TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Qualidade

Por:   •  17/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

1. O Diagrama de causa e efeito é uma ferramenta que representa a relação entre o efeito e as possibilidades de causa que podem contribuir para tal resultado. É utilizado para identificar, explorar e ressaltar “todas” as causas possíveis de um problema ou condição específica. As causas principais podem ser agrupadas em 6 categorias, e por isso também é conhecido como Diagrama 6M. As categorias são: Método, mão de obra, matéria-prima, máquina, meio ambiente, medida. O efeito ou o problema (item de controle) é colocado do lado direito do diagrama. Para cada efeito existem inúmeros conjuntos de causas.

As etapas na construção de um Diagrama de Ishikawa são:

I. Definir a característica de qualidade ou o problema a ser analisado (efeito);

II. Através de um “brainstorming” levantar todas as possíveis causas;

III. Organizar as causas no diagrama;

IV. Identificar as causas secundárias que afetam as primárias;

V. Identificar as causas terciárias que afetam as secundárias;

VI. Esse procedimento deve continuar até que as possíveis causas estejam suficientemente detalhadas.

A aplicação do diagrama na metalurgia (e em outras áreas também) permite que os processos internos de empresas sejam realizados de maneira sistêmica, oferecendo produtos de qualidade que atendam às necessidades do consumidor. Dessa forma, é muito importante utilizar ferramentas para identificar falhas, padronizar e garantir a melhoria constante.

13. Software Stratec: A Stratec criou um software que auxilia no gerenciamento do ciclo PDCA. Com o ciclo automatizado, o controle das fases e das ações fica mais claro e mais fácil de monitorar. Segundo Guilherme Barbassa, diretor da Stratec, “o software módulo gestão estratégica serve para garantir que as etapas do PDCA sejam cumpridas. Porque embora o conceito seja simples, sua aplicação sistemática é de difícil incorporação na empresa, já que exige mudança de atitude e uma mudança cultural na atividade”, afirma.

O diretor executivo da Atual Consultoria e Gestão Empresarial, Luiz Henrique, chama atenção para o fato de que no software a comunicação é distribuída para todas as pessoas envolvidas no processo. “Por exemplo, quando alguém estrutura um plano de ação ou estabelece uma meta, muitas vezes as outras pessoas envolvidas nem ficam sabendo da alteração. Com a comunicação estruturada no software, ninguém corre esse risco porque a informação chega para todas as pessoas envolvidas com aquela meta especifica”, explica. Luiz Henrique salienta ainda que para quem vai executar as ações, o PDCA automatizado é uma ferramenta fácil para consultar a situação das metas, a posição das ações que ele vai cumprir, o prazo e o agendamento das reuniões.

Outra vantagem do software é manter as pessoas lembrando sempre qual será a próxima etapa a ser cumprida, evitando atrasos e postergação de ações. “A tendência das organizações é sempre dar foco para os problemas mais urgentes. O software então lembra as pessoas de fechar o PDCA e não de somente resolver aquele problema imediato”, explica Barbassa.

Filme “De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com