TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Qualidade Engenharia

Por:   •  19/9/2018  •  Resenha  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha

Dados Gerais

Disciplina

Engenharia da Qualidade

Professora

Liliane Dias

Aluno

Raquel Amorim 

Turma

2018.2

e-mail

raquel.amorim.eng@gmail.com

Análise do Texto

Título do Livro

Gestão da Qualidade Teoria e Prática – Capítulo 1

Autor (es)

Marly Monteiro de Carvalho  

Descrição do Assunto

 

O artigo em questão aborda o tema “Histórico da Gestão da Qualidade”, apresentado no capítulo 1 do livro em questão. Seu principal objetivo é levar o leitor a uma visão histórica da trajetória da Qualidade, mostrando os principais marcos teóricos neste campo.

Apreciação Crítica

   

     O capítulo 1, trata-se de um capítulo introdutório aos temas de gestão da Qualidade que são abordados neste livro.  É apresentado o Histórico de gestão da Qualidade, As Eras da Qualidade, os Gurus da Qualidade, os profissionais da GQ, um estudo de caso, questões para serem analisadas e por fim as referências bibliográficas.

     Voltando no tempo, o autor inicia seu estudo comparando os conceitos de qualidade modernos com os de um artesão.  O artesão era um especialista que tinha domínio completo de todo o ciclo de produção, desde a concepção do produto até o pós-venda e a qualidade do material dependia exclusivamente dele. E como o cliente estava muito próximo do artesão, explicando suas necessidades já era de conhecimento do artesão uma abordagem de qualidade com um elemento bem moderno, o atendimento às necessidades do cliente ou satisfação do cliente. No entanto, alguns conceitos ainda eram primários como o de  confiabilidade, conformidade, metrologia, tolerância e especificação.

     Naquela época o foco era o produto e não o processo, por isso a garantia da Qualidade era feita através de inspeção pelo artesão. Com o passar do tempo foram surgindo Ondas da Gestão da Qualidade, com o avanço da inspeção para o controle com evolução de técnicas estatísticas, do controle para a gestão e por fim a integração de Sistemas de Gestão, como por exemplo a ISO-9000.

     O livro nos leva a compreender que o conceito de qualidade é dinâmico uma vez que vários aspectos podem ser utilizados para definição de qualidade.  É possível concluir que conceito de qualidade engloba diversos fatores com importâncias de níveis diferentes, não se podem concentrar os esforços em apenas um destes fatores ou desconsiderar algum outro.  Existem muitas estratégias que podem ser utilizadas pela Gestão da Qualidade em busca de excelência, mas a execução destas estratégias devem ser bem analisadas e feitas com bastante cuidado.

     O conceito de qualidade se renova na medida em que o tempo passa, o conceito de ontem pode virar ultrapassado hoje e alguns fatores que influenciam na qualidade são: região de atuação, expectativa dos clientes/consumidores, diferenciação em relação aos concorrentes entre outros.

     O autor atende bem seu objetivo e além de mostrar a trajetória da Gestão da Qualidade ainda discute o papel dos profissionais da área nas Empresas e perspectivas futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (99.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com