TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Manutenção Centrada na Confiabilidade

Por:   •  24/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1:

O sistema de freio do pneu dianteiro direito funciona  convertendo energia mecânica em hidráulica, com o objetivo de desacelerar ou parar o veículo. Ele funciona por meio de vários componentes, é um sistema de fluido de freio, que envolve o cilindro mestre, servo freio e pedal, indo até as pinças hidráulicas liadas as rodas. Nesse sistema existe o pedal, onde o motorista aciona o sistema de frenagem; Fluido, que garante a transmissão da pressão responsável por acionar o sistema; Cilindro mestre que transforma a pressão mecânica em hidráulica e abastece o sistema com o fluido; Servo freio que transmite a força do pedal para o sistema de freios; Pastilhas e discos de freio onde as pastilhas entram em contato com os discos e eram atrito, isso faz com que o veículo desacelere ou pare.

Etapa 2:

A principal função do freio do pneu dianteiro direito é auxiliar o restante das rodas na desaceleração ou parada completa de um veículo que estava em movimento, ou segurar o veículo parado enquanto estiver em utilização. As principais falhas são problemas no servo freio, onde o pedal fica mais duro; falhas no cilindro mestre, onde o motorista aciona o pedal facilmente mas o sistema não corresponde corretamente; Falta de fluido de freio, compromete a transferência de pressão do pedal para o sistema; Pastilhas desgastadas, onde o atrito com os discos não ocorre da maneira correta, comprometendo a eficiência da frenagem. Outra falha menos comum é o superaquecimento do sistema, vemos mais em trechos com muitas descidas ou provas de performance, isso faz com que os componentes percam sua eficiência e não funcionem corretamente, podendo levar o veículo a não frear.

Etapa 3:

[pic 1]

[pic 2]

Etapa 4:

Problemas no Servo Freio – Falha Oculta – Problema de Segurança (D/A) – Teste para detectar o que causa a falha (TDF); Troca do servo freio (MC)

Falhas no Cilindro Mestre – Falha Oculta - Problema de Segurança (D/A) - Teste para detectar o que causa a falha (TDF); Troca do servo freio (MC)

Falta de Fluido de freio – Falha Evidente - Problema de Segurança (A) – Manutenção ou Troca do fluido de freio por condições ruins (MC) ou por tempo de vida útil (MP/BT)

Pastilhas desgastadas - Falha Evidente - Problema de Segurança (A) - Troca da pastilha por desgaste (MC) ou troca das pastilhas por vida útil (MP/BT)

Superaquecimento do sistema - Falha Evidente - Problema de Segurança (A) – Troca de todo o sistema por consequência do uso extremo (MC)

Etapa 5:

Para implementar um plano de manutenção, é importante seguir as especificações de uso e vida útil que o fabricante propõe.

Manutenções Preventivas baseadas em condição e tempo – checagem das peças no tempo pré estabelecido, limpeza do sistema, substituição das peças de periodicamente.

Manutenção corretiva – Treinar os mecânicos e deixar explícito em manuais para facilitar a manutenção em casos de falha nos processos e no funcionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (77.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com