TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Compostagem

Por:   •  2/5/2019  •  Seminário  •  2.374 Palavras (10 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 10

4. QUESTÕES

1. Por que a composteira C1 gerou 7,0 litros de efluente líquido nas primeiras 22horasapósainstalaçãodascomposteirasem03demarço, enquanto as outras quatro composteiras geraram volume de efluente líquido igual ou inferior a 0,20 litros?

Possivelmente isso se deu devido ao fato de que, de um total de 68,3 kg de substrato, a composteira C1 possuía aproximadamente 26 kg alface, repolho, couve e tomate, que são resíduos com alta porcentagem de água em sua constituição. Possivelmente, tais resíduos já estavam em estágio inicial de decomposição, e ao serem colocados em um sistema como o da composteira, tiveram seu processo acelerado. Com o processo de decomposição, uma grande quantidade de água deve ter sido liberada desses resíduos, que não foi absorvida possivelmente devido a uma quantidade menor do que o necessário de material responsável por equilibrar a umidade, como folhas e serragem. A composteira C1 possuía esterco e serragem, mas a quantidade dessas substâncias não foi suficiente. Devido a isto, já no dia 04/03, foi adicionado 14 litros de serragem para equilibrar o teor de umidade da composteira.

2. Por que até o décimo dia de monitoramento a composteira C4 apresentou valores de temperatura regularmente inferiores aos valores das demais composteiras?

Inicialmente, foi considerado que houve um erro de digitação e que a composteira à qual a pergunta se referiu, é a composteira 5, pois está se encaixa na descrição, onde se tem uma temperatura regularmente inferior a das demais composteiras. Isso aconteceu, por conta das quantidades de substratos inseridos na composteira, que foram 45 % de esterco (industrial e de galinha), 20 % de folhas verdes, 15 % de folhas claras, 10% de tubérculos, 5 % de serragem e 5 % de frutos. Nestas quantidades descritas, vemos que não foi respeitada a relação de carbono e nitrogênio ótima, necessária para que ocorresse a compostagem em boas condições. Causando uma insuficiência na nutrição dos microrganismos, dessa forma, eles não tinham energia suficiente para o processo de decomposição, não conseguindo fazer sua população crescer e consequentemente, não alcançando a temperatura esperada. Este foi sendo corrigido com a adição de serragem à composteira na revira, onde na primeira foram adicionados 14 litros de serragem e na seguinte foram adicionados 21 litros, com isso, aumentando a disponibilidade de carbono e reduzindo a umidade da composteira.

3. Entre os eventos 12 e 13 do gráfico todas as composteiras apresentaram o mesmo comportamento de temperatura. Explique.

No evento 12, ocorrido no dia 16/03, todos os gráficos apresentam um pico de temperatura, voltando aos parâmetros normais no dia 19/03, evento 13. Isso pode ser explicado como efeito da revira, que faz a aeração do material e facilita a oxidação do material em decomposição, além de ser um momento para eventuais correções de umidade, que ocorreram neste caso com as composteiras C3 e C5, com a adição de serragem nas mesmas.

4. Faça uma análise comparativa do impacto na temperatura das composteiras decorrente das reviras realizadas nos dias 07 de março, 14 de março, 21 de março e 28 de março.

As duas primeiras reviras, nos dias 07 e 14 de março, surtiram efeito positivo na temperatura das composteiras, elevando-a para a faixa dos 40°C nos dois dias seguintes, efeito provável da aeração promovida pela revira. As reviras dos dias 21 e 28 de março não surtem o mesmo efeito, indicando que outros parâmetros estavam desequilibrados, e não foram corrigidos.

5. Explique o comportamento da temperatura dascomposteirasdoevento 25 ao evento 31 (gráfico), período em que não houve revira (exceto composteira 2).

As temperaturas caíram sistematicamente, reduzindo para menos de 30°C, no caso das composteiras 3 - 5. Além da provável compactação - consequência da falta de revira nota-se, também, que não houve correção de umidade nesse período, por parte de nenhum grupo.

6. Explique o comportamento da temperatura da composteira 2 entre os eventos25e31(gráfico),mesmosofrendoreviraecorreçãodeumidade no dia 03 abr (evento 26).

Logo antes da revira, na manhã do dia 03/04, a composteira C2 estava com uma temperatura na faixa dos 35°C. Após a revira que ocorreu na tarde do mesmo dia, a temperatura chegou a 38°C, caindo para a faixa de 33°C no dia seguinte. Nos próximos dias, a temperatura caiu lentamente, se estabilizando na faixa de 30°C no dia 07/04 (evento 30), e mantendo-se assim até o fim do acompanhamento. Isso possivelmente ocorreu pois, mesmo com a revira e o incremento de oxigênio, a composteira já estava entrando em fase de maturação.

7. Efetuar análise comparativa das curvas de temperatura das composteiras C1 e C5 explicando convergências e contrastes no processo de transformação do substrato.

Ao analisar a curva de temperatura das composteira C1 e C5 é possível perceber a composteira C5 atinge temperaturas inferiores a da C1, porém mantém um mesmo padrão. Ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com