TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Qualidade

Por:   •  31/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.348 Palavras (18 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 18

UNIARAXÁ

Danilo Silva

Priscilla Matarim

Larissa Novais

Lucas Geovani

Derick Benone

Leandro Guimarães

         

 GARANTIA DA QUALIDADE

ARAXÁ – MG

2014

UNIARAXÁ

Danilo Silva

Priscilla Matarim

Larissa Novais

Lucas Geovani

Derick Benone

Leandro Guimarães

GARANTIA DA QUALIDADE

Trabalho apresentado à Universidade de Araxá como parte das exigências da disciplina de Gestão da Qualidade - 5º semestre do curso de Engenharia de Produção.

Orientador: Ricardo Moreira

        

ARAXÁ – MG

2014

  1. Introdução:

A expansão da indústria no início do século XX e, particularmente, a invenção da produção em massa de Henry Ford fizeram surgir outro desenvolvimento extremamente importante na construção do edifício da moderna administração: o controle da qualidade. O controle da qualidade evoluiu para a administração da qualidade total.

Dentro do contexto mundial, a busca da competitividade tem exercido um papel relevante para o aprimoramento e conquista de novos mercados. A Qualidade Total está sendo visualizada como uma forma de gerenciamento que, quando implementada, visa melhorar de modo contínuo o desempenho organizacional.

A evolução da qualidade para a moderna administração da qualidade total é uma história que tem três períodos, filosofias ou “eras” principais.

Contudo foi necessário se implantar a área de Garantia da Qualidade que nada mais é que um conjunto de características de desempenho de um produto ou serviço que, em conformidade com as especificações, atende e, por vezes, supera as expectativas e anseios do consumidor (cliente). Tendo em seus particionados o controle de qualidade que é são ações que envolvem a comparação de resultados com padrões aplicáveis. Qualquer desvio identificado na comparação e avaliação é passível de registros de não conformidade. A não conformidade assim que for identificada, deve seguir os passos descritos do plano para seu devido tratamento. O controle de qualidade permite assegurar que produto funcione de forma correta (dentro dos padrões) e os requisitos sejam atendidos. (parte retiradas da trabalho de Carlos Magno dos Anjos Veras -

 SÃO LUIS – MARANHÃO MARÇO 2009 - pag 2)        

  1. Objetivo:

Demonstrar conceitualmente e em alguns exemplos a importância da garantia da qualidade para o crescimento e sustentabilidade de qualquer empresa. Quando se retrata a qualidade dentro das empresas, há muito que se trabalhar e um dos pontos mais importantes para se garantir os resultados da empresa é justamente a área de garantia e controle da qualidade.

  1. Garantia da Qualidade

  1. O que é garantia da Qualidade?

É um conjunto de características de desempenho de um produto ou serviço que, em conformidade com as especificações, atende e, por vezes, supera as expectativas e anseios do consumidor (cliente). O departamento de garantia da qualidade é responsável muitas vezes por criar e sustentar uma imagem de confiabilidade.

3.1.1 Objetivos da Garantia da Qualidade da Qualidade

Aplicar as atividades de Qualidade planejadas para que sejam utilizados todos os processos necessários para atender aos requisitos e ainda:

  • Assegurar o atendimento às especificações de cada teste;
  • Garantir a integridade dos espécimes sob teste, contra outros fatores
    que não os especificados para cada teste;
  • Assegurar a incerteza declarada nas medições efetuadas;
  • Assegurar o correto registro e a apresentação dos resultados de cada teste.

(http://www.lit.inpe.br/qualidade em 10/09)

3.1.2 O que é o controle da qualidade

O controle de qualidade é um processo utilizado para garantir um certo nível de qualidade em um produto ou serviço. Você pode incluir qualquer uma das ações de uma empresa considere necessárias para estabelecer o monitoramento e verificação de determinadas características de um produto ou serviço.

O objetivo básico do controle de qualidade é assegurar que os produtos, serviços ou processos, desde que preencham requisitos específicos e são confiáveis ​​e satisfatórios para os clientes (ou marketing de rede da empresa). Essencialmente, o controle de qualidade envolve a análise de um produto, serviço ou processo para determinados níveis mínimos de qualidade. O objetivo de uma equipe de controle de qualidade para identificar produtos ou serviços que não cumprem as normas específicas de uma empresa de qualidade.

Se um problema for identificado, o trabalho de uma equipe de controle de qualidade ou de formação pode envolver a suspender temporariamente a produção das empresas (PME ou microempresas ). Dependendo do produto ou serviço, bem como o tipo de identificação, a produção de problema ou pedido não pode ser ignorado completamente.

Em geral, o trabalho de uma equipe de controle de qualidade ou endereço da empresa não é problemas de qualidade totalmente correta. Geralmente, as outras pessoas estão envolvidas no processo de descobrir a causa de problemas de qualidade e corrigi-los. Depois que esses problemas sejam superados, o produto, serviço ou processo de produção continua, ou a aplicação como de costume.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (575.3 Kb)   docx (523.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com