TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO AMBIENTAL

Por:   •  11/12/2018  •  Monografia  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

A poluição é um mal que os seres humanos enfrentam desde a revolução industrial - por culpa própria, devo deixar claro. Sabemos que o planeta sozinho, através de erupções e queimadas naturais, polui-se sozinho, mas nós seres humanos aumentamos substancialmente a poluição e passamos a prejudicar a existência de todos os seres vivos.

        A nossa ingenuidade é imensa, acreditamos que o esgoto doméstico é nojento e prejudicial por causa das fezes e urina, mas esquecemos que pelo encanamento de nossas casas passam: limpa alumínio, detergente, xampu e condicionador, sabão em pó, água sanitária, soda cáustica (diabo verde/furacão) e outros produtos que usamos para manter a nós e a nossa casa “limpa”. Todas essas substâncias são despejadas em rios, lagos e no solo, pois muitas cidades brasileiras não tem saneamento básico.

Quando pensamos nos efluentes industriais, fico de cabelos em pé! Os produtos químicos utilizados por eles são ainda mais tóxicos, temos como exemplo disso a eutrofização dos rios, quem não se lembra do Rio Tietê transbordando espuma em cidadezinha do interior? O quanto o agronegócio polui o solo e os lençóis freáticos com tantos agrotóxicos? Sabemos que polui, mas o que fazemos para mudar isso? Continuamos comprando em grandes redes supermercadistas, escolhendo frutas, verduras e legumes grandes e viçosos que chegam a durar na nossa geladeira até 2 semanas, e achamos que isso é saudável.

A humanidade pode reverter, mas tenho dúvidas se é a nossa vontade, ou se iremos perceber isso a tempo. As futuras gerações tem um péssimo legado para tentar mudar e tornar possível a sobrevivência dos seres vivos; sendo muitos aqueles que eles só conhecerão por fotos, já que o derretimento das calotas, as queimadas, a poluição atmosférica, a mudança do ciclo das chuvas, a desertificação e a poluição do solo e das águas já terá extinto esses animais.

Bibliografia:

http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2015/09/espuma-do-rio-tiete-transborda-e-interdita-avenida-em-salto.html

http://brasilescola.uol.com.br/biologia/eutrofizacao.htm

https://www.greenme.com.br/animais-em-extincao/2771-10-animais-em-extincao-que-podem-desaparecer-ainda-este-ano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com