TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão Panorâmica da Administração de Recursos Humanos no Brasil

Por:   •  10/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 4

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

Escola de Gestão e Negócios

Professor: Nelson Anibal Lesme Orué

Turma: C01

Estudo de Caso 1

Goiânia, 19 de Fevereiro de 2018.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

Alunos:

Bruno Sousa Santos

Julia Pessoa Castro

Estudo de Caso 1

Por meio da leitura do texto ''Visão Panorâmica da Administração de Recursos Humanos no Brasil '', fundamentamos as respostas do estudo de caso 1, da disciplina de Administração de Recursos Humanos.

Goiânia, 19 de fevereiro de 2018.

1. Considera que, a nova Lei do Trabalho e, suas novas formas de contratação podem amenizar o chamado desemprego tecnológico e também melhorar as condições de trabalho e remuneração dos que estão hoje empregados? – Como a área especializada de recursos humanos pode contribuir nesse sentido?

A questão é que, não depende exclusivamente da Lei, ou das novas formas de contratação para a amenização do problema. Tudo é muito relativo quando se fala em desemprego tecnológico, pois, com o avanço constante da tecnologia, tudo pode acontecer, e isso não nos dá a garantia de estabilidade. É considerável certas melhorias para pessoas que já estejam empregadas, caso já tenham uma formação adequada, e possuam conhecimentos específicos para que possam mantê-los na área, no entanto, ainda assim é imprevisível.

Podemos basear no conceito de Peter Durcker, no qual, o mesmo acreditava que se tratassem os funcionários ativamente como várias empresas dizem tratar, como por exemplo, motivando-os, recompensando-os, atendendo-os e lhes trazendo satisfação, provavelmente, obteriam um melhor retorno, uma melhor produtividade e rendimento, e assim, haveria equilíbrio entre patrão e empregado, não havendo a necessidade de recorrer a substituição da mão de obra humana. É necessário que as empresas modifiquem a sua filosofia motivacional, a visão contábil que pessoas são despesas e máquinas ativos, suas estruturas hierárquicas e burocráticas e seus modos de gerenciar pessoas como se fossem coisas.

1. Levando em consideração que o negociado vale mais que o legislado, em vários direitos antes inegociáveis, qual a importância de uma negociação direta das condições de trabalho e sistemas de recompensas e qual seria o impacto na motivação e a produtividade?

Por meio desta nova mudança, tudo tende a ficar mais claro em alguns aspectos, pois, ao haver negociação entre o patrão e o empregado, ambos chegarão ao um comum acordo diante de cada situação, e o que antes era baseado nas leis de 1940, passarão a ser disseminadas por essa parte da legislação flexibilizada, fazendo com que empresas e empregados caminhem para uma nova fase no desenvolvimento das relações trabalhistas, caracterizada pela negociação direta e pragmática para resolução dos conflitos de trabalho.

Os processos de recompensar as pessoas constituem os elementos fundamentais para o incentivo e motivação dos funcionários da organização, tendo em vista de um lado os objetivos organizacionais a serem alcançados e, de outro lado os objetivos individuais a serem satisfeitos.

Se por um lado a recompensa visa incentivar as contribuições das pessoas aos objetivos e à lucratividade da organização, por outro lado, as recompensas afetam os custos laborais. Por isso, é importante compreender os aspectos básicos do desenho e administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com