TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental

Por:   •  23/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

ESCOLA DE ENGENHARIA

ENGENHARIA CIVIL/AMBIENTAL

GEOTECNIA I – A01/1

Gabriela

Isabella

Maiara Bruna C. Nascimento

RELATÓRIO 01

AMOSTRAS DE SOLO – PREPARAÇÃO PARA ENSAIOS DE COMPACTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO (NBR 6457)

GOIÂNIA

2018

Maiara Bruna C. Nascimento

RELATÓRIO 01

AMOSTRAS DE SOLO – PREPARAÇÃO PARA ENSAIOS DE COMPACTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO (NBR 6457)

Trabalho apresentado à disciplina de Geotecnia I como requisito para nota parcial de N1.

Docente: Rodrigo Martinez Castro

GOIÂNIA

2018

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        MATERIAL E MÉTODOS        5

3.        RESULTADOS E DISCUSSÕES        5

4.        CONCLUSÃO        5

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        5

  1. INTRODUÇÃO

A sondagem do solo para a construção civil é de grande importância, tendo em vista que o mesmo da sustentação ao peso, além de determinar características fundamentais do projeto, como a escolha do tipo de fundação a ser feito.

A caracterização e classificação do solo têm por objetivo prever seus comportamentos, mecânico e hidráulico em obras, seja de engenharia, mineração ou meio ambiente.

Segundo Pastore e Fontes (1998),

As descrições realizadas em cortes ou exposições dos solos, por escavações e em sondagens, aliadas aos ensaios expeditos e de laboratório, permitem elaborar de forma bastante complexa, mapas e seções apresentando os grupos de solos classificados quanto à gênese e ao comportamento geotécnico esperado.

Sendo assim, fica nítida a necessidade de conhecer o comportamento esperado do solo ao receber esforços. Esse conhecimento é possível através da obtenção de  características como: granulometria, curva de compactação, permeabilidade, resistência ao cisalhamento.

A ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas – é responsável por estabelecer normas para padronização de serviços e produtos, em diversas áreas e estudos. Dessa forma, é possível garantir que diferentes pessoas, ao realizar o mesmo ensaio, alcancem resultados dentro do esperado. No estudo dos solos voltado para a engenharia civil é indispensável o conhecimento de normas como NBR 9604, 6457, 6508, 6459, 7180, 7181, 7182 e 9895, onde estão prescritos métodos que vão da retirada das amostras aos seus ensaios.

O ensaio de amostragem do solo (NBR 6457) tem por finalidade preparar o solo para ensaios de compactação e caracterização, como análise granulométrica, determinação dos limites de liquidez e plasticidade, massa específica e teor de umidade (ABNT, 1986).

        Esse tipo de experimento tenta sistematizar o processo de amostras a fim de minimizar os erros de amostragem devido a grande diferença entre partículas da mesma região (LIMEIRA 2015). O instrumento que facilita a separação do solo e chamado de Quarteador do tipo Johnes ou de minério, ao qual e constituído por canais (Rifles), localizado em suas duas laterais mais uma caixa de alimentação, que abrange toda sua largura para receber a amostra e separa-la nas quantidades necessárias, mantendo as características do conjunto de onde foi retirada (CAROLINA 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com