TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DOS PROCESSOS PRODUTIVOS - PRODUÇÃO MAIS LIMPA

Por:   •  28/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.387 Palavras (10 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 10

GESTÃO DOS PROCESSOS PRODUTIVOS - PRODUÇÃO MAIS LIMPA

Bruno Rodrigues Giarolla; Carlos Raphael Botelho; Gustavo de Souza Silva; Jaciara Pereira da Silva; Thalles Augusto Vicente; Yuri de Souza Silva; – Acadêmicos da Faculdade Cenecista de Varginha-FACECA.

Orientador: Acácio Ponciano

RESUMO

A conscientização ambiental ocorreu em função ao aumento das denuncias sobre os problemas de contaminação do meio ambiente. Com a intensa industrialização ocorrida nos últimos anos, surgiu o aumento da capacidade de intervenção do homem na natureza. Segundo Reinaldo Dias em Gestão Ambiental: Responsabilidade Social e Sustentabilidade, o alarme de que em breve vários recursos utilizados pelas industrias poderiam deixar de existir, fez com que pensasse mais na preservação para utilizações futuras. A partir disso iniciou a abordagem de conceitos da Produção mais Limpa que tornou possível que se adote procedimentos de transformação dos recursos naturais em produtos que não geram resíduos.

Palavras-chaves: Gestão Ambiental; Meio ambiente; Produção mais limpa.

ABSTRACT

The environmental awareness occurred due to the increase in complaints about the problems of contamination of the environmental. With the intense industrialization that has occurred in recent years, Increased man's ability to intervene in nature. According to Reinaldo Dias in Environmental Management: Social Responsibility and Sustainability, The alarm that soon many resources used by the industries could cease to exist, Made him think more about preservation for future uses. From this began the approach to concepts of Cleaner Production that made it possible to adopt procedures for transforming natural resources into products that do not generate waste.

Keywords: Environmental Management; Environment; Cleaner production.

1 INTRODUÇÃO

As organizações que buscam competitividade no mercado, precisam adequar-se às normas ambientais. Além disso, é comprovado através de estudos, que uma empresa torna seus processos produtivos mais eficazes quando critérios ambientais são levados em conta.

Neste trabalho trataremos do assunto Produção Mais Limpa, popularmente conhecida como “P+L”. A produção mais limpa consiste na aplicação contínua de uma estratégia ambiental integrada e preventiva para processos, produtos e serviços, com a finalidade de aumentar a eficiência, reduzir riscos às pessoas e ao ambiente.

Esse trabalho justifica-se através da importância de discutir e analisar a importância da gestão ambiental nas organizações. Será realizada uma pesquisa bibliográfica que tratará deste tema de suma importância na formação acadêmica de um engenheiro de produção.

Fonte: www.thompsonmota.com.br/2016/06/PL Imagem 1

2 METODOLOGIA

Um dos aspectos mais importantes da gestão ambiental Empresarial nos últimos anos foi a gradativa compreensão de que a adoção de medidas que visam uma maior eficiência na prevenção da contaminação é muito mais vantajosa não só do ponto de vista de se evitarem problemas ambientais, mas também por que resultam em aumento da competitividade.

Entre os conceitos mais discutidos pelas organizações empresariais internacionais e nacionais estão os de ecoeficiência e produção mais limpa que se inter-relacionam e constituem mecanismos que complementam e fortalecem os sistemas de gestão ambiental nas empresas. Tanto a ecoeficiência como a produção mais limpa tem como objetivo sustentável conseguir que os recursos naturais transformam se efetivamente em produtos e não gerem resíduos.

2.1 Conceito de produção mais limpa

Durante o ano de 1989, o programa das Nações Unidas para o meio ambiente (PNUMA), introduziu o conceito de produção mais limpa para definir a aplicação continua de uma estratégia ambiental preventiva e integral que envolve processos, produtos e serviços, de maneira que se previnam ou reduzam os riscos de curto ou longo prazo para o ser humano e o meio ambiente. A PML em resumo adota os seguintes procedimentos.

• Quanto aos processos de produção: conservando as matérias-primas e a energia, eliminando aquelas que são tóxicas e reduzindo a quantidade e a toxicidade de todas as emissões e resíduos.

• Quanto aos produtos: reduzindo os impactos negativos ao longo do ciclo de vida do produto, desde a extração das matérias-primas até à sua disposição final, através de um design adequado aos produtos.

• Quanto aos serviços: incorporando as preocupações ambientais no projeto e fornecimento dos serviços.

Pode ser definida também como uma estratégia ambiental, de caráter preventivo, aplicada a processos, produtos e serviços empresariais, que tem como objetivo a utilização eficiente dos recursos e a diminuição de impactos negativos no meio ambiente.

As estratégias de produção mais limpa são o resultado da mudança de enfoque na abordagem da questão ambiental no âmbito das empresas, antes focados no controle da contaminação, passando-se a privilegiar a prevenção.

De acordo com o PNUMA, o programa para produção mais limpa busca:

• Aumentar o Consenso Mundial para uma visão de produção mais limpa.

• Apoiar a rede de organizações dedicadas a promoção de estratégias de produção mais limpa e ecoeficiência.

• Ampliar as possibilidades de melhoria ambiental das empresas mediante a capacitação e a educação.

• Apoiar projetos que sirvam de modelo de referência.

• Fornecer assistência técnica.

Para alcançar seus objetivos, o programa para a produção mais limpa concentra-se em duas vertentes: difusão da informação e capacitação. Um dos mais importantes instrumentos de apoio a esses objetivos são os centros nacionais para a produção mais limpa, que existem em diversos países em desenvolvimento e que atuam em conjunto com a Organização das Nações Unidas para o desenvolvimento industrial.

No Brasil, o centro Nacional de tecnologia limpa constitui um desses centros de excelência está localizado, desde 1995, na Federação das indústrias do Rio Grande do Sul, junto ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (105.2 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com