TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO TERRÔMETRO NA MEDIÇÃO DE ATERRAMENTO

Por:   •  20/3/2022  •  Artigo  •  3.143 Palavras (13 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

A IMPORTÂNCIA DO TERRÔMETRO NA MEDIÇÃO DE  ATERRAMENTO

Laís Favila Carvalhal 1, Grace Favila de Figueiredo Carvalhal2

1Instituto Federal da Bahia, (carvalhallais@gmail.com)

2 Universidade Estadual da Bahia, (gracekellycarvalhal@gmail.com)

Resumo

A aferição ou medição da resistência de aterramento pode ser feita com um aparelho do tipo analógico ou eletrônico denominado terrômetro. Dessa forma, foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica, pois trata de um trabalho teórico-conceitual, onde o assunto foi pesquisado bibliograficamente em outros trabalhos,artigos e livros. Assim,obteve-se resustados positivos e que reforçam a necessidade do estudo do terrômetro na medição de aterramento.Conclui-se,que o uso do terrômetro é de vital importância para concessionárias elétricas e serviços correlacionados em que engenheiros e técnicos devem estar sempre buscando capacitações na área.

Palavras-chave: Terrometro;Medição;Aterramento.

Área Temática: Engenharia.

E-mail do autor principal: carvalhallais@gmail.com

1 INTRODUÇÃO

O fio “terra” termo usualmente conhecido refere-se ao condutor normalmente de cobre que transpõe sobre a terra com o propósito de eliminar descargas atmosféricas, de modo seguro, captadas por para- raios ou correntes a fim de proteger os equipamentos e as pessoas.

O fio terra tem potencial 0v pois está ligado a terra, logo, tudo o que estiver ligado a terra terá potencial zero também. O neutro se diferencia da terra porque pelo fio terra só passarão as eventuais correntes de fuga da instalação pois é o caminho para conduzi-las a terra. O neutro é um condutor vivo que circula a corrente que faz funcionar os equipamentos elétricos.

1.1Conceito de Aterramento

O termo aterramento se refere à terra, pois significa que está propositalmente ligado à terra. Ocorre a interface entre o sistema de aterramento e toda a terra e por esta interface é que acontece o contato elétrico entre a terra e o sistema de aterramento. Em conformidade com Visacro (2010), “o aterramento pode ser definido como uma ligação elétrica proposital de um sistema físico – elétrico, eletrônico ou corpos metálicos- ao solo”. Assim, o ponto de aterramento que se quer conectar é variável, depende da aplicação que se deseja, pode assumir uma configuração muito diversificada por visar o desempenho do sistema, a segurança, a proteção das pessoas e dos equipamentos envolvidos.[pic 2]

Conforme Visacro (2010), “a ausência de aterramento é responsável por inúmeros acidentes elétricos com vítimas, principalmente em instalações residenciais”. Desse modo, um projeto adequado de aterramento elétrico é essencial caso algum condutor forneça perigo a vida, pois o aterramento enviará a corrente de fuga para a terra. Nesse sentido, a terra é definida como massa condutora de solo que envolve o eletrodo de aterramento.

1.2 Funções do aterramento elétrico

O aterramento elétrico apresenta três funções essenciais:

●Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas por meio da viabilização de

viés alternativo para a terra, como demonstra a figura.

Figura 1 : A com aterramento ( a corrente praticamente não circula pelo corpo) e B sem aterramento( o único caminho é o corpo)

[pic 3]

Fonte: mundodaeletrica.com.br

●Descarregar as cargas estáticas acumuladas dos equipamentos ou máquinas para a terra;

●Controle de sobretensões.

Para que um sistema de energia elétrica opere corretamente, com desempenho seguro garantindo a segurança pessoal torna-se necessário a realização de um projeto específico, com parâmetros fixados sendo também consideradas as condições as quais o sistema possa ser submetido.

1.3 Objetivos do aterramento elétrico

          ●Obter uma resistência de aterramento a mais baixa possível, para correntes de falta aterra;

           ●Manter os potenciais produzidos pelas correntes da falta dentro de limites de segurança de modo a não causar fibrilação;

          ●Fazer que equipamentos de proteção sejam mais sensibilizados e isolem rapidamente as falhas à terra;                                                                                

●Proporcionar um caminho de escoamento para terra de descargas atmosféricas;

Desse modo, a imagem abaixo apresenta um elétrodo de aterramento, pois o condutor de aterramento está ligado ao conector. A haste de aço cobreado é comumente utilizada por sua baixa resistividade e propriedades condutivas, além do custo em relação a outros condutores.[pic 4]

Figura 2: Eletrodo de aterramento

[pic 5]

              Fonte:Mundodaeletrica.com.br

A terra é um condutor composto de cabo e haste metálica que dão o caminho para que as correntes escapem.

1.3 Terrômetro

A realização de um sistema de aterramento tem como uma das premissas básicas determinar o menor valor possível da resistência de aterramento não permitindo que sejam ultrapassados os valores de potenciais que originam correntes capazes de provocar fibrilação ventricular (ALKMIN et al., 2003).

A aferição ou medição da resistência de aterramento pode ser feita com um aparelho do tipo analógico ou eletrônico denominado terrômetro. Os termômetros analógicos baseiam sua operação nos fenômenos eletromagnético e/ou eletrostático, como a ação de um campo magnético sobre uma espira percorrida por corrente elétrica ou a repulsão entre duas superfícies carregadas com cargas elétricas de mesmo sinal. Já os digitais baseiam-se na conversão dos sinais analógicos de entrada, neste caso sinais de tensão e de corrente elétrica, em dados digitais.

O terrômetro define-se por ser um aparelho usado para medir a resistência do solo referente a descargas elétricas, ou seja, mede a eficiência do aterramento por meio de sensores.O terrômetro, além de medir o aterramento tem a função de controlar esse aterramento também oriundos de para raios, antenas de tv em emissoras, rádios em casas, em prédios residenciais e comerciais.

Dessa forma, é um medidor de resistência de terra, que pode ser usado tanto para medição de resistência de aterramento como para medição das tensões espúrias geradas pelas correntes parasitas no solo. O terrômetro verifica se o aterramento está conforme estipulação das normas técnicas a respeito da segurança para os equipamentos elétricos.   1.3.1Características do terrômetro[pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (671.1 Kb)   docx (614.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com