TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Por:   •  31/3/2020  •  Dissertação  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 4

ESTÁCIO DE SÁ

ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Tiago Baron Mazzeu                              201808028211

RIBEIRÃO PRETO / SP

2019

1 INTRODUÇÃO

O ambiente globalizado e as demandas de um consumidor cada vez mais exigente e engajado em determinadas causas, tem feito com que as empresas sejam elas grandes ou pequenas se adequem e se reinventem para não ficarem para trás. Dentre uma das preocupações recentes, recorrentes e exigidas hoje tanto pelo consumidor quanto por órgãos competentes está a preocupação com o aspecto ambiental. Focando nas possíveis soluções para reduzir ou se possível eliminar seus impactos.

No entanto a grande dificuldade é entregar esses resultados sem trazer altos custos ao processo, encarecendo a produção e consequentemente o produto, gerando riscos à geração de receita.

Dessa forma com base numa SGA bem elaborada e tendo como referência a ISSO 14000 e as legislações ambientais, é possível atender esses requisitos.

No nosso trabalho vamos nos prender a uma indústria de laticínios, aonde por meio do leite, principal matéria prima, se produz muitos derivados como queijos, manteiga, leite pasteurizado, ricota, doce de leite, iogurte, requeijão, bebida láctea pasteurizada e outros.

A seguir apresentaremos de forma detalhada os aspectos e impactos ambientais presentes na atividade, dividindo por meio do recurso utilizado ou resíduo gerado:

  1. Água

De fundamental importância para toda indústria, sobretudo a de alimentos o consumo de água tende a ser elevado, tanto que geralmente a captação deste recurso se dá por meio de poços artesianos para que consiga atender a tamanha demanda de metros cúbicos

Impactos ambientais provenientes:

  • Contaminação do solo;
  • Contaminação dos recursos hídricos
  1. Efluentes

Presente em toda grande cadeia de produção, a geração de efluentes líquidos também aparecem no segmento de laticínios. Nesse caso ele é composto de resíduos do leite, detergentes, produtos químicos utilizados no processo e na lavagem tanto dos maquinários quanto nas instalações prediais.

Impactos ambientais provenientes:

  • Contaminação do solo;
  • Contaminação dos recursos hídricos

  1. Resíduos Sólidos em Geral

Compostos em sua grande maioria por papeis, plásticos e papelão estão presentes tanto nas áreas de produção quanto nas áreas administrativas. Além dos restos de óleos e peças presentes no dia a dia do setor de manutenção.

Impactos ambientais provenientes:

  • Contaminação do solo;
  • Contaminação dos recursos hídricos

Dentro do considerado como resíduo sólido, damos um destaque especial as cinzas provenientes do processo de queima dentro das caldeiras para a geração de vapor.

Impactos ambientais provenientes:

  • Contaminação do solo;
  • Contaminação da atmosfera

  1. Energia

Embora tenha sido dito acima da existência de caldeiras para geração de vapor, a energia elétrica também tem fundamental importância no processo.

2 DIRETRIZES DA POLITÍCA AMBIENTAL

Como forma de minimizar os impactos do processo iremos elaborar a seguir diretrizes para uma política ambiental. Qualquer programa que envolva pessoas e tenha como meta mudar costumes, antes de mais nada precisamos começar com a conscientização dos colaboradores para isso desenvolver treinamentos que indique as boas e corretas práticas é vital para sua implementação e manutenção. Feito isso, podemos focar nos impactos observados.

Com relação aos resíduos sólidos a primeira medida é adotar o descarte correto, implementado a separação entre os tipos de materiais com coletores de diferentes cores que deixe a atividade mais visual e intuitiva possível. Dessa forma também fica mais fácil o envio para a reciclagem dos resíduos que possibilitem tal intervenção. Por fim é importante realizar um controle de forma que se saiba a quantidade de resíduos gerados para que se possa ter um comparativo e seja possível assim traçar metas para diminuição e que fique disponível para possíveis auditorias e licenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com