TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia no trabalho

Por:   •  6/3/2017  •  Resenha  •  1.988 Palavras (8 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 8

ANALISE ERGONÔMICA DO TRABALHO

ERGONOMIA EM PROJETOS INDUSTRIAIS

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...........................................................................................................

02

2 DESENVOLVIMENTO ..............................................................................................

04

3 CONCLUSÃO  .............................................................................................................

08

4 BIBLIOGRAFIA .........................................................................................................

09

GRÁFICOS ....................................................................................................................

ANEXOS ......................................................................................................................... 

10

11

INTRODUÇÃO

Apresentação da empresa

A empresa Shape Wear especializada na confecção de roupas masculinas está no mercado há 17 anos com foco voltado para as classes C e D, vendendo tanto para o atacado, quanto para o varejo.  A mesma possui 65 funcionários, sendo eles 85% homens e 15% mulheres, dentre estes, apenas 12 possuem ensino médio completo e 2 possuem ensino superior completo.

As atividades são realizadas de segunda à sexta nos horários entre 7h e 17h, com pausa para o almoço em refeitório próprio entre 12h e 13h. Quase todos os setores dispõem de banheiros e bebedouros, com exceção do setor de corte.

O ambiente de trabalho possui exclusivamente iluminação natural em sua maioria, com exceção do setor de corte e da sala da diretoria, que possuem iluminação artificial. A ventilação é tanto natural, com passagens para circulação de ar, quanto com a utilização de ventiladores no “chão de fábrica” e ar condicionado na sala da diretoria.

A empresa vem se automatizando principalmente nos setores de estampa e costura com a adesão de máquinas que realizam o serviço em um curto período de tempo, reduzindo o número de funcionários e acelerando o processo produtivo.

Para redução do desperdício todas as sobras de tecidos vão para o reaproveitamento, onde se realiza o trabalho de confecção de roupas infantis, tornando o material descartado quase inexistente, o que gerou um aumento no lucro mensal de 16%.

Apresentação do sistema produtivo

        Logo que o tecido chega à fábrica o processo de confecção se inicia com o corte, que é realizado por 4 funcionários em local separado (segundo andar), que tem acesso para funcionários por escada e elevador para carga, a atividade é realizada em mesas com ajustes de altura. O ambiente, por se localizar no segundo pavimento, está em grande proximidade com o teto metálico, o mesmo possui apenas 2 ventiladores, porém há boa iluminação natural e artificial.

        Em seguida, as peças cortadas são devidamente transportadas para o setor de estamparia, local que só possui ventilação natural, onde a máquina de estampa em conjunto com 7 funcionários, em sua totalidade homens, realiza o processo de pintura dos tecidos, onde um funcionário realiza a limpeza das chapas, outro distribui os tecidos, o terceiro recolhe, dois dobram, o sexto armazena para o transporte e o último é responsável pela supervisão da atividade.

        Após a conclusão da pintura, o tecido é levado ao setor de costura, área em que a grande maioria dos funcionários são mulheres que trabalham sentadas em frente suas máquinas de costura e com boa distância entre eles, cada um recebe uma certa quantidade de tecido em seu próprio ambiente, sem haver a necessidade de se locomover para buscá-los.

        Logo depois, as peças são transportadas ao setor de acabamento, onde os funcionários trabalham em pé, com exceção de uma funcionária grávida que estava trabalhando sentada, realizando o serviço de conclusão da peça.

        Por fim a peça é transportada para setor de estoque, local em que fica armazenada até a chegada do caminhão que irá transportá-las.

        É importante ressaltar que todo o serviço de transporte interno é realizado por funcionários específicos, não afetando nenhuma das outras atividades exercidas no processo.

Apresentação do produto

        Os produtos fabricados são blusas, calções e bermudas variadas (lisas e estampadas) voltados para o público masculino das classes C e D.

Objetivo, importância e justificativa                

         A análise do processo produtivo tem como objetivo adequar o ambiente de trabalho (local, máquinas, instrumentos e carga horária) às necessidades do trabalhador, tendo como consequência um ambiente mais propício para o desenvolvimento da atividade, tornando o processo mais rápido e havendo maior economia.

A escolha da empresa teve como fator principal a carência que o mercado de confecção possui com relação a preservação da integridade física e mental de seus funcionários, tendo como base que a maioria das industrias desta área não possui preocupações antropocêntricas.

A aplicação da Análise Ergonômica do Trabalho na Shape Wear tem como retorno a identificação de problemas ergonômicos, visando soluções para os mesmos através da utilização de situação de referência adquirindo um prognóstico embasando uma situação futura.

 

DESENVOLVIMENTO

        A aplicação da AET se deu em todos os setores expostos anteriormente, estabelecendo o diagnóstico e o prognóstico de cada um deles.

Diagnóstico:

Setor de corte

Fatores organizacionais: 

A empresa possuía uma quantidade razoável de banheiros e bebedouros, mas nenhum próximo do ambiente de trabalho dos responsáveis pelo corte de peças de tecido, obrigando-os a terem que se deslocar bastante para suprir suas necessidades fisiológicas.
        Outro aspecto relevante é a falta de capacitação da mão de obra, nenhum dos funcionários entrevistados havia feito nenhum tipo de curso ou similar para obter o conhecimento teórico da realização de sua atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (962.3 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com