TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Caracterização da empresa e seu ambiente

Por:   •  9/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

FACULDADE SANTO AGOSTINHO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

EDSON SAMPAIO ROSA JUNIOR

RELATORIO DE ESTAGIO

TERESINA, PI

2017


 EDSON SAMPAIO ROSA JUNIOR[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

        

RELATORIO DE ESTAGIO

Trabalho como parte integrante da 3ª avaliação da disciplina Estagio Obrigatório do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil da Faculdade Santo Agostinho.

Orientador(a): Ismeraldo P. de Oliveira

Teresina – PI

2017


  1. INTRODUÇÃO

Este relatório tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pelo estudante Edson Sampaio Rosa Junior, no período do estagio obrigatório para a conclusão do curso de Engenharia Civil. O estagio foi realizado em duas etapas, a primária foi no estudo de plantas e orçamentos de uma passarela no parque da cidadania, porém a obra foi embargada, na segunda etapa o engenheiro responsável destinou a realização de orçamento de uma casa unifamiliar localizada no Terras Alphaville, até o momento foi feito, o orçamento e inicio das obras, e um acompanhamento das obras de fundação.

O propósito da atividade de estagio supervisionado é inserir o estudante no ambiente de trabalho, visando o aprendizagem e o conhecimento de competências próprias da atividade profissional, podendo aplicar na pratica o que foi aprendido em sala de aula, aliando assim a teoria com a pratica profissional. É uma experiência essencial ao graduando de qualquer área de atuação para a formação de valores para o mercado de trabalho.

  1. Caracterização da empresa e seu ambiente

A Construtora Renata LTDA possui o escritório situado na rua Rio Grande do Sul, 728 bairro Piçarra, Teresina-Pi, tem como objetivo principal a elaboração e execução de projetos de engenharia civil e a execução de obras.

  1. Definição do problema e/ou oportunidade

  1. Objetivo

O propósito da atividade de estagio supervisionado é inserir o estudante no ambiente de trabalho, visando o aprendizado de competências próprias da atividade profissional, assimilando a teoria na prática. Atividades como acompanhamento dos colaboradores no canteiro de obra, marcação do gabarito, análise de projetos estrutural, acompanhamento nas amarrações das ferragens, concretagem, fundações e outros, fazem com que o aluno venha assimilar os conhecimentos adquiridos em sala de aula com o que está acompanhando no estágio.

  1. Justificativa

[pic 8]

  1. Sapata Corrida

A sapata corrida é empregada para receber as ações verticais de paredes, muros ou elementos alongados que transmitem carregamento uniformemente distribuído em uma direção. O dimensionamento é semelhante ao de uma laje armada em uma direção. Devido receber as ações distribuídas a verificação da punção em sapatas corridas não se faz necessário. Este tipo de fundação geralmente é executado com concreto ciclópico.

[pic 9]

  1. Sapata Associada ou combinada

Quando se fala em sapata associada podemos compreender como uma sapata comum a vários pilares que não possuem o mesmo alinhamento quando visto em planta.  São utilizadas quando não é possível a utilização de sapatas isoladas para cada pilar, devido ao espaço muito próximo entre si, podendo haver uma superposição de suas bases ou um bulbo de pressões. Em casos como este se faz necessário empregar a utilização de apenas uma sapata para receber as cargas de dois ou mais pilares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (143.6 Kb)   docx (58.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com