TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Manutenção Centrada na Confiabilidade

Por:   •  17/3/2022  •  Resenha  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA CRÍTICA

Nome: Francismar Araujo Ramos

Curso: Curso de Especialiação Em Logística - CELOG

Disciplina: Manutenção Centrada na Confiabilidade

  1. TÍTULO

Uma estrutura para o desenvolvimento do conceito de manutenção

  1. RESUMO DA OBRA

O artigo intitulado A framework for maintenance concept development, elaborada pelos autores Geert Waeyenbergh e Liliane Pintelon, foi publicado no Int. J. Production Economics nº 77 (2002), pag299–313. Esta obra oferece elementos que contribuem para a compreensão de manutenção customizada, oferecendo modelos de estruturas baseada em literaturas diversas, com o intuito de reduzir o custo do ciclo de vida e garantir operações logísticas de suporte.

  1. RESENHA SOBRE A OBRA

A obra começa relatando a importância da manutenção para atingir os objetivos de uma empresa no que tange à redução de custos, uma vez que, com sua otimização, é possível manter o custo do ciclo de vida desta atividade a níveis baixos e, conseqüentemente, reduzir o custo total. Realça o conceito de manutenção como um conjunto de várias intervenções e relaciona seu papel como uma função de operações, devendo esta atividade ser estruturada, porém customizada à necessidade da empresa, adaptando-se também às necessidades de mudança.

O autor começa pela percepção da manutenção como um conceito de negócio integrado entre os setores, bem como a migração da manutenção baseada em falhas (MSG-2) para a manutenção baseada em uso (MSG-3), focando em disponibilidade, confiabilidade e segurança das instalações de produção, complementando com uma visualização de sua evolução.

No texto em suas colocações o autor informa que há conceitos de manutenção existentes nas literaturas que auxiliam na estruturação na empresa, permitindo sua adequação às suas necessidades sem deixar de atender aos requisitos de disponibilidade, confiabilidade, economicidade e atendimento às regulações, ressaltando os fatores críticos de sucesso: conhecimento, habilidades de gerenciamento e flexibilidade.

Segue descrevendo os conceitos existentes na literatura abordando os conceitos de Reliability Centred Maintenance - RCM II, Business Centred Maintenance - BCM, Total Productive Maintenance - TPM, bem como uma breve abordagem sobre o Life Cycle Cost – LCC. Sobre este último, descreve ainda outros métodos associados que auxiliam na otimização do custo total de manutenção sobre o ciclo de vida do equipamento, referenciando sobre as metodologias de Terotecnologia, Gerenciamento de Ativos de Capital, Suporte Logístico Integrado e Análise de Suporte Logístico.

Ressalta a importância da aquisição dos dados para o desenvolvimento do plano de manutenção, bem como sua dificuldade em obtê-los, uma vez que, seja ele explícito ou tácito, se não for realizado de forma correta, as informações podem se perder. Há ainda os riscos quanto ao tratamento incorreto das informações, podendo gerar equívocos. O autor sugere ainda que o conhecimento tácito, classificado como dados de segundo nível, seja levado em conta na coleta de dados, bem como sua divulgação.

Define os passos da estrutura para desenvolver o plano de manutenção, sendo eles:  a)fase inicial e desenvolvimento de objetivos (Necessidade Operacional e Requisitos Operacionais),  b) identificação dos sistemas mais importantes, realizado por meio de um questionário, ou definição de layout de produto ou de processo, c) Análise de Criticidade, definindo os itens mais críticos por meio da um FMECA simplificado, d)Política de manutenção, por meio da Árvore de Decisão, e) Otimização da Política  de Manutenção Preventiva, podendo ser definida a manutenção baseada em blocos ou baseada na idade, e f) Medição de Desempenho e Melhoria Contínua, uma vez que os relatórios de desempenho apontam a necessidade de ajustes e melhoria contínua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com