TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empresas doBbem

Por:   •  11/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

Empresas do bem

Para se tornarem protagonistas em um mundo no qual desenvolvimento rima com sustentabilidade, as empresas estão apostando cada vez mais em formas inovadoras de desenvolver produtos e de se relacionar com a sociedade e o meio ambiente.

Com a competitividade cada vez mais acirrada vem exigindo que as empresas reinventem seu modelo de negócio. Afinal, os consumidores anseiam por qualidade, em produtos e serviços, e muitos deles já colocam no topo de sua lista os produtos que entregam dividendos sustentáveis. São companhias que montam um esquema para recolher e dar destino correto aos insumos gerados por sua atividade, que fazem a logística reversa, são chamadas de empresas do bem.

Além de respeitar o meio ambiente, a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto aos consumidores. Com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado nas últimas décadas, os consumidores ficaram mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente. Cada vez mais os consumidores vão buscar produtos e serviços de empresas sustentáveis.

Vale apena ressaltar que, sustentabilidade empresarial não são atitudes superficiais que visem o marketing, aproveitando a chamada “onda ambiental”. As práticas adotadas por uma empresa devem apresentar resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo.

Logo, para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente, ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico (sem isso ela não sobrevive) sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade. E para isso a empresa deve estar regularizada norma ISO 14000, que especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais. A norma leva em conta aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela.

Dentre as diversas organizações que estão na lista como empresas do bem podemos ressaltar duas, o McDonald’s e a Nestlé.

No McDonald’s o mesmo óleo que frita as batatas, nuggets e tortinhas vai movimentar  os veículos que levam os alimentos às unidades da rede de fast-food o permitir a economia de combustíveis e não polui o ambiente, por não gerar gás carbônico. Já a Nestlé teve a iniciativa de dar um fim digno para as suas embalagens, em parceria com a TerraCycle a Nestlé transforma suas embalagens de chocolates em bolsas, sacolas e estojos e o valor que eles recebem por esses materiais é doado pra ONGs.

Referência Bibliográfica

https://www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20150605/empresas-bem-2015/267589.shtml

http://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2013/10/movimento-de-empresas-do-bem-chega-ao-brasil.html

http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/voce-sabe-sustentabilidade-empresarial/

https://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade_empresarial.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com