TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Tecnologia

Por:   •  11/9/2018  •  Artigo  •  5.093 Palavras (21 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 21
  1. Introdução

Nos dias atuais, é inegável o papel fundamental que a tecnologia desempenha no que tange o desenvolvimento e progresso de todas as nações. Tal importância da tecnologia acontece de modo que quanto maior for o desenvolvimento de uma determinada região, maior será a necessidade e desejo da utilização de recursos e benefícios propiciados pela tecnologia.

Nesse sentido, torna-se vital que, visando um maior desenvolvimento, os países busquem adquirir ou produzir tecnologia de modo a gerar crescimento tanto econômico como social. Assim, o conceito de transferência de tecnologia surge como ponto fundamental para entender como acontece tal aquisição.

Dessa forma, a transferência de tecnologia pode ser entendida como o meio pelo ocorre a disseminação de conhecimentos e habilidades que podem ser aplicados a problemas de produção. Essa disseminação pode ser encarada como uma transação entre organizações, em que a organização receptora tende a progredir com a aquisição da tecnologia.

É perceptível, então, que essa transferência promove o desenvolvimento científico-tecnológico à medida que torna o acesso à tecnologia mais amplo a uma maior parcela de usuários que, por sua vez, passam a desenvolver novos produtos, aplicações e processos.

Assim, Cysne (2005) pontua que o desenvolvimento e crescimento socioeconômico está diretamente conectado à capacidade de inovação tecnológica e transferência e aplicação de tecnologia por parte das empresas em cada país, aumentando, dessa maneira, a velocidade com que ocorrem o desenvolvimento e a transferência de tecnologia.

Dada a fundamental importância da tecnologia e sua transferência, abordada brevemente anteriormente, o presente trabalho tem como objetivo, por sua vez, abordar o modo com que ocorre a transferência tecnológica e as nuances envolvidas em todo processo, bem como analisar as características envolvidas no mesmo.

        

2.      Desenvolvimento

 

2.1. Tecnologia e Inovação

 

Antes do conceito de transferência de tecnologia ser abordado, serão comentados alguns conceitos importantes para entender a transferência de tecnologia propriamente dita.

Dessa maneira, o conceito de tecnologia apresenta-se de forma fundamental no que tange o contexto do presente trabalho. Barreto (1992) define tecnologia como sendo um conjunto de informações que é capaz de modificar a estrutura cognitiva de um grupo ou sociedade.

Tendo em vista esse conceito, observa-se que a tecnologia pode ser visualizada em produtos e processos tecnológicos, bem como em conhecimento produzido e utilizado no dia-a-dia. Entretanto, é necessário observar que a tecnologia não pode ser encarada puramente como algo tangível, podendo-se citar como exemplo máquinas, computadores e produtos em geral. Na realidade, a tecnologia vai mais além. Ela deve ser vista como o conhecimento que gerou os objetos anteriormente mencionados. Dessa maneira, faz-se possível a absorção, difusão e transferência desse conhecimento, a tecnologia.

Em outras palavras, a tecnologia também pode ser encarada como o conhecimento utilizado para resolver determinado problema presente na sociedade. Ela não possui um sentido se não for utilizada com o intuito de se obter algum resultado específico.

Nesse contexto, então, surge o conceito de inovação tecnológica. Tal conceito pode ser visualizado a partir da definição de invenção. Uma invenção nada mais é do que a criação de novas ideias. Dessa maneira, uma inovação tecnológica seria uma invenção posta em funcionamento de modo a atingir um desenvolvimento comercial, sua aplicação e também sua transferência.

Entende-se, então, que para que uma invenção possa ser considerada uma inovação tecnológica, ela deve ser aceita no mercado. Sendo assim, a inovação deve ser algo que as empresas, consumidores e sociedade em geral entendam como algo novo no mercado, sendo posta para uso pela primeira vez.  

Assim, a partir dos conceitos expostos anteriormente, percebe-se que a tecnologia possui um grande impacto nas empresas no mundo atual.  Ela surge, principalmente, como um diferencial competitivo nas empresas, estando presente principalmente em equipamentos, máquinas, produtos, processos e serviços. Por possuir tamanha importância no mercado e na sociedade em geral, seria fundamental que a tecnologia se difundisse pelo mercado, propiciando maior desenvolvimento e consequente melhor qualidade de vida.

Contudo, em países como o Brasil, por exemplo, a transferência e difusão de tecnologia muitas vezes não acontece da maneira correta. Como já mencionado, a tecnologia é o conhecimento empregado na produção e invenção de máquinas, produtos e equipamentos. Dessa maneira, no país muitas vezes a única transferência que ocorre é a transferência desses objetos propriamente ditos, e não a transferência do conhecimento por trás da invenção dos mesmos. Assim, pode-se dizer que o Brasil encontra-se, de certa forma, atrasado no que tange o desenvolvimento, produção e aquisição de tecnologia, como será abordado mais à frente.

Para analisar esse cenário, será discutido o modo como acontece o processo de inovação tecnológica. Inicialmente, tem-se que os principais agentes responsáveis pela inovação são as empresas, universidades e centros de pesquisa e desenvolvimento. Muitas vezes essas empresas estabelecem parcerias com as universidades e centros de modo a realizar pesquisas de cunho tecnológico que podem vir a se tornarem futuros produtos de sucesso no mercado ou melhorias no processo produtivo, etc. Nesse contexto, surgem os modelos de inovação mostrados nas Figuras I e II.

Figura I – Modelo linear de inovação tecnológica

[pic 1]

Fonte: Pinto (2012)

 

Figura II – Modelo interativo de inovação tecnológica

[pic 2]

Fonte: Grizendi

 

O modelo linear consiste no desenvolvimento, produção e comercialização de novas tecnologias, que se originam nas atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Dessa maneira, a P&D é a base do desenvolvimento e inovação tecnológica nesse modelo. Todavia, nesse modelo, todas as atividades que são exteriores à P&D são, de certa forma, ignoradas uma vez que a inovação tecnológica é encarada apenas como o processo de invenção, produção e comercialização, não havendo um caráter mais amplo no que tange esse processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)   pdf (319.3 Kb)   docx (228.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com