TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Implatação de Tecnologia

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.472 Palavras (14 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 14

Estudo para implantação de uma tecnologia que retira umidade do ar, para gerar água potável.

  1. Resumo

A visão da população vem mudando a cada ano, tem crescido bastante a quantidade de ambientalistas no mundo, cada vez mais se defende a proposta de sustentabilidade, as empresas precisam se adequar a esta pedida do mercado, existe uma crescente preocupação da sociedade como um todo com a maneira que é utilizada os recursos naturais, o mercado demanda de tecnologias eficientes que possam auxiliar o seu processo produtivo.

A água é um dos recursos mais utilizados em empresas de diversos ramos, boa parte da água utilizada em indústrias é potável, mas que acaba tendo outra destinação.  “A água doce é uma das substâncias mais importantes para a existência da vida na Terra. Cerca de 70% da superfície terrestre é coberta por água. Desse total, apenas 3% é de água potável.”. (SILVA, ARAÚJO, SILVA.). Muitas vezes posterior a sua utilização no processo de produção se torna impossível a sua recuperação, tornando esta água imprópria ao consumo humano, reduzindo cada vez mais essa percentagem de água potável. Segundo BARROS, AMIN, 2008. “A poluição e o uso desordenado dos recursos hídricos, aos poucos, estão tornando a água imprópria para o consumo humano. Além disto, tanto o crescimento demográfico quanto o econômico multiplicam os usos das águas e fazem crescer sua demanda”.

Constantemente vem se pesquisando métodos para a sua obtenção de forma inteligente, métodos que possam auxiliar as organizações como um todo, o presente estudo se trata de um levantamento de recursos metodológicos, fazendo pesquisa na literatura como revistas, vídeos, sites científicos, bem como vídeos no you tube que mostra todo o funcionamento da máquina, foram aplicados a ferramenta business model canvas que se trata de uma ferramenta de modelo estratégico de novos negócios, e questionários junto a alguns potenciais clientes, fazendo levantamento a respeito da proposta de negócio.

O principal foco da pesquisa é a indústrias que precisam de gerenciamento inteligente, as empresas do ramo petrolífero precisa de uma grande quantidade de água em seu processo produtivo, desde processos de perfuração, exploração, elevação ou transporte de líquidos de um ponto ao outro; O modelo de negócio se trata da obtenção de água de forma mais inteligente que imita o processo das chuvas, utilizando materiais mais baratos para produção de um moinho de que produz água a partir da umidade do ar, e é alimentado por energia eólica ou solar. Em zonas de conflito é utilizada uma maquina que retira à água presente no ar, este sistema foi desenvolvido para abastecer as tropas em guerra, pois um dos maiores desafios logísticos é o de levar água para as tropas e populações em zona de conflitos, são moinhos instalados em locais de difícil acesso onde produz água potável, este moinho tem como finalidade imitar o processo da formação de chuva. Atualmente no Brasil existe uma máquina que transforma por meio da condensação vapor de água presente na umidade do ar em água líquida, este processo segue o mesmo principio da formação da chuva, que gera água potável para o consumo humano, a tecnologia já utilizada precisa da energia elétrica para funcionar.

  1. Introdução

Com o crescimento populacional e uso dos recursos naturais de forma desordenada cada vez mais se torna uma fator preocupante as formas utilizadas tanto para descartes e para obtenção, pesquisas e projetos inovadores vem sendo lançados constantemente, buscando novas fontes de conseguir água potável, que seja própria tanto ao consumo como utilizada em locais que necessitam de uso inteligente de água, com a falta de chuva provocada pelo aquecimento global existe uma forte preocupação com o futuro, e sobre as formas convencionais de obter água potável.

A poluição e o uso desordenado dos recursos hídricos, aos poucos, estão tornando a água imprópria para o consumo humano. Além disto, tanto o crescimento demográfico quanto o econômico multiplicam os usos das águas e fazem crescer sua demanda, diante de uma oferta inelástica. A junção destes fatores leva a inferir que este recurso não pode mais ser entendido como um bem comum, pois a confrontação de sua disponibilidade com suas demandas tende a acarretar a escassez. (BARROS, AMIN. 2008). 

Diante do cenário, pensando em locais que sofrem com problemas de escassez surgi à ideia de produção de uma maquina que utiliza umidade do ar e é transformada em água liquida, o processo imita o processo das chuvas, se trata de uma tecnologia que é utilizada em outros países agregando a uma tecnologia já existente no Brasil, nosso principal objetivo é tornar a máquina autossuficiente usando a energia Eólica e solar, produzindo a mesma da forma mais viável economicamente, visto que o moinho utilizado em países onde estão em conflitos constantemente, se trazido ao Brasil teria um alto valor agregado.

  1. Referencial TEORICO

  1. Descrição do Cenário

Cada vez mais, necessitamos de água para a nossa sobrevivência, porém à medida que a população do planeta cresce as reservas de água se tornam mais escassas, sendo assim, traçado um caminho para um futuro imprevisível. Dessa forma questionamentos constantes são realizados, do tipo: até quando teremos as fontes de água que conhecemos hoje? Nem mesmo os mais estudiosos da temática sabem responder essa pergunta. Populações no geral necessitam da água potável para alimentos, principalmente para a produção destes, higiene e nas indústrias.

Segundo a ONU, em menos de cinqüenta anos, mais de quatro bilhões de pessoas, ou 45% da população mundial, estarão sofrendo com a falta de água. Esse alerta foi dado em um relatório apresentado na 7ª. Conferência das Partes da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas, realizada no final de 2001, em Marrocos. Afirma, ainda, que antes mesmo de chegarmos à metade do século, muitos países não atingirão os cinqüenta litros de água por dia, necessários para atender às necessidades humanas.

Podemos ficar 28 dias sem comer nada, sem água apenas três dias, em média mais um bilhão de pessoas não tem acesso à água tratada, no Brasil essa porcentagem é maior no nordeste, onde em grande partes as pessoas tem gerenciar este recurso para o abastecimento pessoal e com os animais e indústrias. Atualmente o abastecimento da maioria dessas regiões é feito por carros pipa e dessalinizadores que quase sempre não são suficientes ou não funciona por desgaste excessivo. “A água doce é uma das substâncias mais importantes para a existência da vida na Terra. Cerca de 70% da superfície terrestre é coberta por água. Desse total, apenas 3% é de água potável. Os primeiros cinco quilômetros de altura da atmosfera terrestre contêm 90% da massa total de vapor d’água presente na mesma”. (SILVA, ARAÚJO, SILVA.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (528.3 Kb)   docx (542.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com