TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação de Resíduos em Portugal

Por:   •  31/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 6

Alamedas Office Curso de formação Pedagógica Inicial de Formadores – b-learning Dossier Pedagógico

Resíduos em Portugal Paulo Dias

Lisboa, Agosto de 2016

2

ÍNDICE

1. PERTINÊNCIA DO TEMA…………………………………………………………………..3

2. PLANO DE FORMAÇÃO (MÓDULO) E PLANO DE SESSÃO (SESSÃO)…………….4

2.1. Objetivo geral…………………………………………………………………………….4

2.2. Objetico específico………………………………………………………………………4

2.3. Plano de sessão…………………………………………………………………………4

3. AVALIAÇÕES…………………………………………….…………………………………....6

3.1. Inicial …………………………………………….………………………………….....6

3.2. Formativa …………………………………………….………………………………..6

3.3. Sumativa ………………………………………………………….…………………...8

3.4. Formação ………………………………………………………………………………8

4. REFLEXÃO FINAL (BALANÇO DA SESSÃO MINISTRADA)……………………………..9

5. BIBLIOGRAFIA……………………………………………………………………………...…10

6. ANEXOS………………………………………………………………………………………..11

6.1. Folha de presenças.……………………………………………...………………………11

6.2. Avaliação Sumativa……………………………………………………………………….12

6.3. Avaliação da Formação…………………………………………………………………..15

6.4. Material de suporte à formação………………………………………………………….16

3

1. PERTINÊNCIA DO TEMA

O presente dossier pedagógico surge na sequência da Simulação Pedagógica Final, no âmbito do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores b-learning. O público-alvo desta sessão são os formandos do curso de formação pedagógica inicial de formadores. Os formandos são na sua maioria licenciados das mais diversas áreas (saúde, protecção civil, direito, economia e marketing). Encontram-se todos activos no mercado de trabalho. O tema escolhido para esta sessão é um tema transversal pois independentemente das habilitações, profissão ou idade deve ser do conhecimento de todos, fomenta a correta separação dos resíduos e consequentemente forma cidadãos conhecedores dos problemas ambientais. Nesta linha de raciocínio podemos afirmar que os problemas ambientais não conhecem fronteiras nacionais. A diminuição da camada de ozono, os efeitos das mudanças climatéricas, a poluição dos mares e a destruição das florestas afetam a população mundial. O barulho da aviação, as emissões dos tubos de escape dos veículos, os resíduos produzidos, a qualidade da água dos rios e o ambiente que nos rodeia têm um grande impato na nossa saúde e bem-estar. Os comportamentos descritos anteriormente devem-se ao fulgurante desenvolvimento económico! É imperioso que o crescimento económico ocorra de forma sustentada preservando o meio ambiente e não à custa da degradação do mesmo. Pretende-se assim, com esta sessão, realçar a importância do setor dos resíduos, dos nossos deveres enquanto cidadãos, no sentido de minimizar o impato das nossas ações no meio ambiente. Para isso é fundamental separar e encaminhar corretamente os resíduos resultantes das nossas atividades. Este é um dos contributos que podemos dar melhorando assim a nossa qualidade de vida assim como das gerações futuras.

O tema escolhido para a autoscopia final vem de encontro à minha área de formação, tema esse que prevejo num futuro muito próximo poder dar formação.

4

2. PLANO DE FORMAÇÃO (MÓDULO) E PLANO DE SESSÃO (SESSÃO)

Os métodos usados são expositivos com método interrogativo e métodos ativos (trabalho de grupo e discussão). Serei mais ativo fomentando a participação do grupo. Os métodos e técnicas estão de acordo com o tema. "PLANO B": Caso exista algum problema que me impossibilite de visualizar o power point poderei usar materiais (resíduos) de cada um dos formandos (p.e.: folhas, caixas, garrafas, embalagens) para que cada um identifique em que ecoponto deverão depositar e explicar porquê.

2.1 Objetivo geral

No final da sessão os formandos deverão ser capazes de identificar corretamente os tipos e condições de resíduos a depositar nos ecopontos.

2.2 Objetivo específico No final da sessão dos formandos deverão ser capazes de separar corretamente resíduos, depositá-los e usando os respetivos ecopontos, sem cometer erros. 2.3. Plano de Sessão - IDENTIFICAÇÃO DA ACÇÃO Tema: resíduos em Portugal Destinatários: formandos do curso de formação pedagógica inicial de formadores Duração da sessão: 20 minutos

- OBJETIVO GERAL

5

No final da sessão os formandos deverão ser capazes de identificar corretamente os tipos e condições de resíduos a depositar nos ecopontos. - OBJETIVO ESPECÍFICO No final da sessão dos formandos deverão ser capazes de separar corretamente resíduos, depositá-los e usando os respetivos ecopontos, sem cometer erros. - PRÉ-REQUISITO Fluência na língua portuguesa - MATERIAIS E EQUIPAMENTOS A UTILIZAR Computador Videoprojetor

- CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS Definição de resíduo Tipos de resíduos Separação triagem

- METODOLOGIA Método expositivo com método interrogativo Métodos ativos (técnica de trabalho de grupo e discussão)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com