TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIO DA ENGENHARIA NO BRASIL

Por:   •  14/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.443 Palavras (10 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 10

A HISTÓRIO DA ENGENHARIA NO BRASIL


A HISTÓRIO DA ENGENHARIA NO BRASIL

Relatório da história de engenharia civil no Brasil para apresentação de aula como trabalho interdisciplinar de Engenharia Civil V- vespertino.

Orientador: Prof. Claudio Gomes da Silva.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        OBJETIVO        3

2.1        OBJETIVO GERAL        3

2.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        3

3        MATERIAIS E MÉTODOS        3

4        DESENVOLVIMENTO        4

4.1        O inicio da história da Engenharia no Brasil        4

4.2        Engenharia no Estado de Rondônia        5

4.3        A evolução dos métodos construtivos        7

4.4        O papel do engenheiro        8

5        Considerações finais        10

REFERÊNCIAS        11

  1. INTRODUÇÃO

A Engenharia surgiu desde nossos ancestrais onde eles buscavam formas para desenvolver técnicas a fim de facilitar seus trabalhos do cotidiano, tornando hoje a engenharia a ciência e a arte de adquirir e aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos que são usados para a criação, aperfeiçoamento e na implementação de utilidades que estão em constante evolução e inovação na descoberta de novos materiais e de métodos construtivos que serão abordados.

  1. OBJETIVO

  1. OBJETIVO GERAL

Explicar a história da engenharia no Brasil, trazendo, com ênfase para o estado de Rondônia e à atuação do engenheiro.

  1. OBJETIVOSESPECÍFICOS

Repassar nossos conhecimentos para pessoas leigas no assunto com o intuito de despertar o interesse para a área;

Mostrar o quão fascinante é a engenharia e sua história no Brasil e no estado de Rondônia;

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Foi realiza diversas pesquisas sobre o tema em diversos artigos e livros para um melhor entendimento sobre o assunto, elaboração de um relatório e plano de aula e pôr fim a apresentação a acadêmicos do ensino médio em uma escola da região.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. O início da história da Engenharia no Brasil

O termo “engenharia civil” apareceu no Brasil ainda no período colonial. Mas somente depois da chegada da família real portuguesa, em 1808, surgiu a primeira escola de engenharia brasileira: A real Academia Militar do Rio de Janeiro. Com algumas modificações ao longo dos anos, essa escola se dividiu em duas: O instituto Militar de Engenharia, que tinha ideias puramente militares: e a Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, voltada para a pesquisa e as engenharias.

O ensino da Engenharia ainda em fase inicial tinha caráter nitidamente militar, com intuito de resolver problemas de defesa militar no reino, em fase desses problemas viu-se uma necessidade de conhecimento científico, à medida que cresciam as necessidades de engenheiros, no Brasil, onde o Governo se defrontava com os problemas urgentes criados pelas invasões e outras ameaças, tornava-se cada vez maior a conveniência de construir, em nosso território, núcleos próprios de ensino, de modo a aliviar a situação da metrópole, reduzindo, também, o ônus de enviar técnicos estrangeiros contratados.

Mas somente em 1933, no governo Getúlio Vargas foi promulgado o Decreto Federal n° 23.569 regulamentando a profissão de Engenheiros, Arquitetos e Agrimensores, sendo São Paulo a primeira unidade da Federação a regulamentar a profissão do engenheiro.

A engenharia moderna ou a engenharia propriamente dita nasceu através de dois grandes acontecimentos, a revolução indústria e o iluminismo.

A revolução industrial trouxe para o mundo as maquinas a vapor e diversas outras maquinas revolucionando o desenvolvimento tecnológico e o estudo de física e matemática, e com o iluminismo valorizou a observação da natureza, da experimentação, do estudo das ciências físicas e da natureza e suas aplicações.

  1. Engenharia no Estado de Rondônia

Sabe – se que a engenharia teve grande influência para o desenvolvimento do estado de Rondônia principalmente para a capital do estado.

A cidade de Porto Velho surgiu no contexto da construção da Estrada de Ferro Madeira – Mamoré, a abertura da BR 29 por Juscelino Kubitscheck e posteriormente nomeada de BR 364, durante o governo do Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, seguindo a geopolítica militar para a região, elevando o progresso, no decorrer dos anos, do pequeno povoado, que foi elevado a sede do município em 1914, emancipado em 1943, como capital do Território Federal do Guaporé, depois Rondônia e por fim transformado em capital do estado de Rondônia, pela Lei Complementar n° 41, em 22 de dezembro de 1981.

E.E.M.M foi um grande desafio para a engenharia mundial em terras brasileiras. Onde envolvia três empresas inglesas e uma americana, partindo do povoado de Santo Antônio do Madeira, então estado do Mato Grosso, já tinha – se tentado mas se experimentou o fracasso: não tinha conseguido realizar a construção da ferrovia que daria aos bolivianos uma saída para o Oceano Atlântico, pelos rios brasileiros. Com as tentativas frustradas na construção da ferrovia repercutiu pelas ruas de Londres o paradoxo capitalista do impossível: mesmo com todo o dinheiro do mundo e metade da população da terra, seria impossível construir uma ferrovia na floresta tropical da Amazônia, região endêmica, inóspita, cheia de selvagens, infestada de animais perigosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (161 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com