TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manutenção centrada em confiabilidade

Por:   •  10/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE[pic 2]

                                 

Salvador,2017

Tema

Manutenção centrada em confiabilidade

Delimitação do tema

Discutir a importância da manutenção preventiva nos equipamentos de processo para o desgaste dos mesmos e possíveis problemas, assim como, a análise das vibrações nestes.

Problema

A manutenção centrada em confiabilidade emprega técnicas corretiva, preditiva, pro ativa, detectiva e preventiva, estas, realmente, influenciam positivamente no desempenhos das maquinas ou componentes dessas?

Hipótese

È perceptível que através de manutenções periódicas e analises constantes das maquinas e componentes do processo, se tem um maior rendimento e eficácia.

Objetivo

O principal objetivo de uma manutenção efetiva é prover um sistema que mantém seu funcionamento como esperado a um custo baixo, evitar o desgaste e deterioração dos equipamentos e manter o sistema operando conforme as normas de processo.

Justificativa

 A manutenção efetiva faz-se necessária para a análise de todo o processo, assim, temos como exemplo a vibração, que em um equipamento industrial pode ser tanto um sinal, como a fonte de um problema. Outras vezes a vibração pode ser apenas um consequência da operação de uma máquina, não devendo causar qualquer tipo de precaução.

A análise da manutenção centrada em confiabilidade tem sido usada além das indústrias, bastante na área industrial aérea, onde a funcionalidade da falha tem um potencial na grande perda de vidas, implicações de segurança e impacto ambiental.
Os efeitos de uma não manutenção podem ser graves, causar falha por desbalanceamento,  por vibração, falha por desalinhamento, falhas por folgas...assim tornou-se indispensável a MCC.

Metodologia

Para a análise de vibrações é necessário a utilização de sensores para as medições, no entanto, dependendo da máquina a ser monitorada é necessário uma montagem definitiva ou provisória dos sensores.

  •  Montagem definitiva: é eficiente na detecção de mudanças súbitas nas assinaturas de vibração, como por exemplo no desbalanceamento repentino das pás de um ventilador por causa da poeira acumulada;
  •  Montagem provisória: custo mais barato de instalação dos sensores; possibilidade de aplicação de técnicas mais avançadas de processamento do sinal de vibração, podendo “predizer” de uma forma mais eficiente. 

Transdutores de vibração são essenciais para monitorar a condição de máquinas, pois serão responsáveis pela transformação do sinal de vibração em um sinal elétrico que poderá ser processado e analisado de forma mais efetiva. No entanto, vibrações mecânicas podem ser analisadas em 3 parâmetros: deslocamento, velocidade e aceleração.

Medidas de vibração absoluta e relativa

De acordo com a ISO 7919-1:

Medição de vibrações relativas geralmente são realizadas com um transdutor sem contato que percebe o deslocamento vibratório entre o eixo e um membro estrutural da máquina (mancal de deslizamento por exemplo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (132.8 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com