TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística e Canais de Distribuição

Por:   •  30/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Centro Universitário Jorge Amado

Campus Paralela - EAD

183005249 - Engenharia de Produção

IL60229 – LOGÍSTICA E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

Prof.(a): LEANDRO SADY RODRIGUES

Trabalho da Disciplina – AVA1

ANTONIO ASSIS

Salvador

2021

Adoção de tecnologia de informação em canais de distribuição

O artigo indicado abaixo trata do EDI, que é a sigla de electronic data interchange, que em português significa “troca eletrônica de dados”. É a troca de documentos via sistemas de teleinformática entre duas ou mais organizações de forma padronizada. Tem como um dos principais objetivos, ao substituir o fluxo de papéis entre elas, agilizar e reduzir os custos dos processos mercantis. A agilidade e a produtividade são os dois pilares para que uma empresa consiga ser competitiva nestes tempos de mudanças e incertezas, em que o conhecimento é um diferencial importante no campo profissional.

Os avanços da tecnologia de informação têm facilitado mudanças na direção do fluxo dos canais de distribuição, que deixa de ser orientado da produção para o consumo e passa a ser puxado pela demanda do consumidor (BELL; DAVIES; HOWARD, 1997). Isso pode ser verificado no canal de distribuição indústrias-atacadistas-varejistas, em que os varejistas e seus fornecedores (os atacadistas e a indústria) passam a utilizar as informações coletadas pelos primeiros em seus terminais de ponto de venda, visando reorganizar o fluxo de abastecimento de acordo com o que os clientes efetivamente compram e valorizam, melhorando também, consideravelmente, os resultados operacionais, com impacto nos fatores organizacionais e operacionais. Isso vem impactando as formas de fazer negócios.

Com os subsídios de sua pesquisa e os dados da situação problematizadora, responda às seguintes questões, individualmente:

1) Qual o impacto da tecnologia da informação nos fatores organizacionais?

No ambiente organizacional é de suma importância o fluxo de dados para um gerenciamento global. Atualmente a tecnologia de informação através de softwares de controle, gerenciamento, operacional ou avaliativo tornaram os processos das empresas mais dinâmicos, seguros e com confiabilidade.

Sistemas informatizados traz economia para as empresas, organizam processo de produção com as demandas, diminui ferramentas que deixam resíduos estocáveis, modelam o perfil dos clientes e seus interesses distintos, avaliam e controlam o processo de produção o tempo todo.

Nos dias de hoje não conseguimos imaginar empresas de médio/grande porte sem algumas integrações entre hardware e software que auxiliam nas mais diversas áreas gerencial ou operacional.

Agilidade e produtividade são importantes fatores competitivos no sucesso destas instituições, onde o desafio atual é a interlocução dessas plataformas levando em conta a heterogeneidade dos ambientes computacionais que os suportam. A maioria da arquitetura dos sistemas informatizados não conversa entre si em função de sua especificidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com