TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Por:   •  4/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS[pic 1]

CURSO: INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

William Donizete I. da Silva

Energia Eólica como uma alternativa para geração de energia elétrica na região nordeste.

Angicos/RN (2019)


SUMÁRIO

1.   INTRODUÇÃO ...............................................................................................

2.  PROBLEMA ...................................................................................................

3.  JUSTIFICATIVA .............................................................................................

4.  REFERENCIAL TEÓRICO .............................................................................

5.  METODOLOGIA DE PESQUISA ...................................................................

6.  OBJETIVOS ...................................................................................................

6.1 OBJETIVO GERAL ..................................................................................

6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS ....................................................................

7.  CRONOGRAMA .............................................................................................

8.  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..............................................................


  1. INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje é conhecida a importância das energias renováveis no mundo e, adicionalmente, a necessidade de atualizar a matriz energética do nosso país. No nordeste temos que a principal fonte de geração de energia, provem das usinas eólicas que no ano de 2017 contribuiu com 36,5% da composição da matriz energética juntamente com as termoelétricas (34,1%) e das fontes hidráulicas (29,5%). O presente projeto busca apresentar como essas usinas funcionam, o impacto que causam na nossa região, especificamente no estado do Pernambuco. Isso se dará através dos seguintes questionamentos: Qual a participação desse estado na de geração de energia eólica? Quais seus principais parques eólicos? Quais suas as projeções para os próximos anos?


  1. PROBLEMA

A cada dia estamos mais dependentes de aparelhos eletrônicos, o que faz surgir uma grande necessidade por energia elétrica, embora esse consumo de energia seja justificável devido ao grande crescimento da nossa população e a popularização de eletroeletrônicos, precisamos de novas alternativas para a geração de energia. Vivemos em uma crise de aquecimento em nosso planeta, mudanças climáticas severas que podem comprometer a sobrevivência de diversas espécies inclusive a humana.

O Brasil tem um grande potencial na geração de energia renovável  assim podendo exercer uma grande influência no cenário global na geração de energia que cause pouco impacto ambiental. A região nordeste tem em sua matriz energética uma grande quantidade proveniente da energia eólica, porém, de quanto é essa geração? Como se dá essa geração? Como funciona uma usina eólica? Quais impactos ela pode causar? A participação de cada estado na geração dessa energia na região nordeste? A participação do estado do Pernambuco? Quais investimentos estão sendo feito no estado do pernambuco para melhorar essa geração? A capacidade energética que o estado apresenta e pode apresentar?


  1. JUSTIFICATIVA

Usinas eólicas apresentam um maquinário complexo e possui vantagens e desvantagens que devem  ser compreendidas e estudadas. É de extrema importância mudar nossa matriz energética e nos atualizarmos diante do mundo, pois, a região nordeste tem um grande potencial para uso de energias renováveis e por falta de informação e investimento esse grande potencial não é explorado. Mesmo com poucos investimento a maior parte da energia da nossa região é renovável apresentando a fonte eólica como a principal contribuidora para esse percentual, o estado do pernambuco possui uma grande importância nesse percentual gerado o qual o trabalho busca apresentar.


  1. REFERENCIAL TEÓRICO

A energia eólica produzida a partir da força dos ventos, é abundante, renovável e disponível em muitos lugares. Essa energia é gerada por meio de aerogeradores, nas quais a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico.

a quantidade de energia transferida é em função da densidade do ar, da área coberta pela rotação das pás(Hélices) e velocidade do vento.

A utilização dessa fonte para geração de eletricidade, em escala comercial, começou na década de 1970, quando se acentuou a crise internacional do petróleo. os Estados Unidos e alguns países da Europa se interessaram pelo desenvolvimento de fontes alternativas para a produção de energia elétrica.

O atlas do potencial eólico Brasileiro, elaborado pelo centro de pesquisar de energia elétrica (cepel). mostra um potencial bruto de 143,5 GW, o que torna a energia eólica uma alternativa importante para a diversificação de geração de eletricidade no Pais.

O maior potencial foi identificado na região litoral do nordeste. O potencial de energia é cerca de 144,29 TWh/ano.

Os mapas eólicos desenvolvidos pelo Centro Brasileiro de Energia Eólica apontam que os ventos Brasileiros apresentam ótimas características para a geração elétrica, com boa velocidade, baixa turbulência e boa uniformidade, o que possibilita fatores de capacidade de geração em alguns parques de ate 50%. Em dezembro de 2013, Pernambuco promoveu o inédito Leilão de Energia Solar, o primeiro do País no segmento. Com grande êxito, o projeto trouxe grandes investimentos para o Estado, que contribuem também com o desenvolvimento sustentável do Interior pernambucano. Um dos marcos na concretização deste projeto, está o primeiro parque híbrido do País, em Tacaratu. Fruto do Leilão e inaugurado em setembro de 2015, ele possui capacidade para abastecer 250 mil residências. O projeto continua crescendo e, hoje, engloba outros programas, como o Atlas Eólico e Solar de Pernambuco e o PE Solar, que tem o objetivo máximo de consolidar o Estado como um importante gerador de energia renovável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com