TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Automação Residencial Usando O Dispositivo

Por:   •  15/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 6

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL USANDO O DISPOSITIVO SONOFF MINI R2 E DWF - WIFI

OBJETIVO

O projeto de automação residencial tem como principal fator a instalação residencial automatizada na qual é a integração entre as instalações e a  capacidade de executar funções e comandos mediante instruções programáveis. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é a automação que tem a capacidade de gerenciar dispositivos conectados à rede elétrica.


1 INTRODUÇÃO 

Observa-se, na atual conjuntura mundial, novas tecnologias em automação residencial e predial na qual vem se tornando cada vez mais parte do cotidiano das pessoas a fim de promover soluções que facilitem o dia a dia das pessoas.

        De acordo com MURATI (2016), ‘'domótica" refere-se à automatização e controle de residências por meio do uso de equipamentos que possuem capacidade de interação entre si, permitindo-lhes seguir instruções de programas previamente definidos pelo usuário. Dessa forma, essa tecnologia proporciona maior qualidade de vida, reduz o esforço doméstico, aumenta a segurança, bem-estar e racionaliza o consumo de energia. Além disso, sua evolução contínua permite a incorporação de novas aplicações que atendem aos interesses do usuário.

         Nesse sentido, à medida que as tecnologias avançam, a sociedade tem se voltado cada vez mais para questões sobre como consumir energia elétrica de maneira eficiente e racional. Segundo Petry (2010) destacaram que conscientizar-se sobre o consumo energético é essencial para criar uma cultura sustentável, que promova a preservação do meio ambiente e a redução dos custos relacionados à energia elétrica.

        Nesse contexto, é evidente que a tecnologia passou a ser uma importante aliada para os seres humanos, não apenas em relação ao conforto pessoal, mas também na gestão de energia elétrica. Dessa maneira, este trabalho apresentará o desenvolvimento de um sistema de automação que tem a capacidade de gerenciar dispositivos conectados à rede elétrica. Esses equipamentos são conectados à internet, permitindo que seus dados sejam acessados e controlados de qualquer lugar, a qualquer momento.

2 DESCRIÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo a automação elétrica, proposto no projeto que nortearão a execução de ligar/desligar uma lâmpada, neste caso serão utilizados o controlador por wi-fi Sonoff mini R2 e o sensor Sonoff DW2 - WIFI.

2.1 Domótica

        O conceito de domótica surge da combinação da palavra latina domus, que denota a moradia, com a terminologia robótica, que se refere à aplicação de controle automático por meio de robôs, mas que pode ser equiparado a um processo de automatização do ambiente. Ao unir estes dois termos, caracteriza-se o procedimento automático para a residência ou domicílio. Além do vocábulo domótica, há outros termos que são facilmente relacionados ao tema, e que abrange melhor a definição em si, tais como Automação Residencial (Home Automation) e Casas Inteligentes (Smart Houses).

        Os sistemas domóticos podem ser controlados de vários dispositivos, como smartphones, tablets, computadores, controles remotos específicos, entre outros, e geralmente possuem interface fácil e intuitiva para o usuário, ou seja, o uso de sensores e dispositivos inteligentes, os sistemas domóticos também são capazes de automatizar tarefas, como acionar as luzes de acordo com a presença de pessoas em um ambiente, regular a temperatura de acordo com a temperatura externa e interna, dentre outras funções que tornam a rotina mais prática e confortável. Além disso, os sistemas domóticos podem ser integrados a sistemas de energia renovável, como painéis solares e geradores eólicos, proporcionando uma gestão mais eficiente e economia de energia.

Para tal, inúmeros dispositivos podem ser utilizados, e basicamente se agrupam em três classes:

a) Sensores: utilizados para sentir ou monitorar o ambiente.

b) Atuadores: utilizados para agir, atuar sobre ou modificar o ambiente.

c) Controladores: dispositivos ou circuitos responsáveis por receber as informações dos sensores e/ou usuários, e decidir em função de condições pré-programadas como os atuadores devem interagir com o ambiente em si.

2.2 Sensores

        De forma simplificada, os sensores mais comuns para uso domótico são sensores para aplicações com luminosidade, temperatura e presença. Podemos dividir em diferentes tipos de sensores, como:

  • Sensores de presença: responsáveis por identificar a presença de alguém ou alguma coisa,em algum lugar ou região.
  • Sensores de luminosidade: responsáveis pelo monitoramento e/ou controle da luz
  • Sensores de tensão elétrica: responsáveis por medir a tensão elétrica da rede, ou de uma parte de um circuito.
  • sensores de temperatura: responsáveis por monitoramento e controle, proporcionar conforto térmico do ambiente

 

2.2.1 Sensores de presença magnética

Sensores de presença por chave magnética: os sensores do tipo chave magnética são dispositivos de baixo custo comumente utilizados no controle da abertura de portas e/ou janelas. São utilizados em conjunto com um elemento magnético (ímã) o qual, quando aproximado, fecha um contato elétrico devido sua ação de campo magnético; e, quando afastado, não mantém o contato aberto.

A Figura 1(a) ilustra o par sensor e imã comercial (Sonoff DW2); e, em (b), um exemplo de instalação/aplicação em uma porta e janela.

[pic 1]

Figura 1(a) e (b) - Sensor Sonoff DW2 (imagem adaptada)

O Sonoff DW2 usa tecnologia sem fio 433MHz para se comunicar com outros dispositivos compatíveis. Ele também possui um recurso de notificação de bateria fraca que avisa quando é hora de substituir a bateria (CR2450). Além disso, é compatível com a plataforma  do Sonoff e pode ser facilmente integrado a outros dispositivos Sonoff para criar um sistema de automatização de casa inteligente.

2.3 Controladores por WIFI

2.3.1  Applicativo eWeLink

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (388.5 Kb)   docx (476.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com