TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aplicação e processamento metálico

Por:   •  7/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        CONCLUSÃO        6

4        REFERÊNCIAS        7



  1. INTRODUÇÃO

As ligas metálicas surgiram na Idade do Bronze (2000 - 1000 a. C), considerada a base da metalurgia, onde a finalidade principal era a construção de ferramentas e armas, posteriormente na Idade do Ferro (1000 – 1 a. C) esta liga foi substituída consideravelmente pelas ligas de ferro, mas com o mesmo objetivo de utilização. (SHACKELFORD, 2008).

Essas ligas são classificadas de acordo com sua composição, são elas: as ligas ferrosas, onde o ferro é o principal constituinte (aços e ferros fundidos) e as ligas não ferrosas, que não possuem ferro em sua constituição (ligas de cobre, alumínio, magnésio, titânio, entre outros). (MAIA, 2007).

Os aços são classificados em baixa liga (baixo, médio e alto teor de carbono) e alta liga (inoxidáveis). São utilizados em fabricação de pregos, tubos, estruturas, chassis, molas, virabrequins, ferramentas, engrenagens. Os ferros fundidos possuem teores de carbono acima de 2,14% e são classificados como ferro fundido cinzento, nodular ou dúctil, branco, maleável e vermicular. São aplicados na produção de corpos de bombas, engrenagens, componentes automotivos.

As ligas de cobre mais comuns é o latão e o bronze, são utilizados em radiadores, trocadores de calor, componentes de munição. As ligas de alumínio são empregadas em latas de bebidas, carcaças de ônibus, peças de estrutura de aeronaves, blocos de motor. As ligas de magnésio são usadas em equipamentos de áudio e vídeo, televisores, telefones celulares, rodas automotivas. As ligas de titânio são muito resistentes e devido a isso são utilizadas na produção de fuselagens de aviões e carcaças de motores de foguetes, indústria naval. (CALLISTER, 2014).

Este trabalho tem a finalidade de mostrar a variedade de ligas metálicas existentes e a importância de sua escolha para determinada utilização na engenharia e processos de produção, muitas vezes esta opção é realizada através de ensaios comparativos.


  1. DESENVOLVIMENTO

ESTUDO COMPARATIVO DA RESISTÊNCIA AO DESGASTE ABRASIVO DO REVESTIMENTO DE TRÊS LIGAS METALICAS UTILIZADAS NA INDÚSTRIA, APLICADAS POR SOLDAGEM COM ARAMES TUBULARES

Com os altos custos de manutenção em empresas no setor de mineração e sucroalcooleiro devido ao desgaste de peças e equipamentos, surge a necessidade de buscar soluções para diminuir estas despesas, afinal com esta degradação, a linha de produção pode ser interrompida com frequência e uma busca de alternativa foi o estudo de três ligas metálicas em arames tubulares através do processo de revestimento, sendo elas:

  1. Liga de ferro, cromo, nióbio, boro e carbono (Fe-Cr-Nb-B-C)
  2. Liga de ferro, cromo e carbono (Fe-Cr-C)
  3. Liga de ferro, cromo, nióbio e carbono (Fe-Cr-Nb-C)

As peças ou partes dos maquinários que são suscetíveis a deterioração foram revestidas com estas ligas através do processo de soldagem com arame tubular, devido suas vantagens em relação a outros métodos (maior rendimento), seguindo os critérios da tabela abaixo:

[pic 9]

Tabela 1 – Parâmetros de soldagem para produção das placas revestidas.

Fonte: Melo; Marques (2009)

Em seguida com o teste de abrasão, alguns resultados foram adquiridos, onde o gráfico a seguir melhor indica a performance de cada liga, indicando que a liga A (Fe-Cr-Nb-B-C), obteve melhor desempenho quanto a resistência ao desgaste abrasivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (70.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com