursos Hídricos no Brasil

Itajaí, Santa Catarina

2023

Débora Martins

Manuela dos Santos

Maria Eduarda Fabian

Análise dos Padrões de Precipitação e Gestão de Recursos Hídricos no Brasil

Um estudo baseado em dados retirados do portal HidroWeb

 Prof.ª Adelita Ramaiana Bennemann Graneman

Itajaí, Santa Catarina

2023

Introdução

O presente relatório visa analisar dados referentes aos recursos hídricos do Brasil, utilizando informações coletadas no Portal HidroWeb, uma ferramenta integrante do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH). A importância de estudar esses dados está na compreensão das variações e características dos recursos hídricos do país, de modo a contribuir para uma gestão eficiente e sustentável desses recursos.

Para a análise, foram selecionados os dados da coluna B (nível de consistência) que apresentavam o número 2, pois estes têm maior probabilidade de serem corretos ou de já terem sido corrigidos. A fim de verificar a qualidade e confiabilidade dos dados, realizou-se a conferência das somatórias do total das chuvas e comparou-se com o total fornecido pela própria planilha. Durante essa verificação, foi identificado que alguns dados estavam faltantes ou possuíam somatória incorreta.

Considerando um intervalo de tempo de 15 anos, foram selecionados dados do período entre 01/01/1979 e 01/01/1993. A escolha deste intervalo baseou-se na menor quantidade de falhas identificadas entre os dias e na presença dos valores máximos registrados. Dessa forma, espera-se que a análise desses dados proporcione uma visão mais precisa e abrangente dos recursos hídricos no Brasil ao longo desse período.

Ao longo deste relatório, serão apresentados os métodos utilizados para a coleta e análise dos dados, bem como os principais resultados e conclusões obtidas. Espera-se que este estudo possa contribuir para a melhoria das políticas públicas relacionadas à gestão dos recursos hídricos, bem como para o avanço do conhecimento científico na área.

Verificação dos totais

Durante a análise dos dados presentes no relatório, realizou-se uma verificação das somatórias na "coluna F" a fim de garantir a precisão e integridade das informações. No entanto, foi identificado que alguns dados estavam faltantes ou apresentavam somatórias incorretas. As células destacadas em amarelo indicam as datas para as quais não havia informações suficientes para efetuar a somatória.

Dado o interesse específico nas informações contidas entre a "coluna N" (Chuva01) e a "coluna AR" (Chuva31), que correspondem aos registros diários de precipitação ao longo do mês, procedeu-se à soma dos valores em cada linha referente a cada mês e ano. Através dessa verificação, constatou-se que nem todos os dados apresentavam somatórias corretas, o que evidencia a necessidade de uma revisão cuidadosa dessas informações antes de prosseguir com a análise.

Neste contexto, o presente relatório enfatiza a importância de garantir a qualidade e confiabilidade dos dados utilizados em estudos relacionados aos recursos hídricos. As inconsistências encontradas nas somatórias reforçam a necessidade de se adotar estratégias de verificação e validação de dados, de modo a garantir que as análises e conclusões derivadas destes sejam consistentes e embasadas em informações precisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (309 Kb)   docx (694.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com