TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Higiene do Trabalho

Por:   •  14/1/2020  •  Projeto de pesquisa  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

HIGIENE DO TRABALHO

ILUMINACÃO

        A boa iluminação dos ambientes de trabalho, dos ambientes        acessórios, dos

locais de trabalho, etc. deve ser executada racionalmente, considerando-se a grande importância destas medidas na prevenção dos acidentes, na prevenção da fadiga visual e no incremento da produção, tanto do ponto de vista quantitativo como do ponto de vista qualitativo.

Este problema de higiene industrial, até bem pouco tempo não era  encarado como uma necessidade de maior importância, conseguindo-se, entretanto, progressos notáveis com o progresso da  própria indústria da iluminação que, de alguns anos para cá, sofreu grande evolução, oferecendo meios racionais e econômicos para a iluminação dos locais de trabalho, proporcionando resultados benéficos indiscutíveis.

        A iluminação deve obedecer a aspectos quantitativos e qualitativos, envolvendo assim, um série de conhecimentos e a adoção de medidas bem definidas para a sua eficiente aplicação, relacionados com o estudo da física da luz.

GRANDEZAS E UNIDADES FOTOMÉTRICAS

                Estas grandezas e unidades fotométricas constam da legislação de vários países, inclusive do nosso, como exigências a serem observadas na iluminação dos locais de trabalho.

                Relacionamos abaixo as principais grandezas e unidades fotométricas:

GRANDEZAS

UNIDADES

Intensidade luminosa

Vela internacional(V.i.) e Candela (cd.)

iluminamento (aclaramento)

Lux ou Vela metro

Brilhância/Radiância

V.i./cm² ou cd./cm²

A intensidade luminosa tem por unidade a Vela Internacional ou a Candela, variando a sua magnitude com a intensidade da fonte luminosa e com a distância da própria fonte.

A Vela Internacional e a Candela são duas unidades que pouco diferem entre si, correspondendo 1 v.i. a 1,02 cd.

O iluminamento corresponde ao aclaramento dos objetos pela presença da fonte luminosa, sendo a sua umidade referida como Lux ou Vela metro, definindo-se Lux como o aclaramento que em incidência normal, se obtém à distância de 1 metro de uma fonte luminosa puntiforme, cuja intensidade é de 1 v.i. ou 1 cd.

Uma fonte luminosa puntiforme de exatamente 1 v.i. de intensidade, emite raios luminosos em todas as direções, que se forem contidos dentro de uma calota esférica, cujo raio seja de 1 metro, e permanecendo assim, todos os pontos desta superfície se define como 1 lux, ou 1 vela metro.  Como é obvio, se a fonte luminosa, dentro das mesmas condições acima estabelecidas, for de 10 v.i., o aclaramento ou iluminamento será também de 10 lux, e assim por diante.

O aclaramento, por outro lado, como é fácil de se compreender, além de variar com a intensidade da fonte, varia também com a distância da fonte luminosa, enunciando-se, assim, uma lei geral que estabelece que o iluminamento é diretamente proporcional à intensidade da fonte luminosa e inversamente proporcional ao quadrado da distância desta mesma fonte, que em equação assim se exprime:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com