TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES (ETE)

Por:   •  26/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.088 Palavras (9 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

ENGENHARIA ELÉTRICA 9º MÓDULO

ALESS. DA S. G. (2959184402)

ILLLD REMO DE OLARIA (21725854)

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES (ETE)

 Maio 2021

ALESS. DA S. G. (2959184402)

ILLLD REMO DE OLARIA (21725854)

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES (ETE)

Trabalho de Estação de tratamento de efluentes apresentado como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Sociedade Brasileira e Cidadania; Administração e Economia para Engenheiros; Legislação, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente e Engenharia, Ciência e Tecnologia.[pic 2]

Orientador: Professores

  • Arterior Ruano Tornado;
  • Ramon Mooca Verdente;
  • Stefano Frione Fogasa.

Maio 2021

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO        5

3.        REUNIÃO DE APONTAMENTO        7

4.        TOMADA DE AÇÃO        7

5.        CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        10

INTRODUÇÃO

Os recursos hídricos são de extrema necessidade para a sobrevivência dos seres terrestres, são necessários ao desenvolvimento das atividades humanas, seja na aplicação diária de necessidade individual, na produção de alimentos de primeira necessidade e nas mais variadas atividades industriais, a redução da sua disponibilidade ou degradação da sua qualidade afeta diretamente a sobrevivência animal e vegetal. Neste sentido, é imprescindível atentar-se à qualidade da água antes e após seu uso, de forma a evitar o aporte de poluentes ao meio ambiente.  Para reter a poluição, são empregadas várias técnicas de tratamento de efluentes gerados em todas as atividades, as técnicas podem variar em função da qualidade a ser alcançada, tipo de efluente, entre outros. Em se tratando de efluente ou esgoto sanitário, é aplicado o processo em estações de tratamento de esgoto (ETEs).

O tratamento biológico é a forma mais eficiente de remoção da matéria orgânica dos esgotos. O próprio esgoto contém grande variedade de bactérias e protozoários para compor as culturas microbiais mistas que processam os poluentes orgânicos. O uso desse processo requer o controle da vazão, a recirculação dos microrganismos decantados, o fornecimento de oxigênio e outros fatores. Os fatores que mais afetam o crescimento das culturas são a temperatura, a disponibilidade de nutrientes, o fornecimento de oxigênio, o pH, a presença de elementos tóxicos e a insolação. Havendo oxigênio livre (dissolvido), são as bactérias aeróbias que promovem a decomposição. Na ausência do oxigênio, a decomposição se dá pela ação das bactérias anaeróbias. A decomposição aeróbia diferencia-se da anaeróbia pelo seu tempo de processamento e pelos produtos resultantes. Em condições naturais, a decomposição aeróbia necessita três vezes menos tempo que a anaeróbia e dela resultam gás carbônico, água, nitratos e sulfatos, substâncias inofensivas e úteis à vida vegetal. O resultado da decomposição anaeróbia é a geração de gases como o sulfídrico, metano, nitrogênio, amoníaco e outros, geralmente, gases malcheirosos. A decomposição do esgoto é um processo que demanda vários dias, iniciando-se com uma contagem elevada de DBO, que vai decrescendo e atinge seu valor mínimo ao completar-se a estabilização. A determinação da DBO é importante para indicar o teor de matéria orgânica biodegradável e definir o grau de poluição que o esgoto pode causar ou a quantidade de oxigênio necessária para submeter o esgoto a um tratamento aeróbio. SAAE – Serviço autônomo de Água e Esgoto - Aracruz, junho de 2006 - https://www.saaeara.com.br/arquivos/outros/Tratamento_de_Esgoto.pdf

“De acordo com MATOS et.al.(FENASAN 2017), a expansão dos serviços de coleta e tratamento de esgoto doméstico tende a promover incremento na geração do lodo de esgoto. O aproveitamento agrícola do lodo, além de representar uma forma de destinação final, possibilita a reciclagem dos nutrientes presentes neste subproduto.

O aproveitamento agrícola do lodo apresenta diversos efeitos benéficos. Dentre os benefícios relacionados à melhoria na qualidade do solo, a maior parte está associada à adição de matéria orgânica, podendo-se mencionar: aumento na superfície específica da fração sólida, estruturação e estabilização dos agregados, retenção de água, melhoria da consistência, aumento na fertilidade, alteração favorável no pH, neutralização de elementos químicos tóxicos, adição de micronutrientes e melhoria na biota do solo (MATOS, 2014). Outras vantagens associadas à essa prática são: maior parcelamento da adubação, evitando-se perdas e atendendo às necessidades das plantas nas diferentes etapas de desenvolvimento da cultura; e economia de insumos, com consequente economia de recursos financeiros (BASTOS, 2003). Porém, alguns riscos associados ao uso agrícola do lodo têm sido reportados, principalmente devido ao conteúdo de metais pesados, ao aspecto sanitário, à estabilidade, ao conteúdo de nitrogênio e à interação do lodo com o meio ambiente (ANDREOLI; VON SPERLING; FERNANDES, 2014).

Portanto, frente aos benefícios que o tratamento produz e em relação à necessidade desse bem que precisa estar à disposição para as devidas utilidades, concluímos a importância dos investimentos para a recuperação da água. Não podemos fazer uso sem haver a preocupação de garantir a disponibilidade desse recurso natural que ainda é disponível no Brasil, mas com risco sérios quanto à sua qualidade para a sobrevivência.

DESENVOLVIMENTO

Várias são as situações que podem ocorrer frente ao desenvolvimento do trabalho de coleta e tratamento de efluentes, portanto, é preciso haver acompanhamento, fiscalização, procedimentos e prevenção. A fiscalização inicia pela população e a própria equipe de trabalho que acompanha e realiza toda atividade e frente às falhas são eles os primeiros a tomarem ação de denúncia aos órgãos responsáveis, em seguida é de responsabilidade da câmara de vereadores, órgão ambientais e ministério público, investigar e tomar ação para as correções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (121.8 Kb)   docx (41.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com