TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Qualidade

Por:   •  4/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 3

Reflitam sobre os avanços e os desafios das empresas aéreas e o país, associando com tudo o que aprendemos na Unidade 1, e respondam as questões a seguir.

- Qual a relação do PIB (produto interno bruto), do “Dólar US$”, da infraestrutura do país e o crescimento da população para um gerenciamento de uma empresa aérea?

Ao meu ver, todos estes aspectos estão diretamente ligados à operação de uma empresa aérea. Começando pelo PIB, que representa o desempenho do país, ele está ligado por ser diretamente proporcional à operação aérea. Se um país possui uma economia forte e estável, o setor aéreo daquela determinada nação será excelente. Com grande variedade de empresas aéreas, uma malha de voos maior, mais infraestrutura aeroportuária, mais aeronaves e mais empregos. É visto como uma via de mão dupla, onde se o setor de transporte aéreo tem bons resultados, o mesmo reflete no crescimento do PIB do país. Caso queira acompanhar estes dados mais afundo, na página 7 do PDF da ABEAR (Associação Brasileira de Empresas Aéreas) indicado no link abaixo fala exatamente sobre este ponto:

https://www.abear.com.br/wp- content/uploads/2022/12/Panorama2021.pdf

O dólar também é diretamente ligado pois o preço do mercado da aviação é todo em dólar, combustível, manutenção, peças, mão de obra e taxas internacionais. Apesar de que as empresas aéreas possuem seus próprios para fazer a manutenção em suas aeronaves, elas não estão salvas das demais cobranças que são feitas com a moeda americana.

Posso confirmar o que foi citado acima com mais autonomia ao mencionar o setor da aviação executiva ou taxi aéreo, que é o meu caso. O preço do voo varia conforme o preço do combustível (que é em dólar), as taxas aeroportuárias (que também são em dólar americano pois não operamos no Brasil), o salário dos tripulantes e uma porcentagem da próxima manutenção que, apesar de ser realizada na Europa, é cobrada em dólar! Então, posso afirmar de que a aviação é diretamente influenciada pelo preço do dólar, independente do país em que a empresa opere.

Sobre infraestrutura do país e crescimento da população, penso destes dois fatores como anexos do PIB da nação. Portanto, minha resposta sobre estes dois aspectos se enquadra no meu primeiro parágrafo.

- Com base na resposta anterior: Explique se as empresas aéreas no Brasil efetuam um gerenciamento de crise dia após dia, ou não,

significando que as ações delas são em caráter emergencial ponto a ponto, para resolver o problema diariamente, sem se preocupar com o futuro da empresa e de investidores.

Após pesquisar minuciosamente sobre estas empresas, minha resposta sobre elas é que existe sim um gerenciamento de crise nas empresas aéreas brasileiras, contudo, não na qualidade e eficiência exigida para atender ao tamanho do setor aeronáutico no Brasil.

Houve um progresso? Sim, o gerenciamento de crise melhorou com o passar dos anos ao comparar o péssimo desempenho das companhias GOL e TAM no início de 2013 sendo ranqueadas como as “menos seguras” do mundo, ou em palavras mais duras, as companhias mais perigosas do mundo.

Dados:

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/01/11/tam-e-gol-estao-entre-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com