TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Compostagem

Por:   •  30/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 4

Compostagem – No projeto inicial do aterro a coleta seria seletiva, mas como o resíduo nunca foi coletado seletivamente em Uberaba, o pátio permaneceu desativado. Ano passado o pátio se tornou um eco ponto de pneus. Em 2016 em parceria com uma empresa privada todo pneu de Uberaba é triturado e usado na construção civil.

Pátio resíduo de construção civil - Resíduos vindo dos eco pontos são estocados por tempo indeterminado,  e depois utilizados para a cobertura dos resíduos e pavimentação de vias de acesso. Resíduos depositados nesse pátio são apenas de classe A da construção civil, que são só resíduos inertes. Madeira não pode receber por ser reciclável. Acomodam também resíduos da poda e capina da cidade.

Divisa dos Aterros – Aterro controlado e Sanitário. O Aterro sanitário possui todo sistema de segurança, com sistema de drenagem de chorume e de bio gás. A o monitoramento geológico geotécnico é feito mensalmente. O sistema de impermeabilização começa com 5 metros de profundidade e é considerado antigo, sendo um serviço de terraplanagem, onde são feitas quatro camadas de argila compactada e entre essas camadas é usado um produto chamado semi 30 (usado em asfaltos) para selar e impermeabilizar o fundo a base do aterro.

5 metros de profundidade com 80 centímetros de impermeabilização depois entra o sistema de espinha de peixe na base do aterro. Depois de 5 em 5 metros entra também o sistema nos pês de talude, pluvial e chorume. Após é feito o plantio de grama definitivo, assim não provocando erosão e facilitando o escoamento de agua pluvial. Todo sistema de drenagem é interligado com o sistema vertical que é o de bio gas e o dreno de chorume quando encontra as chaminés na vertical libera o bio gas para atmosfera, o bio gas não é aproveitado, pois não é economicamente viável, atualmente é apenas feito a queima, onde o metano e o gás sulfídrico são convertidos em co2.

5 em 5 metros espinha de peixe, tubos de pvc todos perfurados de 250mm e envolvidos por pedras que servem como filtro para partículas solidas não adentarem no cano e também para proteção quanto a quebra. Os drenos da vertical são feitos com manilhas de concreto envolvidas com pedras, tubo de 400mm. A tubulação dos pes de talude são de 100mm.

O aterro foi projetado em 4 celulas, duas são acopladas uma na outra. Atualmente esta se trabalhando na terceira, e já esta ocorrendo à escavação da quarta célula, futuramente elas iram se acoplar e virar um apenas um maciço somente. Começou com 5 metros de profundidade e vão chegar a 35m. Atualmente estamos com 20m, mas como a gente não tem área para manobra de caminhão para trabalhar então primeiramente ira se acoplar todas as células nessa altura de 20 metros e depois ira subir mais 15 metros, após finalizara a vida útil do aterro.

O monitoramento de maciço do aterro é feito por topografia, com marcos fixos fora do aterro com pontos georeferenciados e tem pontos em determinados locais do aterro, para saber a movimentação do maciço, se esta abaixando ou subindo.

Costas das Rampas de lixo – Realiza-se a analise de compactação, é colocado em torno de 700 quilos de lixo por metro cubico (índice de adensamento), ideal acima de 600 quilos. Quanto mais resíduo você colocar numa mesma proporção de área, aumenta a vida útil do aterro e melhora sua compactação. A maquina passa em torno de 8 vezes no mesmo local, adensando o resíduo, com movimentos de vai e vem. O resíduo chega com caminhão, onde é descarregado em forma de pilha, a maquina vem com a lamina esparramando o resíduo e passando por cima. Quando é atingido os 5 metro de altura entra-se com a fase de cobertura e abertura de uma nova frente de trabalho. A frente de trabalho é pequena para maior eficiência no adensamento e também quanto menos resíduo descoberto melhor. A cobertura é diária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com