TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Manutenção e Confiabilidade

Por:   •  11/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.486 Palavras (6 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Estadual do Maranhão

Centro de Ciências Tecnológicas

Curso de Engenharia de Produção

Gestão da Manutenção e Confiabilidade

RESUMOS

ARTIGO 1 - Manutenção preventiva ideal de equipamentos alugados com reparos mínimos corretivos.

J. Jaturonnatee , D.N.P. Murthy , R. Boondiskulchok

As falhas de equipamentos têm um impacto significativo no desempenho do negócio. As ações de manutenção preventiva (PM) são usadas para controlar a degradação e as falhas dos equipamentos. As ações de manutenção corretiva (CM) são usadas para restaurar o equipamento com falha de volta ao status operacional. As ações de PM resultam em custos adicionais e valem a pena apenas se isso for menor que a redução nos custos de CM. Desde 1990, tem havido uma tendência de locação de equipamentos em vez de possuir o equipamento. Existem várias razões para o arrendamento em oposição à propriedade, como a rápida obsolescência tecnológica e o alto custo de propriedade. Com isso, a manutenção deixou de ser um problema para o locatário (arrendamento do equipamento), mas para o locador (proprietário do equipamento) que realizava a manutenção. Em outras palavras, o equipamento (um item físico) foi empacotado com a manutenção (um serviço) e oferecido pelo locador como um pacote ao locatário por meio de um contrato.

Produtos industriais e comerciais como caminhões, bombas e computadores são normalmente alugados para auxiliar o locatário em suas operações comerciais. O equipamento gera receita quando está em estado de funcionamento e o locatário incorre em perda (por exemplo, força de trabalho ociosa, clientes insatisfeitos etc.) quando o equipamento está em estado de falha. O contrato trata dos termos e condições da locação. Isso inclui o período do arrendamento, o requisito de desempenho que o equipamento arrendado deve atender, as ações que cada parte (arrendador e arrendatário) é obrigada a tomar e o custo para o arrendatário pelo arrendamento do equipamento e as condições de pagamento. Os requisitos de desempenho podem envolver várias medidas como (i) o limite superior do número de falhas durante o período de locação, (ii) o intervalo de tempo entre falhas sucessivas, (iii) o tempo para reparar cada falha e assim por diante. Quando estes não são cumpridos, o locador incorre em penalidades que são expressamente indicadas no contrato.

Basicamente, o locatário tem que decidir sobre a escolha do melhor acordo de locação de um conjunto de opções alternativas disponíveis. O arrendador tem que tratar de várias questões algumas das quais são estratégicas e outras operacionais. No nível estratégico, as questões lidam com o tamanho e composição da frota de equipamentos, o número e a localização dos centros de locação, instalações de oficina e depósito para peças de reposição. No nível operacional, as questões envolvem preços, marketing, agendamento de trabalhos na instalação de reparo e assim por diante. A manutenção dos itens de locação é uma questão operacional de grande importância para o locador, pois afeta não apenas os lucros, mas também a satisfação dos locatários e isso, por sua vez, impacta nos negócios futuros.

Para equipamentos arrendados, o arrendador precisa levar em consideração os custos de penalidade declarados no contrato de arrendamento ao determinar as ações ideais de MP. Neste artigo desenvolve um modelo onde as ações de PM resultam em uma redução na função de intensidade de falha. Os parâmetros ótimos são determinados minimizando uma função de custo que leva em conta os custos CM e PM, bem como os custos de penalidade. Apresentam um exemplo numérico que destaca o efeito dos termos de penalidade na estratégia ótima de PM.

ARTIGO 2 - Projeto de estrutura de manutenção baseada em condições para gerenciamento de operações de processo na fabricação contínua farmacêutica.

Sudarshan Ganesh, Qinglin Su, Le Bao Dan Vo, Nolan Pepka, Benjamin Rentz, Lucas Vann, Nima Yazdanpanah, Thomas O'Connor, Zoltan K. Nagy, Gintaras V. Reklaitis

O gerenciamento de manutenção é uma integração de ações técnicas, administrativas e gerenciais durante o ciclo de vida de um sistema para garantir a utilidade funcional de um ativo. As atividades de manutenção podem ser amplamente classificadas como reativas ou proativas. A manutenção reativa envolve a manutenção corretiva ou emergencial, que consiste em corrigir um problema uma vez que um risco iminente se manifeste como uma falha. As estratégias proativas visam gerenciar os modos de falha e as consequências resultantes antes que ocorram usando medidas como inspeção e substituição de componentes baseada em tempo ou idade, ou na detecção usando informações prognósticas de uma condição que pode levar à falha ou degradação da funcionalidade do sistema. As atividades de manutenção para gerenciamento do ciclo de vida dos ativos não são novidade para as instalações de fabricação farmacêutica, e geralmente são empregadas tanto a manutenção preventiva baseada em calendário quanto a manutenção entre lotes. No entanto, a integração modular dependente do produto de operações da unidade e tecnologias de monitoramento aplicáveis, tempos de execução potencialmente aumentados como uma estratégia de expansão e riscos associados ao manuseio de materiais exigem considerações adicionais para qualificação, manutenção e limpeza de ativos físicos individuais e a fabricação contínua geral sistema.

Os avanços em direção à Manufatura Inteligente ou Indústria 4.0 para a digitalização do gerenciamento de operações de processo estão permitindo a disponibilidade e acessibilidade de dados de processo em tempo real para práticas proativas no monitoramento de falhas, diagnóstico e manutenção. Com a crescente digitalização das operações de processos na indústria farmacêutica, estratégias para confiabilidade de sistemas e manutenção proativa, como CBM, oferecem inúmeros benefícios para melhorias contínuas de processos por meio do gerenciamento sistematizado de ativos e operações de fabricação. O CBM é uma estratégia de manutenção proativa para ativos críticos ou aqueles que têm custos significativos de reparo e substituição ou causam impacto significativo no processo quando eles falham conforme identificado por meio de análise de manutenção centrada na confiabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com