TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Do Processo Produtivo

Ensaios: Analise Do Processo Produtivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2014  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 5

2 ANÁLISE DO PROCESSO PRODUTIVO

2.1 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

Atualmente no Brasil pode ser observado um número razoável de empresas que aproveitam algum modismo de mercado. Algumas dessas empresas esquecem, não sabem ou resolvem não aplicar uma ferramenta fundamental, que é o planejamento.

Conforme Slack et al (2002, p. 29), “Administração de produção trata a maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços”. Tudo o que é produzido seja ele do segmento que for, chega aos consumidores finais graças aos gerentes de operações que organizaram sua produção, por vezes a busca pelo lucro dentro de algumas organizações são tão grande que as mesmas se esquecem, ou põem de lado, fatores importantíssimos para o seu sucesso.

Para Slack et al. (2002, p. 30), “A administração da produção é, acima de tudo, um assunto prático que trata de problemas reais.” Atualmente, as empresas que não forem capazes de ter um planejamento e visão clara de como se diferenciar uma das outras estarão correndo o risco de estar fora do mercado.

A função produção representa a relação tecnológica que define o máximo de bens que podem ser produzidos por diversas combinações possíveis de recursos, os chamados fatores de produção que são todos os recursos necessários para habilitar a capacidade produtiva.

Para Mayer (1980, p. 37) “o plano de produção, tem por meta direcionar os recursos produtivos para as estratégias escolhidas.” Esse plano servirá de base para equacionar os níveis de produção, estoques, recursos humanos, máquinas e instalações necessárias para atender à demanda prevista de bens e serviços.

Para a elaboração de um plano que atendam às políticas definidas para a área de produção, os recursos produtivos para o período de planejamento analisado devem ser bem conhecidos desde o início.

Os objetivos são determinados para um espaço de tempo e para isso são aplicados os recursos possíveis e disponíveis. Os objetivos podem ser de um departamento ou pode abranger a empresa toda. Os objetivos seguem uma hierarquia onde os objetivos da empresa predominam sobre os demais e os objetivos de cada departamento predominam sobre os dos especialistas.

Naturezas exatas responsabilidades diretas da administração da produção dependerá em alguma extensão, da forma escolhida pela organização para definir as fronteiras da função produção. Entretanto, há algumas classes gerais de atividades que se aplicam a todos os tipos propostos, não importa como as fronteiras funcionais foram definidas, a única coisa que interessa é o objetivo (SLACK et al., 2002, p. 53).

Segundo Mayer (1980, p. 45) “todas as atividades desenvolvidas por uma empresa visando atender seus objetivos de curto, médio e longo prazo, se inter-relacionam, muitas vezes de forma extremamente complexa.”

Na tentativa de transformar insumos, tais como matérias-primas, em produtos acabados e ou serviços, as empresas consomem recursos que nem sempre agregam valor ao produto final. Dentro desse conceito, encontra-se a Administração da Produção/Operações em todas as áreas de atuação.

Os Planejamentos Estratégicos enfatizam o que é necessário ser feito agora para se posicionar adequadamente no futuro. Os sucessos passados, embora marcantes, não garantem sucessos futuros.

Nos dizeres de Zaccarelli (1990, p. 77) “o objetivo de um Planejamento Estratégico é prover a direção concentração de esforços e propósitos, na busca continuamente de organização para melhorar a sua posição competitiva.”

A atividade corporativa de planejamento estratégico a ser seguida por uma empresa é a identificação da oportunidade corporativa e a avaliação das principais decisões envolvidas nas alternativas disponíveis. Planejamento estratégico é a razão por que algumas companhias sempre parecem ter o melhor produto ou serviço, uma linha de produtos ou serviços balanceada, sequência de novos produtos ou serviços bem sucedidos e melhores lucros.

Segundo Zaccarelli (1990, p.84) “o Planejamento Estratégico é o processo pelo qual os objetivos corporativos para o futuro são identificados em resposta a oportunidades e a ameaças percebidas no momento atual.”

Para uma empresa ser bem sucedida em longo prazo, a contribuição de sua função produtiva é vital, ela passa à empresa uma vantagem baseada em produção. Isto só será possível de se alcançar através de "cinco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com