TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Incubação de Empresas

Por:   •  17/3/2022  •  Resenha  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 4

Incubação de Empresas

As incubadoras surgem para assegurar funções vitais às empresas com problemas de qualquer origem. Na sua essência, oferecem vitalidade à organização com consultorias especializadas, capacitações gerenciais, espaço físico e infraestrutura operacional, administrativa e técnica.

O programa Nacional de Apoio a Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos, define incubadora como um artificio que estimula a criação e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas industriais ou prestação de serviços, de base tecnológica ou de manufaturas leves por meio da formação complementar do empreendedor em seus aspectos técnicos e gerenciais. Além, de agilizar e facilitar o processo de inovação tecnológica nas micro e pequenas empresas.

Destaca-se particularmente incubadoras com um arranjo institucional/empresarial que tem como função principal transformar conhecimento em produtos, processos e serviços. Geralmente a comunidade universitária (setor de pesquisa e tecnologia) e instituições de cunho tecnológico atuam ativamente nessa área. Em situações onde rapidez, eficiência e conhecimento no processo de inovação são diferenciais para competitividade das economias, o processo de incubação é muito importante de modo a finalizar a inovação em tempo hábil para suprir as necessidades do mercado.

Os parques Tecnológicos são complexos que visa promover interação entre empresas e instituições cientificas e tecnológica, publicas e privadas, afim de desenvolver sinergias nos ramos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, tendo apoio financeiro do setor privado, comunidade local, governo federal, estadual e municipal.

Os 10 fatores importantes no processo de incubação são: localização e infraestrutura; planejamento e gestão; empreendedorismo; marketing; processo de seleção; capitalização; equipe gerencial; oferta de serviços especializados; redes de relacionamento e influências políticas e econômicas.

Por volta dos anos 80, as instituições financeiras, o governo e a universidades se uniram para aumentar o processo de industrialização de regiões menos desenvolvidas ou em crise, providas da recessão dos anos 70 e 80.

Na década de 1980, os Estados unidos possuíam 12 incubadoras, sendo que 19 anos depois apresentavam mais de 800 empreendimentos. Des da década de 80 foi gerado aproximadamente meio milhão de empregos segundo NBIA (National Busieness Incubation Association).

A procura por desenvolvimento regional gerou politicas governamentais com intuito à criação de novos postos de trabalho, geração de renda e desenvolvimento regional e econômico. O foco era empresas de alta tecnologia que eram acompanhadas por instituições de ensino e pesquisa.

Dados estatísticos de incubadoras americanas e europeias apresentam que a taxa de mortalidade de empresas cai de 70% para 20% com o uso do processo de incubação.

No cenário universitário, as incubadoras incentivam a curiosidade dos estudantes e incentivam a criação de empresa de base tecnológica. Esse fator é muito importante para os países em desenvolvimento pois isso gera inovação.

Tem-se um aumento na busca de novos talentos para pesquisa e inovação. Os pesquisadores exploram oportunidades para formação de desenvolvimento de habilidades para atividades de adaptação, aperfeiçoamento e difusão de tecnologia nas áreas do ensino técnico e tecnológico. Temos também a formação e treinamento de RH qualificados para o segmento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com