TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia de Engenharia

Por:   •  15/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 6

1 – Em que sentido se pode dizer que a escassez está presente tanto nos países "ricos" como nos países "pobres"?

 Isso se deve em razão de a economia considerar o problema como de escassez relativa, uma vez que os bens e serviços são escassos em relação aos desejo dos indivíduos.

2 - Quais são os três fatores produtivos tradicionais?

o capital (usualmente representado por K), o trabalho (L) e os recursos naturais ou terra (T)

3 - Os bens de capital satisfazem diretamente as necessidades humanas?

 Não. Somente os bens de consumo. Os bens de capital são para produção de outros bens.

4 - Elabore uma lista com os 3 últimos produtos (serviços) que você comprou. Quais de suas necessidades esses produtos (serviços) satisfazem? (Classifique-as utilizando a escala de Maslow).

Base, um produto pra pele, que satisfaz uma necessidade secundária de estima, ligada a minha autoestima, também comprei lanches, sendo uma necessidade primaria fisiológica e comprei um pacote de aulas que se encaixa numa necessidade secundária de auto-realização.

5 - Uma grande cadeia de supermercados possui um armazém central que distribui mercadorias a suas lojas espalhadas em várias cidades. O serviço pode ser realizado com uma combinação de caminhões (com seus respectivos motoristas) e empregados responsáveis por preparar as mercadorias a serem enviadas. Um maior número de empregados reduz o tempo de uso dos caminhões.  A tabela abaixo apresenta diferentes combinações que permitem produzir o serviço em sua rota padrão e satisfazendo seu quadro de necessidades:

Combinação

nº de caminhões

nº de empregados

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

100

90

81

74

68

63

59

56

54

53

  1. Se a empresa estiver usando 40 caminhões e 100 empregados, quantos empregados pode dispensar e ainda manter o nível de serviço, se ela adquirir um caminhão adicional?
  2. Como explica a Teoria Microeconômica essa “compensação” mostrada em (a)?
  3. Se o custo adicional anual resultante da operação de outro caminhão é R$ 450.000,00 e se os empregados custam anualmente R$ 12.000,00 cada, a empresa deverá adquirir o 41º caminhão?
  4. Qual a combinação de caminhões e empregados que a empresa deverá usar para minimizar os seus custos?
  5. Como pode utilizar as informações apresentadas acima para explicar a Lei dos Rendimentos Decrescentes?

6 - Leia a notícia abaixo e responda às questões relacionadas:

China terá séria escassez de recursos minerais até 2020

A China está com escassez de 25 tipos de recursos minerais, incluindo 11 que são cruciais para a economia local, segundo o ministro das Terras e Recursos Naturais, Xu Shaoshi, informa a agência de notícias Xinhua. O país enfrentará uma séria escassez de recursos minerais até 2020, uma vez que consome quantias crescentes para promover sua industrialização, urbanização e modernização agrícola, citou o ministro, em entrevista para marcar o Dia da Terra. A previsão se baseia em pesquisas de reservas recuperáveis de 45 tipos dos principais minerais, afirmou Xu, acrescentando que a China terá de elevar acentuadamente a importação de minerais cuja oferta está escassa para acompanhar a demanda nos próximos 10 a 20 anos. Nos últimos 15 anos, a China apresentou crescimento de dois dígitos no consumo de recursos minerais. Mais da metade do petróleo do país, minério de ferro, alumínio e cobre são importados, de acordo com o ministro. "O consumo (de recursos minerais) do país tem crescido mais rápido do que a produção, enquanto a expansão da produção ultrapassou a de exploração. Isso explica parcialmente a razão pela qual há escassez", disse Xu. No ano passado, o governo aprovou um plano de 10 anos para a exploração no país. "Nós deveríamos também estudar como conservar e utilizar de forma completa os recursos minerais", citou. As autoridades locais tentam estabelecer um sistema de gestão de recursos que inclui avaliação de indicadores de quantidade, qualidade e ambientais. As informações são da Dow Jones.

G1.com.br - 22/04/2012 11h54

7 - Relacione a notícia com o problema da escassez e os impactos gerados nos problemas econômicos fundamentais (o que, quanto, como e para quem produzir).

8 - O que o sistema econômico chinês, caracterizado como “socialismo de mercado” ou “capitalismo de estado” gera de influências nos problemas econômicos fundamentais (o que, quanto, como e para quem produzir).

9 - A curva de possibilidades de produção (CPP) busca analisar o que? Dada a CPP, aponte a alternativa errada e justifique as afirmações verdadeiras e falsa.

[pic 1]

a. A economia não pode atingir B, com os recursos de que dispõe.

b. O custo de oportunidade de passar de C para D e zero.

c. O custo de oportunidade de aumentar a produção de X em 5 unidades, a partir do ponto E, é

igual a 2 unidades de Y.

d. Nos pontos C e D, a economia apresenta recursos produtivos desempregados.

e. Os pontos A e E podem ser produzidos com os recursos de que dispõe.

f. Somente as alternativas a, b e d estão corretas.

10 – Descreva alguns trade offs enfrentados nas seguintes situações:

  1. Uma família decidindo se compra um carro novo.

Trade-off entre comprar um carro novo ou viajar no fim do ano

b) O presidente de uma empresa decidindo se abre uma nova fábrica.

Trade-off entre abrir uma nova fábrica ou investir nas que já existem

c) Um recém-formado decidindo se faz pós-graduação.

Trade off entre fazer a pós-graduação ou começar a trabalhar

11 – Você está tentando decidir se tira férias ou não. A maioria dos custos se mede em dólares, mas os benefícios são psicológicos. Como se pode comparar os benefícios com os custos?

É necessário fazer um comparativo entre o valor que podemos gastar nessas férias, com o valor real do gasto que ela vai gerar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (85.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com