TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LOGÍSTICA REVERSA E SUSTENTABILIDADE

Por:   •  1/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.951 Palavras (28 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – NITERÓI 

VINÍCIUS DOS SANTOS CARVALHO

21257001-2

LOGÍSTICA REVERSA E SUSTENTABILIDADE

MONOGRAFIA

BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

NITERÓI

JULHO DE 2018


VINÍCIUS DOS SANTOS CARVALHO

21257001-2

LOGÍSTICA REVERSA E SUSTENTABILIDADE

Monografia apresentada à banca examinadora da Universidade Candido Mendes – Niterói, como exigência parcial para a obtenção do grau bacharel em Engenharia de Produção

ORIENTADOR:  Sergio Majerowicz

NITERÓI

2018


VINÍCIUS DOS SANTOS CARVALHO

21257001-2

LOGÍSTICA REVERSA E SUSTENTABILIDADE

Monografia apresentada à banca examinadora da Universidade Candido Mendes – Niterói, como exigência parcial para obtenção do grau de bacharel em Engenharia de Produção.

Nota:_______________

Aprovada (  )

Aprovada com louvor (   )

Aprovada com restrições (   )

Reprovada (   )

Data: ___/ ___/ ______

______________________________________________________________

Professor Sergio Majerowicz


AGRADECIMENTOS


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        LOGÍSTICA        6

2.1. História e Definição de Logística        6

2.2. Principais Tipos de Logística        7

2.2.1. Abastecimento        7

2.2.2. Distribuição        8

2.2.3. Produção        8

2.2.4. Logística Reversa        8

3.        LOGÍSTICA REVERSA – DEFINIÇÕES, CONCEITOS E ABORDAGENS        10

3.1. A Logística Reversa        10

3.2. Definições de logística reversa        10

3.3. Logística reversa e canais de distribuição reversos        16

3.4. Logística reversa e logística verde        17

4.     LOGÍSTICA REVERSA E SUSTENTABILIDADE        18

4.1.  Sustentabilidade corporativa e seus desafios        20

    4.2.        A logística reversa como um instrumento sustentável        21

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        25


  1. INTRODUÇÃO

Durante décadas discutiu-se sobre o que poderia vir a ser um modelo ideal no que diz respeito a um modelo de gestão produtiva que fosse o menos agressivo possível para o planeta. Havia uma preocupação constante com os resíduos produzidos pelas indústrias e pelo cidadão civil e é nesse contexto nasce o conceito de logística reversa e sustentabilidade, que juntos tentariam dar conta de resolver parte do impacto causado pelo descarte de resíduos, até então pouco cuidado e/ou reaproveitado.

Esse novo conceito buscaria elaborar um novo modelo de gestão de negócios que levaria em consideração os impactos ambientais e sociais, mas sempre considerando também o lado econômico. O mundo industrial e o incentivo ao consumo como fonte de capitalização caminhavam a todo vapor, mas na sua maioria impregnados de atividades nocivas ao meio ambiente em que vivemos. A logística reversa aliada ao conceito de sustentabilidade surge como uma opção viável, buscando a organização das atividades produtivas e de consumo, sendo capaz, assim, de gerar benefícios para todo o padrão de vida das comunidades.

A logística reversa e a sustentabilidade tentam buscar um equilíbrio entre as relações produtivas, de consumo, mas sem nunca se esquecer do material que resultaria de todo esse processo, gerando benefícios a curto e longo prazo. A busca pelo desenvolvimento econômico não poderia suplantar a necessidade de busca por um processo produtivo mais limpo, com menos impacto ambiental no que diz respeito à extração de matéria prima e com o produto resultante do pós-consumo.

Em suma, a logística reversa e o processo de busca pela sustentabilidade visam aliar as ações propostas por governos, a preocupação com questões ambientais e sociais e com a geração de renda, buscando a união entre todos esses pilares na tentativa de obtenção de resultados ágeis para a manutenção do desenvolvimento futuro.

  1. LOGÍSTICA

2.1. História e Definição de Logística

                Logística é um vocábulo que deriva da mesma raiz da palavra lógica, logos que possui o significado de “palavra, verbo, razão”, possuindo, portanto, uma origem grega. Entretanto, o atual significado que é dado à palavra logística tem origem no francês logistique, e trata-se de um conceito oriundo da área militar, referindo-se aos afazeres de um alojamento, ao fornecimento e transporte de tropas militares etc. Mas para nós ele possui outra significação, com o citado termo sendo adotado na área de administração de empresa, e a priori fazendo referência, mais especificamente, as atividades atreladas à fabricação e a distribuição de mercadorias.

A logística consiste em toda uma série de atos ou ações que tem o dever de serem executadas para promover a garantia de que um produto chegue até o seu destino final, que é consumidor, e desse processo faz parte desde a aquisição das matérias primas para confecção dos produtos, sua produção, distribuição e, posteriormente, seu descarte ou reaproveitamento que poderá ocorrer por meio da reciclagem. Dessa maneira podemos entender que a logística vai, então, estudar, analisar e procurar pôr em prática no mercado as melhores soluções em termos de transporte, armazenamento, fabricação, distribuição e retirada de produtos, considerando a qualidade, o tempo, o custo e a promovendo medidas que validem, também, aquilo que chamamos de sustentabilidade, tratando não apenas de um conceito de consumo consciente, mas também de um processo de retirada e descarte que tenham como finalidade a preservação do meio ambiente e/ou o reaproveitamento de resíduos que também sirvam de matéria prima mais barata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.4 Kb)   pdf (304.8 Kb)   docx (98.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com