TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aplicação do estudo de sequenciamento para reduzir o tempo de espera

Por:   •  14/12/2017  •  Artigo  •  2.882 Palavras (12 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 12

Aplicação do estudo de sequenciamento para reduzir o tempo de espera em uma empresa no município de Marabá – PA

Lucas Fialho Alves (UEPA) lucas.fialhoalves@gmail.com

Murilo Lima Santos (UEPA) murilolima015@gmail.com

Resumo

        O artigo apresenta um estudo de caso realizado em uma empresa na cidade de Marabá, localizada no sudeste do Pará, que teve o intuito de utilizar as ferramentas de sequenciamento e emissão de ordens da produção para identificar a melhor regra de sequenciamento a ser aplicada na empresa em questão, bem como reduzir o tempo de espera no processo da produção. O empreendimento trabalha principalmente com a produção de salgados, possui o quadro operacional de 08 funcionários que trabalham em um regime de 08 horas por dia, através da análise de sequenciamento da produção foi possível identificar a melhor alternativa de sequenciamento das ordens de produção, reduzindo o lead time e o tempo médio de espera proporcionando um melhor atendimento ao cliente. Concluiu-se que os resultados obtidos foram satisfatórios, pois apenas com a alocação de recursos a organização pode aumentar a satisfação do cliente e ter um ganho na produtividade.

Palavras chave: Sequenciamento da Produção; Emissão de Ordens; Salgados.

  1. Introdução

         A relação homem-máquina surgiu com o advento da Revolução Industrial, característica essa que trouxe mudanças ao cenário produtivo a partir de então, e à medida que o mercado vinha se tornando mais competitivo houve uma exigência dos sujeitos responsáveis por gerenciar essa relação de possuir conhecimento que garanta sempre uma maior produtividade. O engenheiro americano Frederick Taylor (1856-1915) foi um dos primeiros pensadores a disseminar a concepção e a seleção da melhor organização das atividades, com o objetivo de reduzir o tempo de produção para o mercado, garantir maior qualidade e padronização, e ainda a facilidade e economia de meios na fase de industrialização e de produção.

        Atualmente o aumento da produtividade aliado à qualidade do produto e redução do tempo de espera deve ser entendido como fatores cruciais dentro de uma empresa que deseja obter sucesso dentro de um cenário competitivo. Essa característica do mercado impulsiona a realização do estudo de sequenciamento e emissão de ordens da produção para busca da otimização dos serviços oferecidos. Segundo a Forbes Negócios, no Brasil a alimentação fora do lar representa 33% dos gastos com alimentos e bebidas e levou todo setor de food service a movimentar por volta de R$ 300 bilhões ao final de 2015. É evidente que o setor alimentício é uma das maiores áreas em crescimento do país, o setor representa cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB), conforme dados da ABIA (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação, 2012).

        Logo, a procura por minimização, controle, redução do tempo de produção e a melhor alocação de recursos é essencial para qualquer empreendimento, a aplicação descrita por meio deste artigo sucedeu-se em um estabelecimento do ramo, uma empresa do ramo de salgados  na cidade de Marabá, no sudeste do estado do Pará. A opção de análise deste processo se deu devido ao aquecimento econômico do mercado de salgados mesmo com a recessão em que vive o país.

        As organizações na maioria das vezes têm dificuldades em sequenciar a produção e alocar melhor os recursos de forma a ter um menor tempo de espera pelos clientes. Mediante a isso o objetivo da aplicação do estudo de sequenciamento e emissão de ordens da produção é buscar a melhor alternativa de sequenciamento para a linha de produção da empresa X, alocando os recursos de forma a reduzir o tempo de espera e melhorar o atendimento.

  1. Referencial Teórico

2.1 Sequenciamento e emissão de ordens

        A principal função do sequenciamento é adequar o programa de produção aos recursos que serão utilizados, dentre os recursos estão: bens, matéria-prima, homens e as instalações do local de trabalho. As informações necessárias para a execução do Plano Mestre de Produção devem estar bem determinadas para que o sequenciamento e a emissão de ordens sejam feito de maneira clara e objetiva, dessa forma deve-se ter informações como o tamanho do lote, a data de inicio e conclusão das atividades e assim pode-se estabelecer a sequência e local onde as atividades serão executadas, logo após, é possível fazer a emissão e liberação programa de produção.

        Segundo Correa (2006), o sequenciamento e controle da produção se tornam importante justamente pelo fato de atuar na parte estratégica da administração da produção, e apresenta assim como benefícios um aumento da eficácia quando a empresa atende a demanda do mercado conforme o esperado. A partir do momento em que o programa de produção é emitido e liberado, o então passará pela etapa de acompanhamento da produção, que é a ultima fase dentro das funções do PCP.

        O programa de Produção apresenta uma divisão de três grupos relacionados de maneira hierárquica, os três grupos são: A gestão dos estoques, o sequenciamento das ordens e a emissão e liberação das ordens.

        A função da administração dos estoques é planejar e controlar o estoque, dessa forma definindo, o tamanho de lotes, os modelos de reposição e o estoque de segurança. Logo depois que a forma de gestão do estoque é fixada, acaba sendo geradas as necessidades de compra, fabricação e montagens de itens para conseguir corresponder ao PMP.

As ordens de compra vãs para o setor de carregado das compras, fora da esfera do PCP. As necessidades de fabricação e montagem devem ser observadas de acordo com as limitações de capacidade.          

2.2 Sequenciamento e emissão de ordens nos processos repetitivos em lote 

        A principal característica é a produção de um volume médio de itens padronizados em lotes, em que o lote segue uma serie de operações em que é necessário programar a partir do momento em que outras operações anteriores sejam terminadas, além disso, são bastante flexíveis, e os equipamentos utilizados geralmente são menos especializados. Segundo Tubino (2000), o emprego de operadores polivalentes ou multifuncionais favorece a flexibilidade do sistema produtivo, além de aumentar o compromisso com os objetivos globais, pelo exercício de várias funções no ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (398.3 Kb)   docx (315.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com