TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Autodesenvolvimento

Por:   •  2/6/2015  •  Artigo  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

Anhanguera Educacional Jaraguá do sul

Acadêmico:

Curso: Engenharia Mecânica – 3º semestre

Disciplina: Direito e Legislação

Professor: Roger Santos

Atividade de Autodesenvolvimento

Aula Tema 02: Teoria Geral do Estado

  • Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.

Para a melhor escolha de sistema de governo deve-se sempre pensar naquilo que o país precisa. Hoje vivemos num mundo globalizado, de fácil acesso a informações, uma crise econômica pode estourar de uma hora para outra, portanto, precisamos de um governo forte e de decisões rápidas.

Hoje, no presidencialismo, temos grandes poderes na mão de uma única pessoa, o Presidente, sendo que esses poderes não estão bem delimitados, a exemplo das medidas provisórias, muitas vezes mau utilizadas, que valem como decreto de lei, sem consulta do legislativo. A câmara de Deputados tem representatividade comprometida em relação aos estados brasileiros, onde o peso de voto tem representação diferente, dependendo do estado, com isso temos a democracia comprometida, pois, perante a lei, somos todos iguais, então, o peso do meu voto não pode ser maior e nem menor que em outro estado.

Acredito que o sistema parlamentarista, hoje, seria a melhor opção. Mas, independentemente do sistema adotado, deveria se fazer uma reforma geral na constituição. Com o parlamentarismo teríamos melhor reação política à opinião pública que dependendo do caso pode-se até ter a dissolução do governo e fazer uma nova eleição. Há uma melhor distribuição de poder, pois não fica na mão de uma única pessoa. Diminui o risco de termos um governo ditador. Não teríamos tantos partidos políticos como temos hoje, então haveria menor gastos. Com o poder de dissolução política há a possibilidade de ter menos corrupção. Seria um grande impacto político e econômico para o país, acho que de forma positiva. A maioria dos países de 1º mundo tem como sistema de governo o parlamentarismo, exceto, os EUA. Se o país está em crise pode-se fazer a troca de governo, rapidamente, convocando novas eleições. Já no presidencialismo se o governo esta ruim, continua ruim até o término do mandato do presidente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com