TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Apresentação De Autoclaves Hospitalares Hibridos

Por:   •  23/11/2023  •  Artigo  •  5.578 Palavras (23 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 23

APRESENTAÇÃO DE AUTOCLAVES HOSPITALARES HIBRIDOS

Gustavo José Nedel – UFRGS – Curso de Engenharia Clínica gustavojosenedel@gmail.com

O presente artigo trata da apresentação de uma nova modalidade de equipamento a ser proposto em ambientes assistenciais de saúde – clínicas e hospitais, principalmente. Este artigo apresenta os diversos aspectos técnicos e legais para atendimento de demandas na área da saúde ao emprego de equipamentos do tipo autoclave e mais pormenorizadamente o equipamento denominado internacionalmente autoclave hibrido, uma nova opção de emprego na área da saúde.

1. Introdução

Este trabalho apresenta um novo tipo de equipamento destinado à redução bacteriológica de resíduos produzidos em ambientes na área da saúde - clínicas e hospitais, tanto de origem animal quanto humana. Ainda, este material propõem uma análise das normas vigentes, e que regulamentam as atividades de mitigação de riscos biológicos possíveis de serem produzidos e espalhados nos locais de armazenagem.

A produção de resíduos no ambiente da saúde é dividida em cinco grupos - modalidades:

Grupo A – Resíduos com a possível presença de agentes microbiológicos infectantes que, pela sua composição, podem apresentar risco à vida a quem esteja exposto ao mesmo. Exemplos: peças anatômicas, dentes, sangue, secreções, etc.

Grupo B – Resíduos contendo substâncias químicas, podendo colocar em risco a saúde humana ou meio ambiente, a partir de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.

Grupo C – Qualquer tipo de material envolvendo atividade humana que contenham radionuclídeos (material radioativo) em quantidade superior aos limites de isenção especificados nas normas do Conselho Nacionalde Energia Nuclear – CNEN e para os quais a reutilização é imprópria ou não prevista.

Grupo D – Resíduos que não apresentam riscos biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser comparada aos resíduos domésticos.

Grupo E – Materiais perfurocortantes ou escarificantes, como agulhas e lâminas de corte.

Para cada tipo de resíduo anteriormente classificado deve haver uma destinação adequada em conformidade as normas oficiais de RSS – Resíduos Sólidos da Saúde.

Etapas do “Ciclo de vida “ dos resíduos infectantes:

Início: Geração dos resíduos.

Segregação do resíduo segundo o tipo de material produzido. Transporte interno na unidade de saúde.

Armazenagem temporária dos resíduos em locais separados conforme o material. Redução bacteriológica com o emprego de autoclave Celitron.

Segunda segregação, resíduos já descaracterizado aguardando liberação biológica. Transporte externo dos resíduos (MTR)

Fim:        Armazenagem dos resíduos em aterro sanitário do tipo I.

Descrição do equipamento apresentado como Autoclave Hibrido para mitigação de resíduos na área da saúde.

O autoclave proposto para análise para esta aplicação trata-se do aparelho denominado ISS-AC575 de fabricação pela empresa húngara Celitron. O código ISS refere-se a Integrated Shreder and Sterilized (Triturador e Esterilizador Integrado). Este equipamento é concebido de forma a promover a descaracterização biológica de resíduos infectantes gerados na área da saúde das classes A e E, exclusivamente. Este equipamento produz a redução no volume de resíduos em cerca de 80% da sua condição inicial.

[pic 1]

Imagem 1 – Resíduo a ser processado

A empresa Celitron comercializa três modelos de equipamentos destinados à redução bacteriológica de resíduos potencialmente infectantes produzidos em unidades de saúde, são eles:

ISS 25L – Equipamento destinado a pequenas clínicas e unidades de hemodiálise, com capacidade de processamento de 4 Toneladas/mês de resíduos.

[pic 2]

Imagem 2 – ISS Celitron 25L Site do Fabricante - Celitron

[pic 3]

Imagem 3 – Resíduo após processamento

ISS AC575 Premium – Equipamento destinado a unidades de saúde de médio porte. Este aparelho é capaz de processar até 10 Toneladas/mês de resíduos.

[pic 4]

Imagem 4 – ISS Celitron 575 Site do Fabricante - Celitron

Operador do Autoclave Celitron, devidamente equipado para operar o equipamento.

[pic 5]

Imagem 5 – Operador do equipamento Autoclave Site do Fabricante – Celitron

[pic 6]

Imagem 6 – Impressão das etapas do ciclo processado Site do Fabricante – Celitron

ISS 500 – Equipamento destinado a trabalhar em unidades de saúde de grande porte. Este aparelho conta com carregamento e descarregamento automatizado do material processado. Possui capacidade de processar até 30 Toneladas/mês.

[pic 7]

Imagem 7 - ISS Celitron 500 Site do Fabricante – Celitron

[pic 8]

Imagem 8 – Tabela de equipamentos comercializados.

Site do Fabricante - Celitron

O volume de material a ser processado nos autoclaves Celitron depende principalmente da densidade dos resíduos a serem processados, motivo este a ser cuidadosamente avaliado ao analisar o catálogo do fabricante e contatar o representante da empresa para um estudo do material na unidade de saúde.

Etapas do ciclo de operação do equipamento ISS AC 575 Celitron:

Entrada manual (despejo) dos resíduos no interior do equipamento – vaso de pressão. O processo de carga é realizado através da colocação dos resíduos, devidamente acondicionados e previamente identificados por código de cores e simbologia específica caracterizada pelo logotipo de material infectante.

Posteriormente, o operador da máquina fecha manualmente a porta externa do equipamento e pressiona o botão de início de ciclo.

A partir deste momento o equipamento passa a executar sub rotinas programadas que desenvolvem as etapas de trituração, esterilização, vácuo, pressurização com vapor húmido, secagem e despejo do resíduo resultante AMORIM (2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.8 Kb)   pdf (541.3 Kb)   docx (338.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com