TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental

Por:   •  20/3/2017  •  Resenha  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1

Dentre as diretrizes do ProNEA o item sustentabilidade tem como foco criar mecanismos sociais de solução de problemas relacionados as questões estruturais e sociais. O foco é trabalhar no desenvolvimento de agentes públicos e sociais que devem atuar diretamente na análise de boas práticas e implementações de ações comuns para a sociedade.

O objetivo não é criar ou desenvolver grandes projetos a custos elevados. Todo o trabalho tem como foco os professores e técnicos ambientais com a visão de formação destes agentes. A iniciativa assertiva de desenvolver os professores e técnicos ambientais tem um ponto interessante uma vez que são personagens mais próximos da vizinhança e irão atuar como multiplicadores de ideias.

Outro ponto do apresentado na diretriz o Planejamento de ensino formal e o controle social tem com foco permitir o desenvolvimento e tomada de decisão dos grupos sociais. Está tomada de decisão já inicia através do empoderamento destes grupos. A sociedade deve ser parte do crescimento e desenvolvimento ambiental do local onde eles vivem. Esta iniciativa tem o objetivo de criar o senso de confiança e desejo para o cuidar do que pertence ao coletivo.

Os itens da diretriz de sustentabilidade e participação e controle social podem ser avaliados em conjunto quando considerarmos o desenvolvimento e um plano educativo.O item desta diretriz tem como foco o desenvolvimento formal de um local através de um planejamento de médio prazo em que a própria sociedade local terá o poder decisório para o desenvolvimento e ações.

Questão 2

Explique de que se trata o princípio da responsabilidade compartilhada do ciclo de vida dos produtos, principal pilar da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, e como ele pode contribuir para o desenvolvimento sustentável das cidades.

Qualquer bem de consumo após sua concepção tem suas etapas de vida, considerando desde sua criação até a sua decomposição. O princípio da responsabilidade compartilhada do ciclo de vida dos produtos visa avaliar estas etapas e buscar de forma conjunta definir a melhor forma de lidar com cada uma delas.

O objetivo da responsabilidade compartilhada é destinar recurso para que os resíduos provenientes dos produtos sejam destinados de maneira correta de forma a reduzir os impactos ambientais provenientes dos resíduos sólidos gerados.

Esta iniciativa auxiliar na busca de novas tecnologias de avanços na qualidade dos produtos de forma a desenvolver meios importantes para mitigar os impactos. A tecnologia deve ser uma aliada do desenvolvimento sustentável e permitir que seja possível o aumento da produtividade e a redução dos impactos ambientais. Cabe ressaltar que a produtividade deve ser aumento na produção com menor uso de recursos.

O programa de responsabilidade compartilhada auxiliou até mesmo no aumento dos centros de reciclagens de materiais e centro de triagem para reuso. A busca de um desenvolvimento sustentável deve ser entendida e praticada por todos. O compartilhamento da responsabilidade são instrumentos necessários para o avanço e desenvolvimento de práticas corretas de utilização dos recursos.

Questão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (118.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com