TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Presente Estágio Curricular Obrigatório II do Curso de Pedagogia foi Desenvolvido na Escola Estadual Salgado Filho.

Por:   •  11/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.135 Palavras (9 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

O presente estágio curricular obrigatório II do curso de pedagogia foi desenvolvido na Escola Estadual Salgado Filho.

O estágio é um momento de suma importância para o desenvolvimento do acadêmico, pois é neste momento que vamos poder desenvolver o conteúdo teórico já estudado em sala, além de ser uma nova forma de aprendermos com os professores e alunos com os quais trabalharemos.

Convém neste periodo de aprendizado que estejamos abertos para todas a s experiências que irão se apresentar e cabe a cada estagiário estar atento para saber filtrar o melhor de cada situação vivenciada. Esta etapa nos proporciona um momento de troca de conhecimento, como estagiários vamos com a proposta de levar nosso conhecimento e somos presenteados com mais saber dos mestres e dos alunos que diriamnete nos deixam uma lição nova.

1.Caracterização da Instituição

A realização deste segundo estágio curricular obrigatório se desenvolveu na Escola Estadual de Ensino Funfamental Salgado Filho, situada na esquina entre a Avenida Assis Brasil e a Rua Marechal Cezimbra Jaques em Alegrete/RS.

A escola esta hoje sob a direção da professora...e completam seu quadro funcional mais nove funcionários entre esses quatro são serviços gerais, sendo que dois desses com delimitação de função, os outros dividem-se entre administrativos e merendeira. Além de dezoito professores, que realizam e seguem o plano pedagogico escolar, divididos em três turnos de aulas. Pela manhã a escola comporta os alunos de 6° a 9° ano, a tarde os de 1° a 5° e a noite trabalha com o EJA. Distribuidos nos três turnos a escola conta com um total de 139 alunos, sendo destes a maioria estão entre o 1° e o 5° ano. A escola deseenvolve com os alunos diversos projetos pedagogicos em turno inverso a aula como por exemplo:

- Escola Responsável (meio ambiente, separação do lixo);

- Ciranda da Leitura - Para estimular a leitura(1° a 5° ano);

- Brincando com os números.

Além destes projetos a escola também desenvolve reforço escolar para alunos com mais dificuldade nas matérias, também em turno inverso as aulas.

Em estrutra física a escola conta com salas de aula bem equipadas inclusive com ar condicionado, classes e cadeiras em boas condições de uso, quadra de esportes e equipamentos para jogos, biblioteca, sala de informática, cozinha, refeitório, sala dos professores, sala da administração, sala de video. Como é um escola de esquina com ruas bem movimentadas a tem muros em todo seu entorno para segurança das crianças que na hora do intervalo, entrada e saída são monitorados pelos professores responsáveis pelo cuidado do pátio, pois a escola não tem monitores. Apesar de ter poucos alunos e fisicamente ser uma escola pequena, faz um grande trabalho, pois conta com alunos bem educados e de bom manejo, tem sim suas dificuladades como em todas as escolas como problemas coma lunos rebedes, falta de pessoal e outros. mas costuma ser bem organizada e receptiva a todos que acolhe.

2. Rotina Observada

Os alunos entram em sala as 13:30 horas, após a chegada de todos é feita por eles e a professora uma oração. Essa oração é independente da religião que as crianças tenham, pois segundo a professora não esta ligada a nenhuma religião e sim a um pedido de uma boa e produtiva tarde de aula. Essa rotina foi adotada pela professora e bem aceita pelos alunos e pais.

Primeiro dia de observação:

Após a oração a professora escreve a data no quadro e o tema da aula. Os alunos copiam e a seguir ela começa as atividades da aula com eles.

Neste primeiro dia a professora leu uma lenda sobre os povos indigenas, após a leitura ela desenhou as armas dos indios as quais estavam na lenda sobre o índio e explicou para que servia cada uma delas. As crianças foram então chamadas para a merenda e logo a seguir foram para o intervalo. Quando voltaram do intervalo a professora prosseguiu a aula com a formação de palavras. A professora escreveu no quadro a letra "F" e as formações com as vogais. Após a explicação  foram feitas atividades de formação de várias palavras com a letra F. As crianças levam deveres para casa. Saída as 17:30.

Segundo dia de observação:

No segundo dia de observação após a rotina diária de oração e data no quadro a professora começa a aula com a correção dos deveres que as crianças levaram para casa. Neste momento ela chama um a um em sua mesa para correção individual. Porém são muitos os alunos que não trazem os deveres prontos e os deveres acabam sendo feitos em aula, o que sai fora do plano de aula elaborado pela professora. Depois de concluidos os deveres a professora inicia a aula do dia que tem o tema da semana que é o Índio. Foi dado aos alunos um desenho de um índio para cobrir os pontinhos e colorir. Os alunos foram para merenda e recreio simultaneamente. Na volta forem feitos trabalhos de matemática, com contas que a professora escreveu no quadro para que todos copiassem e resolvessem após foram todos corrigidos no quadro.

Nesse segundo dia de observação as crianças receberam a visita de uma dentista que falou com eles sobre higiene bucal e os males de comer doces todos os dias. Essa visita será mensal para acompanhamento das crianças. Saída das crianças as 17:30.

Terceiro dia de observação:

Após a oração e a data posta no quadro a professora dá inicio a aula do dia.

Na quarta-feira é dia da Ciranda da Leitura - Cada criança escolhe um livro de estória para ler, após a leitura os alunos comentam sobre o que cada um leu, todos participam e conversam sobre as diversas leituras.

As crianças são chamadas para merenda e após o intervalo.

Na volta à sala, eles assistema a um vídeo "Os Guardiões". Nas quartas-feira a saída é mais cedo pois os professores tem reunião. Saída as 16:30.

Quarto dia de Observação:

Os alunos entram na sala e fazem a oração diária. Na sequência eles recebem a visita de um representante da corsan que veio fazer uma palestra sobre saneamento básico, conversou com as crianças sobre cuidados coma água e respondeu a perguntas. Depois foi passado um filme referente ao assunto tratado. Todos ouviram e assistiram com atenção. Após a palestra as crianças foram para a merenda e após para o intervalo.

Após o retorno para a sala de aula foi feito uma revisão do conteúdo dado a té o momento para a aplicação da provinha Brasil. Saída as 17:30.

Quinto dia de Observação:

Os alunos fazem a oração e copiam a data do quadro. Logo a professora explica que não haverá a provinha Brasil como ela havia falado e que eles terão aula normalmente.

A aula começa com atividades de formação de palavras a partir da sílaba dada, os alunos copiam a matéria do quadro e fazem as atividades com a ajuda da professora. Eles são chamados para a merenda e logo a seguir vão para o intervalo. Na sequência da volta a aula a professora volta ao quadro com mais atividades só que desta vez de matemática, explica a matéria e os alunos começam a fazer as atividades, a correção é feita no quadro pela professora. As crianças se despedem as 17:30.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com