TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Indústria 4.0

Por:   •  15/3/2019  •  Artigo  •  2.551 Palavras (11 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 11

Indústria 4.0

Industry 4.0

SOUSA, Tatiana Corrêa; Designer Industrial; Universidade do Estado de Minas Gerais

sousa.tatianacorrea@gmail.com

Resumo        

Este documento é uma breve apresentação da 4ª Revolução Industrial e seus efeitos. A 4ª Revolução Industrial trata da integração entre os sistemas digitais, físicos e biológicos. Para isso são desenvolvidos sistemas inteligentes que conversam entre si através da IOT (Internet das Coisas) e da IA (Inteligência Artificial) e controlam a si mesmos, sem a necessidade da interação humana de forma incisiva. Hoje já existem diversas aplicações da Indústria 4.0 que estão em fases de testes e algumas já disponíveis para a população. Os carros autônomos estão em fases de teste, mas ainda são refreados pelas legislações vigentes. Além deles pode-se citar os robôs autônomos, as impressoras 3D (altamente difundidas e de fácil acesso) e a utilização de nuvens devido ao alto conteúdo de informações sendo transmitidas por esses sistemas.

Palavras Chave: Revolução Industrial; Indústria 4.0; Biologia Sintética.

Abstract

This document is a brief presentation of the 4th Industrial Revolution and its effects. The 4th Industrial Revolution deals with the integration between digital, physical and biological systems. For this, intelligent systems are developed that talk to each other through the IOT (Internet of Things) and AI (Artificial Intelligence) and control themselves, without the need for human interaction in an incisive way. Today there are already several applications of Industry 4.0 that are in phases of tests and some already available for the population. The standalone cars are in test stages, but are still curtailed by the current legislation. In addition, we can mention the autonomous robots, 3D printers (highly diffused and easily accessible) and the use of clouds due to the high content of information being transmitted by these systems.

Keywords: Industrial Revolution; Industry 4.0; Synthetic Biology.


  1. Introdução

Atualmente estão acontecendo mudanças sistemáticas profundas, rápidas e em escala global que têm influenciado, principalmente, os setores industriais e os métodos de produção (mas não somente eles). À estas mudanças os especialistas têm dado o nome de 4º Revolução Industrial. A automatização foi o início desse processo, mas agora a revolução trata da integração entre os sistemas digitais, físicos e biológicos. Além dos setores industriais e dos métodos de produção, a 4ª Revolução Industrial promete alterar todo o mecanismo de pensamento humano e o dia-dia das pessoas em um futuro próximo.

Já se fala em 4ª Revolução Industrial há pelo menos dez anos, mas mesmo nas melhores previsões não se calculava que seu desenvolvimento acontecesse tão rápido e escala exponencial tão abrupta.

Figura 1 - Gráfico 1: Curva exponencial da tecnologia

[pic 2]

Fonte: digai.com.br (2015)

        A ideia principal desta revolução é o desenvolvimento de sistemas inteligentes, que conversam entre si e controlam a si mesmos, substituindo a necessidade de humanos realizando tarefas banais, mecanizadas, repetitivas e que não necessitam de tomada de decisões importantes.

         Esse é um dos motivos desta revolução ser tão discutida: A obsolescência de postos de trabalho que exigem menos formação técnica. O que farão as pessoas que estão hoje trabalhando nesses cargos e não possuem conhecimentos técnicos suficientes para se inserirem no novo mercado de trabalho? Quantos e quais cargos não mais existirão? E quais serão os novos empregos do futuro e como preparar a população para ocupá-los?

Figura 2 - Gráfico 2: Curva exponencial da tecnologia

[pic 3]

Fonte: engineering.huiseoul.com (2016)

Além dos sistemas inteligentes digitais integrados e a consequente automatização completa das indústrias, a 4ª Revolução Industrial trata também das novas tecnologias nos setores de engenharia genética, biotecnologias e neurotecnologias. Smartphones serão coisa do passado, todas as suas funções estarão na palma da mão, ou em outras partes do corpo.

As nuvens também são parte importante dessa nova era. Com a digitalização dos sistemas e a internet das coisas deixando todos os aparelhos inteligentes por mais simples que eles possam parecer, mais dados serão gerados e toda informação será armazenada em forma de dados nas nuvens. Os aparelhos domésticos, por exemplo, serão inteligentes e terão sistemas de armazenamento e análise de dados sobre seu dono, podendo assim, serem mais personalizados de acordo com sua rotina e seus gostos.

  1. Revoluções tecnológicas

A primeira revolução industrial ocorreu na segunda metade do século XVIII até a metade do século XIX, e caracterizou-se pela introdução da máquina a vapor, que usou a água e o vapor para mecanizar a produção que antes era essencialmente artesanal. A segunda revolução industrial, que ocorreu entre meados do século XIX até a primeira metade do século XX, caracterizou-se pelo advento da energia elétrica facilitando as linhas de produção e a produção em massa. A terceira revolução industrial, que se desenvolveu na segunda metade do século XX, se caracterizou pela implementação  de  componentes  eletrônicos  e  tecnologia  que  permitiram  a  automação  dos processos produtivos. (DELOITTE, 2014; MCKINSEY, 2016; SCHWAB, 2016)

Figura 3 - Linha do tempo das Revoluções Industriais

[pic 4]

Fonte: go2web.com.br (2017)

  1. Manifestações tecnológicas da 4ª Revolução Industrial

        A 4º Revolução Industrial se apresenta em diversas manifestações tecnológicas que permitem um vislumbre das possibilidades do futuro.

Figura 3 - Linha do tempo das Revoluções Industriais

[pic 5]

Fonte:  Intelligent Sensor Networks Conference (2017)

        As principais manifestações da nova era industrial são:

• Veículos autônomos

Considerada uma das tecnologias mais promissoras da atualidade, os veículos autônomos começam a sair dos ambientes de testes para ganhar as ruas das cidades. Foram mais de 30 anos de experimentos, mas só agora os primeiros carros envolvendo automação estão realmente sendo impulsionados pelos avanços na eficiência de sistemas de navegação, nos sensores e acesso à internet. Hoje em dia, um veículo autônomo é capaz de identificar o ambiente à sua volta e navegar por ele sem qualquer interferência humana. São também detentores de grande capacidade para reduzir emissão de poluentes, acidentes de trânsito, congestionamentos e melhorar a segurança e o acesso ao transporte. (RODRIGUES, L. 2018)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (490.4 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com