TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS MEDIDAS DE SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVÍL

Por:   •  20/6/2016  •  Artigo  •  4.007 Palavras (17 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

FACULDADE VERDE NORTE – FAVENORTE

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

A IMPORTÂNCIA DAS MEDIDAS DE SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVÍL

Maria de Fátima Nogueira de Souza 1

Meiriely Pardinho Mauricio 1

Adilson Lino da Silva 2

RESUMO: Apesar dos constantes avanços técnicos e científicos em todos os setores, a constante quantidade de acidentes nas obras de construção civil ainda é uma realidade bem incômoda pelo país, e o pior, que muitos destes acidentes são graves ou fatais. A partir deste propósito o presente estudo apresenta como objetivos propostos a análise diagnóstica inerente à importância da segurança na construção civil, ressaltando a necessidade da conscientização de todos os profissionais envolvidos nas obras, principalmente no tangente à questão da correta utilização dos equipamentos de segurança individuais e coletivos (EPIS E EPCS), uma vez que em muitos canteiros de obras, ainda há pessoas que não sabem da importância destes equipamentos. Por ser um tema bastante recorrente na área da construção civil, escolheu-se o mesmo para ser debatido no presente artigo cientifico. Nota-se que as normas de regulamentares na construção civil ainda são ignoradas por grande parte dos trabalhadores e empresas, ocorrendo com isso o aumento do número de acidentes, assim sendo é preciso observar a necessidade de uma cobrança maior por parte das entidades fiscalizadoras buscando preservar a vida e integridade de todos os envolvidos nas obras.

Palavras-Chave: Construção civil. Equipamentos de segurança. Normas de segurança.

ABSTRACT: Despite constant technical and scientific advances in all sectors, the quantity of accidents in construction works is still a very uncomfortable reality across the country, and the worst, that many of these accidents are serious or fatal. From this purpose this study presents the following objectives proposed diagnostic analysis inherent to the importance of safety in construction, emphasizing the need for awareness of all professionals involved in the work, especially in tangent to the question of the correct use of individual safety equipment and collective (EPIS E EPCS), since in many construction sites, there are still people who do not know the importance of such equipment. Being a fairly recurring theme in the construction area, we chose the same to be debated in this scientific article. To note that the regulatory standards in construction are still ignored by most workers and businesses, occurring with it the increasing number of accidents, thus it should be noted the need for greater collection of the controlling entities seeking to preserve the life and integrity of all those involved in the works.

Keywords: Construction. Safety equipment. Safety standards.

  1. INTRODUÇÃO

Segundo Mendes (1980), citado por Martins (2004) segurança do trabalho é “a preocupação pela prevenção de acidentes de trabalho”. Pode ser compreendida como o conjunto de medidas adotadas com o intuito de redução dos acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.

Razente; Thomas e Duarte, (2005) afirmam que os acidentes de trabalho se constituem em problema de saúde pública em todo o mundo, por serem potencialmente fatais, incapacitantes e por acometerem, em especial, pessoas jovens e em idade produtiva, o que acarreta grandes consequências sociais e econômicas. No ramo de construção é acentuada a probabilidade de um trabalhador se acidentar, adoecer e mesmo morrer, sempre figurando este setor nos primeiros lugares entre vários ramos de atividades, quanto aos índices de acidentes.

A partir de ampla pesquisa bibliográfica busca-se compreender a importância das medidas de segurança na construção civil destacando as principais causas e consequências dos acidentes nas obras, além de uma análise conceitual sobre a segurança na construção civil, assim como os equipamentos de segurança.

A NR – 1 (1978) expõe que as Normas Regulamentadoras - NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

A Indústria da Construção Civil é uma atividade econômica que envolve tradicionais estruturas sociais, culturais e políticas. É nacionalmente caracterizada por apresentar um elevado índice de acidentes de trabalho, e segundo Araújo (1998), está em segundo lugar na frequência de acidentes registrados em todo o país. Esse perfil pode ser traduzido como gerador de inúmeras perdas de recursos humanos e financeiros no setor.

Medeiros e Rodrigues (2014) enfatizam que os acidentes de trabalho têm sido frequentemente associados a patrões negligentes que oferecem condições de trabalho inseguras e a empregados displicentes que cometem atos inseguros. No entanto, sabe-se que as causas dos acidentes de trabalho, normalmente, não correspondem a essa associação, mas sim às condições ambientais a que estão expostos os trabalhadores e ao seu aspecto psicológico, envolvendo fatores humanos, econômicos e sociais.

Observa-se que o índice de acidentes de trabalho na construção civil apresenta grande elevação ao longo dos anos, dizimando ou deixando improdutiva grande percentual da população ativa do país, assim sendo observa-se a necessidade de estudos mais abrangentes inerentes ao tema, uma vez que há ainda hoje pouca bibliografia inerente ao assunto.

  1. METODOLOGIA  

O presente trabalho acadêmico compunha-se de um teor qualitativo, constitui-se de uma revisão de literatura. Na primeira etapa aconteceu a coleta de material bibliográfico. Na segunda etapa realizou-se revisão de literatura para análise da importância dos equipamentos de proteção individual e coletiva e compreensão da importância das medidas de segurança no trabalho.

Os materiais e equipamentos utilizados foram: Um desktop positivo de 320 de HD e 2gb de memória com processador Intel Celeron 2.4; Programa Word, comercializado pela firma Microsoft (para edição da pesquisa).

  1. REVISÃO LITERÁRIA  

3.1 – Medidas de prevenção de acidentes

As medidas de prevenção de riscos de acidentes fazem parte do gerenciamento da segurança dentro da indústria da construção civil. Rosso e Oliveira (2005) cita que risco expressa uma probabilidade de possíveis danos dentro de um período específico de tempo ou número de ciclos operacionais:  Incerteza quanto à ocorrência de um determinado evento; chance ou perda por causa de um acidente ou série de acidentes. Ou seja, risco é uma condição em um determinado tempo, que possa tornar-se acidente. Por isto existe a preocupação com trabalhadores expostos a quedas de altura, pois correm riscos de sofrerem acidentes a qualquer momento do dia. Devido às atividades que executam dentro da obra, como levantar paredes, pintura, cobertura da laje, telhados e colocação de revestimentos, as atividades com riscos de quedas de altura, requerem cuidados extras para não ocasionarem acidentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (304.9 Kb)   docx (141.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com