TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Eletrônica digital

Por:   •  21/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

ELETRÔNICA DIGITAL

ALUNO:

RA:

SÉRIE

Alessandro Martins

1299135951

6º Semestre

Anderson Vianez Gonçalves

8085872721

7º Semestre

Edson Rodrigo Rodrigues

4200061869

7º Semestre

Erick Jonathan Luiz

9902012977

7º Semestre

Gabriel Pereira Bom

9902005033

7º Semestre

RELATÓRIO: TIPOS DE MÉMORIAS

Professor: João Paulo Bazo

Santa Bárbara d’Oeste – SP

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

Memória RAM        4

Memória ROM        5

Memória EPROM        6

Memória EEPROM        7

Memória Flash        8

CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10


INTRODUÇÃO

        As memórias são componentes responsáveis pelo armazenamento de dados e instruções em forma de sinais digitais nos computadores. Para que o processador possa executar as suas tarefas, ele procura na memória todas as informações necessárias ao processamento, este assunto tem muito a ver com a disciplina de eletrônica digital e muito útil para o dia-a-dia do profissional que atua na área de automação industrial que ingressa no mercado de trabalho na área destinada à programação e desenvolvimento de novos controladores programáveis.

Memória RAM

        Memória RAM sigla para Random Access Memory (memória de acesso aleatório), ela permite que possamos fazer alterações e leituras, mais quando cortamos a alimentação de energia perdemos os dados que estavam nela, isso porque ela é uma memória volátil. É um tipo de memória essencial para o computador, sendo usada para guardar dados e instruções de um programa, mais que deve ser utilizada em conjunto com um sistema de memória em massa, um disco rígido, CD-ROM, DVD, Pen-Drives).

Memória ROM

        Memória ROM sigla para Read Only Memory (memória somente de leitura), é uma memória somente de leitura, onde os seus dados não podem ser alterados, ou seja, seu conteúdo sempre será o mesmo. São utilizadas para armazenar conteúdos básicos para que um computador possa funcionar. Quando um computador é ligado o processador não sabe o que fazer então ele lê o que está gravado na memória ROM, que é o programa para partida do micro.

        As memórias ROM mesmo não podendo ser alteradas tem sua vantagem de que quando desligamos o micro elas não perdem seu conteúdo, ele irá permanecer gravado nela para sempre.

Memória EPROM

        Memória EPROM sigla para Erasable Programmable Read-only memory (memória programável apagável somente de leitura), é um tipo de dispositivo de memória de computador não-volátil, mantém seus dados quando a energia é desligada. Com diferença da ROM uma memória EPROM pode ser apagada com uma exposição a uma forte luz ultravioleta. Utilizado geralmente para armazenar a BIOS do computador.

        Antes da era da memória flash, alguns micros controladores frequentemente, usavam EPROM para armazenar seus programas. Este procedimento é útil para desenvolvimentos de projetos, possibilitando que os dispositivos programáveis sejam programados várias vezes, facilitando a depuração do projeto.

Memória EEPROM

        Memória EEPROM sigla para Electric Erasable Programmable ROM (memória apenas de Leitura Programável e Apagável Eletricamente), ela nada mais é que uma EPROM, mas para ser apagada ela é diferente da EPROM, não é feito através de luz, mas sim através de impulsos elétricos. Essa tecnologia permite que reprogramarmos os circuitos sem a necessidade de removê-los. É possível apagar o conteúdo de apenas um endereço e reprogramar somente um determinado dado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (138.1 Kb)   docx (47.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com