TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA DA PRODUÇÃO ENXUTA APLICADA À CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  24/11/2016  •  Artigo  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 6

A FILOSOFIA DA PRODUÇÃO ENXUTA APLICADA À CONSTRUÇÃO CIVIL

José Emerson Leite da Silva; Jonatas Alves da Silva; Robson Cortez Lucena; Klayrton Rommel Santos Ferreira.

Resumo: A construção civil sempre busca novas técnicas e formas de evoluir, procurando a melhoria nos serviços prestados e nos lucros obtidos. Com base nesse pensamento, avaliou-se a aplicação de filosofias já reconhecidas em outros setores de produção, chegando até a hoje conhecida Lean Construction, com a aplicação dos princípios da mentalidade enxuta. Através de pesquisa do tipo descritiva documental bibliográfica obteve-se maior conhecimento sobre o assunto, sendo que pode-se afirmar que a construção enxuta, devidamente aplicada, proporciona a melhoria do desempenho e aceitação da construção civil, assim como a maximização dos lucros e redução do desperdício, seja financeiro, material ou humano.

Palavras-chaves: Construção enxuta. Produção enxuta. Planejamento. Gerenciamento.

Introdução

O setor da construção civil vem, no decorrer das últimas décadas, passando por mudanças expressivas em suas técnicas construtivas, buscando a melhor relação entre a qualidade e preço. Uma das estratégias para se alcançar esses objetivos é a aplicação dos princípios filosóficos da Lean Thinking (Mentalidade Enxuta). O sistema Lean pode ser resumido como a forma de aumentar o estado de contentamento do cliente, com a redução do desperdício, utilizando assim de maneira satisfatória os seus recursos.

Objetiva-se com essa pesquisa identificar os princípios que orienta a Mentalidade Enxuta aplicada à construção civil, para examinar sua aplicabilidade, além de conferir a importância do assunto para a construção civil, mostrar o uso dos princípios e instrumentos disponíveis para a aplicação desta filosofia e averiguar o aproveitamento de outras ferramentas que cooperam para a implantação do pensamento enxuto.

Será desenvolvida a pesquisa do tipo descritiva documental bibliográfica, de onde se visa extrair os principais conceitos, definições e interpretações sobre o tema proposto, através de material disponível na internet, literaturas e teses.

  1. Mentalidade enxuta: um novo jeito de pensar
  1. Definição do pensamento

A filosofia do Lean Thinking (Mentalidade Enxuta) busca proporcionar aos seus usuários uma mudança de pensamento, comportamento e desenvolvimento de ações que proporcionam bem-estar no local de trabalho, diminuição nos custos da obra e aumento de produtividade.

Segundo Junqueira (2006), a mentalidade enxuta ampara-se na relação de menor quantidade de todo material necessário a produção, com metade dos esforços indispensável para executar novos produtos e no menor tempo.

  1. Princípios que norteiam o pensamento enxuto

O pensamento enxuto se sustenta primordialmente em três princípios fundamentais:

  • VALOR: É definir o que o cliente espera do produto ou serviço, no que se refere as suas características e o valor que o mesmo está disposto a pagar. Desta forma, tudo aquilo que não agrega valor, deverá ser evitado ou reduzido.
  • FLUXO DE VALOR: Existem três tipos de atividades que estão relacionadas ao fluxo de valor, de acordo com Wiginescki (2009, p. 36): “aquelas que realmente agregam valor ao produto; aquelas que não agregam valor diretamente, mas são necessárias para o processo de produção; e aquelas que além de não agregarem valor ao produto são desnecessárias”.
  • PRODUÇÃO PUXADA: Esse princípio pode ser traduzido como produzir o necessário somente no tempo oportuno, pois para o pensamento enxuto não se concebe a criação de estoques, que revela superprodução e que é uma forma de desperdício.

  1. Conhecendo a construção enxuta (Lean Construction)
  1. A filosofia Lean aplicada à construção civil

O pensamento Lean quando aplicado ao setor da construção civil objetiva organizar de forma sequenciada todas as atividades de forma conexa e balanceada (OHNO, 1997).

Segundo Koskela (1992), a construção enxuta é um redesenho do sistema de produção tradicional, com a finalidade de se conseguir o máximo valor possível com a maior redução de desperdício.

Desta forma, verifica-se que a construção enxuta foi iniciada como a tentativa de melhorar o formato do gerenciamento das atividades, criando assim uma estrutura administrativa mais organizada, reduzindo a realização de trabalhos desnecessários e melhor aplicação dos recursos disponíveis.

  1. Princípios básicos da construção enxuta

Segundo Junqueira (2006), a construção enxuta está embasada basicamente sobre sete princípios para um melhor gerenciamento das atividades:

  • Redução das atividades que não geram valor: São aquelas que não atribuem valor ao produto final. Existem duas formas: as necessárias (não agrega valor, mas é fundamental para a execução da atividade) e as totalmente dispensáveis (é puramente desnecessária e deve-se procurar sua total eliminação).
  • Elevação do valor agregado através da necessidade do cliente: Conhecendo os desejos dos clientes, é que se pode conseguir desenvolver algo que realmente tenha valor para ele.
  • Padronização do processo: Um produto uniforme tem a capacidade de diminuir o número de atividades que não agregam valor.
  • Minimização do número de etapas: Com a redução do número de etapas de uma atividade, consegue-se um melhor resultado final com um custo reduzido, pois elimina atividades que não agregam valor.
  • Aumento da flexibilidade do produto: Buscar tornar o produto flexível a mudanças sem o aumento significativo dos custos.
  • Transparência do processo: Aumentando a transparência dos processos, disponibilizando o máximo de informações possíveis sobre cada etapa, evita-se erros e torna a execução mais rápida.
  • Melhorias contínuas: Buscar continuamente mudanças que reduzam o desperdício e aumentem o valor agregado.

  1. Aplicação dos princípios da construção enxuta na construção civil
  1. Formas de aplicação na produção

Com a aplicação correta dos fundamentos da Lean Construction, a ocorrência da minimização de custos, aumento na excelência do trabalho e observância aos prazos é garantida (WIGINESCKI, 2009).

Abaixo alguns exemplos de aplicação dos princípios Lean:

  • Redução das atividades que não geram valor: Canteiro de obra racionalizado através de uma disposição de materiais planejada;
  • Elevação do valor agregado através da necessidade do cliente: Considerar o desejo do cliente desde o inicio dos projetos, de forma a evitar mudanças na programação, atrasos e desperdícios.
  • Padronização do processo: Evitar a variação de materiais que reduzem a padronização e gera desperdício.
  • Minimização do número de etapas: Através da utilização de produtos pré-fabricados, de forma a melhorar o prazo da obra.
  • Aumento da flexibilidade do produto: Tornar, sempre que possível, o produto adaptável a uma possível mudança, de forma a proporcionar a satisfação.
  • Transparência do processo: Permitir a perfeita transparência das etapas do processo.
  • Melhorias contínuas: Aprender com os erros para se conseguir melhor desempenho em outras obras. Refere-se também ao desenvolvimento de novos produtos que facilitem o trabalho.

3.2 Planejamento e gerenciamento como ferramenta da construção enxuta

Segundo Koskela (1992), o desperdício gerado pela construção civil é, em sua maior parte, em função dos retrabalhos causados por indefinições nos projetos ou erros de construção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (138 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com