TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

Ronaldo Coura Ferreira Junior

Engenharia de Produção – 4º período

 RESUMO DE GESTÃO AMBIENTAL

Joao Monlevade

2018

ARTIGO: A PARTICIPAÇÃO DOS ENGENHEIROS DE PRODUÇÃO NA GESTÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL

O artigo em questão mostra a importância e dos engenheiros de produção na gestão ambiental dentro das empresas, levando em consideração que na década de 60 e 70 houveram grandes conferencias ambientais realizadas por ONG’s em todo o mundo, então a partir daí o assunto “gestão ambiental” passa a receber uma grande atenção por parte das empresas, é ai que entra o profissional da engenharia.

Segundo o artigo, o objetivo específico do mesmo, é descrever a Gestão Ambiental dentro das empresas e analisar a importância e a interferência dos Engenheiros de Produção dentro do contexto ambiental. Para isso, foi adotada uma metodologia que foi um levantamento bibliográfico para revisar os conceitos na área ambiental e de Engenharia de Produção. Contudo, os dados foram apresentados em tabelas e análise dos conceitos.

Durante o desenvolvimento do texto, os autores citaram um referencial teórico que é o histórico da conscientização ambiental, que diz que em 1972 uma Organização Não Governamental (ONG) realizou a primeira Conferencia Mundial em Estocolmo cujo tema principal era o Meio Ambiente. Também foi mencionado no artigo a Legislação referente a Gestão Ambiental, que diz que há, basicamente, dezesseis princípios a serem seguidos pelas empresas, que segundo os autores, foi elaborado por Donaire (1999).

Os autores também apresentaram o tema da gestão de resíduos nas empresas, sendo que é um tema bastante abrangente, pois inúmeras empresas geram bastante resíduos, mas nem todas têm a sua gestão eficiente e eficaz quanto a eles. Os resíduos, quando mal gerido, podem causar um enorme impacto ambiental, por isso os autores destacam a importância das empresas, independente do ramo, tenham um projeto de gestão de resíduos para que posso minimizar ou eliminar os impactos ambientais causados pela má gestão dos resíduos. É aí que entra o Engenheiro de Produção, pois tal profissional tem o conhecimento teórico e prático para organizar, planejar e aplicar projetos para a Gestão de Resíduos, considerando que os resíduos são produzidos durante os processos produtivos dentro das empresas, que é onde atua os Engenheiros de Produção.

Contudo, o artigo conclui que a Gestão Ambiental vem ganhando cada vez mais importância dentro das empresas. Os autores também mencionam que, um dos principais motivos das empresas buscarem uma melhoria no Sistema de Gestão Ambiental é estritamente financeiro, ou seja, buscar uma certificação ambiental para conquistar clientes maiores e melhores. Em meio a todo esse processo de Gestão Ambiental estão os Engenheiros de Produção, que tem que criar mecanismos em seus processos produtivos para reduzir os resíduos, gerando menos impactos, consequentemente reduzindo desperdícios prejudicam as organizações.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, J. C. BRAZ, G. F. A PARTICIPAÇÃO DOS ENGENHEIROS DE PRODUÇÃO NA GESTÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL. XXIX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Salvador, BA. Outubro, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com