TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Qualidade

Por:   •  23/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.557 Palavras (7 Páginas)  •  919 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Gestao da Qualidade e Processos

Módulo: 09

Aluno: Fernanda Ferreira Frey

Turma:

Tarefa: Atividade individual

Introdução

A empresa Super Insumos é uma empresa especializada no fornecimento de insumos a grandes indústrias. Devido a sua alta capacidade de inovação e parcerias solidas com as mais importantes organizações industriais do pais, seu crescimento esta sendo cada vez maior.

Em 2016, ao ser incluida no Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da empresa Mega Aco, a alta direção se deparou com um novo desafio devido rapido crescimento de pedidos de fornecimento de insumos.

Com um historico de enfrentar novos desafios no mercado de forma solida, profissional e socialmente responsavel, a Super Insumos decidiu implementar melhorias em seu modelo de gestao fazendo a contratação de um consultor externo.

O consultor externo, por sua vez, precisa apresentar um plano de ação que busque superar as questões apontadas na última reunião, sendo elas:

  • insumos fora da especificação;
  • falta de conformidade na coleta de lixo industrial;
  • necessidade de implementação de um plano de auditoria interna;
  • metas estabelecidas apenas de forma corporativa, mas não individualizada;
  • devoluções de lotes por falta de conformidade na fabricação de chapas metálicas;
  • funcionários desmotivados, em função da ausência de um programa efetivo de valorização dos colaboradores e
  • problemas com o processo de extravio de mercadorias, pois muitas peças são perdidas em função do não rastreamento dessas mercadorias.

Desenvolvimento – identificação das ações necessárias para superação das questões apresentadas pela Super Insumos.

Identificação dos elementos importantes a serem observados para implementação da qualidade na empresa

Tendo em vista as questões apontadas na última reunião os elementos importantes à serem observados são:

  • Funcionários desmotivados
  • Plano de auditoria interna
  • Coleta de lixo industrial não conforme
  • Processo de extravio de mercadorias
  • Devolução de lotes

  1. Apresentação de uma proposta que inclua a utilização da ferramenta benchmarking  para superar o desafio de elevar a motivação dos funcionários;

Para o quesito “desmotivação dos funcionários” com a ferramenta benchmarking, se faz necessária a comparação com outras empresas podendo ou não ser do mesmo ramo de atuação, focando na análise dos diversos processos que podem ser comparáveis a empresa Super Insumos.

O  objetivo é de ampliar os horizontes e assim possibilitar que a empresa desenvolva práticas cada vez melhores e mais competitivas, , sempre com foco em melhoria continua, porem é uma prática que requer disciplina e persistência, sem nunca deixar de lado a ética e o respeito para com os concorrentes.

À partir do momento em que se sabe dos resultados alcançados por outras empresas na mesma área de atuação, fica mais fácil motivar os funcionários, mostrando que os resultados almejados são possíveis.

E à partir da observação de outras empresas – concorrentes ou não – fica mais fácil identificar falhas dentro dos seus processos e até mesmo formas de contornar a situação.

Proposta de benchmarking na empresa Super Insumos:

  1. Planejamento: Aprovação da direção, análise das empresas com maior indice de funcionários motivados, analise de coleta de dados internos e externos e revisão dos planos de ação.
  2. Coleta de dados internos: Veicular uma pesquisa em todos os departamentos da empresa, emitindo questões das condições de trabalho, planos de carreira e outros valores propostos que possam ser de relevância ao colaborador.
  3. Coleta de dados externos: Analise das empresas com maior índice de funcionários mais motivados:
  • Coca-Cola - O pacote de vantagens da empresa já é bem interessante por si só, e ainda somado com alguns recursos difíceis de encontrar em outras organizações. Dentre essas vantagens estão reembolso de matrícula. Um fundo financeiro para graduação renovável e descontos para a compra de carros e serviço de limpeza à seco nas dependências da empresa.
  • Facebook - Dentre os diferenciais do pacote de benefícios oferecido por Mark Zuckerberg aos seus funcionários está a assistência médica e odontológica e seguro de vida. Além disso, a empresa reembolsa 50% da mensalidade da academia. Para futuras mães, o Facebook oferece quatro meses de licença-maternidade e uma verba adicional de 4 mil dólares para despesas de adoção. Os colaboradores com filhos até 5 anos de idade têm direito a 3 mil dólares anuais para cobrir gastos com babás.
  • Google - Em todos os escritórios do Google espalhados pelo mundo, os funcionários seguem horários flexíveis de trabalho. Isso se dá graças à crença da empresa na liberdade e na responsabilidade das pessoas. Um dos pontos mais marcantes do Google é a administração por metas e não por processos. Assim, os próprios colaboradores definem como vão alcançar seus objetivos e gerir a carreira, mantendo a sua identidade e maneira de trabalhar.
  1. Melhoria do desempenho do item: Decidir quais as melhores práticas a aplicar e a sua metodologia de implementação. Melhorias a serem aplicadas: horários flexíveis de trabalho, auxílio monetário para graduação (desde que a graduação seja de acordo com a área em que o funcionário exerce sua função), melhora nos planos de assistencia medica, odontologica e seguro de vida.
  2. Melhoria continua: Verificar com uma nova pesquisa interna se com as modificações adotadas os funcionários estao mais motivados e com um novo campo de sugestões para futuras melhorias. Fazer monitoramentos sobre o caso periodicamente e tambem realizar avaliações do desempenho da equipe.

  1. Identificação, por meio do Diagrama de Ishkawa (também chamado de diagrama de espinha de peixe ou diagrama de causa de efeito), das causas que levam aos problemas operacionais da empresa. Por meio da técnica dos 6Ms

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

  1. Apresentação de um plano de ação para a área de logística, apontando soluções para a questão das mercadorias extraviadas. Para tanto, considerando a ferramenta 5W2H, defina as responsabilidades, os métodos, prazos, objetivos e recursos necessários para o alcance dos objetivos logísticos.

PLANO DE AÇÃO:

Diminuição de mercadorias extraviadas

DATA PREVISÃO:

de 30/set à 15/out

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (636.8 Kb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com